Ensino da bioética : avaliação de um objeto virtual de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Warmling, Cristine Maria
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pires, Fabiana Schneider, Baldisserotto, Julio, Levesque, Martiné
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/164892
Resumo: O uso de tecnologias de informação e comunicação aproximou o ensino da bioética à prática profissional. O objetivo deste estudo é avaliar o objeto virtual de aprendizagem Análises de Situações Éticas, produzido e utilizado como abordagem inovadora no ensino da bioética em cursos na área da saúde. A metodologia integra análises quantitativas e qualitativas. Os participantes são estudantes que utilizaram o objeto virtual nas disciplinas ética e bioética de cursos de odontologia e fonoaudiologia. Foi aplicado questionário (questões abertas e fechadas), e as categorias analisadas relacionam-se ao uso do objeto virtual e à aprendizagem da bioética: interação, conteúdo curricular e dinâmicas de ensino-aprendizagem. Depoimentos demonstram que o material educativo proporcionou análise de situações com possíveis conflitos bioéticos e evidenciam a possibilidade de interdisciplinaridade, considerando a experiência importante na formação de profissionais da saúde. O estudo aponta para a bioética enquanto campo curricular transversal das práticas de saúde.
id UFRGS-2_04392a76b3611e1b122c1583931a64ad
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/164892
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Warmling, Cristine MariaPires, Fabiana SchneiderBaldisserotto, JulioLevesque, Martiné2017-08-05T02:45:27Z20161983-8042http://hdl.handle.net/10183/164892001021909O uso de tecnologias de informação e comunicação aproximou o ensino da bioética à prática profissional. O objetivo deste estudo é avaliar o objeto virtual de aprendizagem Análises de Situações Éticas, produzido e utilizado como abordagem inovadora no ensino da bioética em cursos na área da saúde. A metodologia integra análises quantitativas e qualitativas. Os participantes são estudantes que utilizaram o objeto virtual nas disciplinas ética e bioética de cursos de odontologia e fonoaudiologia. Foi aplicado questionário (questões abertas e fechadas), e as categorias analisadas relacionam-se ao uso do objeto virtual e à aprendizagem da bioética: interação, conteúdo curricular e dinâmicas de ensino-aprendizagem. Depoimentos demonstram que o material educativo proporcionou análise de situações com possíveis conflitos bioéticos e evidenciam a possibilidade de interdisciplinaridade, considerando a experiência importante na formação de profissionais da saúde. O estudo aponta para a bioética enquanto campo curricular transversal das práticas de saúde.The use of information and communication technologies brought together the teaching of bioethics and professional practice. The objective of the study is to evaluate the Virtual Learning Object ─ Analysis of Ethical Situations, developed and used as an innovative approach to the teaching of bioethics in courses in the field of health. The methodology integrates quantitative and qualitative analysis. Participants are students who used the virtual object in the disciplines of Ethics and Bioethics of Dentistry and Speech Therapy courses. A questionnaire (open and closed questions) was applied, and the categories analyzed related to the use of the virtual object and learning of bioethics: interaction, curriculum content, and teaching and learning dynamics. Testimonials show that the educational material provided analysis of situations with potential bioethical conflicts and demonstrated the possibility of practicing interdisciplinarity, considering this experience important in the training of health professionals. The study points to bioethics as a cross-curricular field of health practices.El uso de tecnologías de la información y la comunicación acercó la enseñanza de la bioética a la práctica profesional. El objetivo de este estudio es evaluar el objeto virtual de aprendizaje Análisis de Situaciones Éticas, producido y utilizado como enfoque innovador para la enseñanza de bioética en el área de salud. La metodología integra