Ensino da bioética : avaliação de um objeto virtual de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/164892 |
Resumo: | O uso de tecnologias de informação e comunicação aproximou o ensino da bioética à prática profissional. O objetivo deste estudo é avaliar o objeto virtual de aprendizagem Análises de Situações Éticas, produzido e utilizado como abordagem inovadora no ensino da bioética em cursos na área da saúde. A metodologia integra análises quantitativas e qualitativas. Os participantes são estudantes que utilizaram o objeto virtual nas disciplinas ética e bioética de cursos de odontologia e fonoaudiologia. Foi aplicado questionário (questões abertas e fechadas), e as categorias analisadas relacionam-se ao uso do objeto virtual e à aprendizagem da bioética: interação, conteúdo curricular e dinâmicas de ensino-aprendizagem. Depoimentos demonstram que o material educativo proporcionou análise de situações com possíveis conflitos bioéticos e evidenciam a possibilidade de interdisciplinaridade, considerando a experiência importante na formação de profissionais da saúde. O estudo aponta para a bioética enquanto campo curricular transversal das práticas de saúde. |
id |
UFRGS-2_04392a76b3611e1b122c1583931a64ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/164892 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Warmling, Cristine MariaPires, Fabiana SchneiderBaldisserotto, JulioLevesque, Martiné2017-08-05T02:45:27Z20161983-8042http://hdl.handle.net/10183/164892001021909O uso de tecnologias de informação e comunicação aproximou o ensino da bioética à prática profissional. O objetivo deste estudo é avaliar o objeto virtual de aprendizagem Análises de Situações Éticas, produzido e utilizado como abordagem inovadora no ensino da bioética em cursos na área da saúde. A metodologia integra análises quantitativas e qualitativas. Os participantes são estudantes que utilizaram o objeto virtual nas disciplinas ética e bioética de cursos de odontologia e fonoaudiologia. Foi aplicado questionário (questões abertas e fechadas), e as categorias analisadas relacionam-se ao uso do objeto virtual e à aprendizagem da bioética: interação, conteúdo curricular e dinâmicas de ensino-aprendizagem. Depoimentos demonstram que o material educativo proporcionou análise de situações com possíveis conflitos bioéticos e evidenciam a possibilidade de interdisciplinaridade, considerando a experiência importante na formação de profissionais da saúde. O estudo aponta para a bioética enquanto campo curricular transversal das práticas de saúde.The use of information and communication technologies brought together the teaching of bioethics and professional practice. The objective of the study is to evaluate the Virtual Learning Object ─ Analysis of Ethical Situations, developed and used as an innovative approach to the teaching of bioethics in courses in the field of health. The methodology integrates quantitative and qualitative analysis. Participants are students who used the virtual object in the disciplines of Ethics and Bioethics of Dentistry and Speech Therapy courses. A questionnaire (open and closed questions) was applied, and the categories analyzed related to the use of the virtual object and learning of bioethics: interaction, curriculum content, and teaching and learning dynamics. Testimonials show that the educational material provided analysis of situations with potential bioethical conflicts and demonstrated the possibility of practicing interdisciplinarity, considering this experience important in the training of health professionals. The study points to bioethics as a cross-curricular field of health practices.El uso de tecnologías de la información y la comunicación acercó la enseñanza de la bioética a la práctica profesional. El objetivo de este estudio es evaluar el objeto virtual de aprendizaje Análisis de Situaciones Éticas, producido y utilizado como enfoque innovador para la enseñanza de bioética en el área de salud. La metodología integra análisis cuantitativo y cualitativo. Los participantes son estudiantes que utilizaron el objeto virtual en la disciplina de Ética y Bioética en la Odontología y la Fonoaudiología. Se aplicó un cuestionario (con preguntas abiertas y cerradas) en que las categorías analizadas se relacionan con el uso del objeto virtual y el aprendizaje de la bioética: interacción, contenido curricular y dinámicas de enseñanza-aprendizaje. Los testimonios indican que el material educativo propició el análisis de situaciones con posibles conflictos bioéticos, y demuestran la posibilidad de interdisciplinariedad, teniendo en cuenta esta importante experiencia en la formación de profesionales de salud. El estudio indica a la bioética como un campo curricular transversal de las prácticas de salud.application/pdfporRevista bioética. Brasília. Vol. 24, n. 3 (2016), p. 503-514Educación en saludBioéticaAprendizagemBioethicsEducation, distanceHealth educationStaff developmentTeaching materialEducación a distanciaDesarollo de personalMateriales de enseñanzaEnsino da bioética : avaliação de um objeto virtual de aprendizagemLa enseñanza de la bioética : evaluación de un objeto virtual de aprendizajeTeaching bioethics : evaluation of a virtual learning objectinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001021909.pdf001021909.pdfTexto completoapplication/pdf528076http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164892/1/001021909.pdfb94971bbe2cb2bc2dff4e40a5c7ea03cMD51TEXT001021909.pdf.txt001021909.pdf.txtExtracted Texttext/plain50205http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164892/2/001021909.pdf.txtd82732fc4b038e8e8b190ae7b7b5841fMD52THUMBNAIL001021909.pdf.jpg001021909.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2179http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164892/3/001021909.pdf.jpg0fb718aa1ef1a81790dad9a9e83c9821MD5310183/1648922018-10-19 10:25:55.417oai:www.lume.ufrgs.br:10183/164892Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-19T13:25:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino da bioética : avaliação de um objeto virtual de aprendizagem |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
La enseñanza de la bioética : evaluación de un objeto virtual de aprendizaje |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Teaching bioethics : evaluation of a virtual learning object |
title |
Ensino da bioética : avaliação de um objeto virtual de aprendizagem |
spellingShingle |
Ensino da bioética : avaliação de um objeto virtual de aprendizagem Warmling, Cristine Maria Educación en salud Bioética Aprendizagem Bioethics Education, distance Health education Staff development Teaching material Educación a distancia Desarollo de personal Materiales de enseñanza |
title_short |
Ensino da bioética : avaliação de um objeto virtual de aprendizagem |
title_full |
Ensino da bioética : avaliação de um objeto virtual de aprendizagem |
title_fullStr |
Ensino da bioética : avaliação de um objeto virtual de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Ensino da bioética : avaliação de um objeto virtual de aprendizagem |
title_sort |
Ensino da bioética : avaliação de um objeto virtual de aprendizagem |
author |
Warmling, Cristine Maria |
author_facet |
Warmling, Cristine Maria Pires, Fabiana Schneider Baldisserotto, Julio Levesque, Martiné |
author_role |
author |
author2 |
Pires, Fabiana Schneider Baldisserotto, Julio Levesque, Martiné |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Warmling, Cristine Maria Pires, Fabiana Schneider Baldisserotto, Julio Levesque, Martiné |
dc.subject.se.fl_str_mv |
Educación en salud |
topic |
Educación en salud Bioética Aprendizagem Bioethics Education, distance Health education Staff development Teaching material Educación a distancia Desarollo de personal Materiales de enseñanza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bioética Aprendizagem |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Bioethics Education, distance Health education Staff development Teaching material |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Educación a distancia Desarollo de personal Materiales de enseñanza |
description |
O uso de tecnologias de informação e comunicação aproximou o ensino da bioética à prática profissional. O objetivo deste estudo é avaliar o objeto virtual de aprendizagem Análises de Situações Éticas, produzido e utilizado como abordagem inovadora no ensino da bioética em cursos na área da saúde. A metodologia integra análises quantitativas e qualitativas. Os participantes são estudantes que utilizaram o objeto virtual nas disciplinas ética e bioética de cursos de odontologia e fonoaudiologia. Foi aplicado questionário (questões abertas e fechadas), e as categorias analisadas relacionam-se ao uso do objeto virtual e à aprendizagem da bioética: interação, conteúdo curricular e dinâmicas de ensino-aprendizagem. Depoimentos demonstram que o material educativo proporcionou análise de situações com possíveis conflitos bioéticos e evidenciam a possibilidade de interdisciplinaridade, considerando a experiência importante na formação de profissionais da saúde. O estudo aponta para a bioética enquanto campo curricular transversal das práticas de saúde. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-08-05T02:45:27Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/164892 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1983-8042 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001021909 |
identifier_str_mv |
1983-8042 001021909 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/164892 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista bioética. Brasília. Vol. 24, n. 3 (2016), p. 503-514 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164892/1/001021909.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164892/2/001021909.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164892/3/001021909.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b94971bbe2cb2bc2dff4e40a5c7ea03c d82732fc4b038e8e8b190ae7b7b5841f 0fb718aa1ef1a81790dad9a9e83c9821 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224924820406272 |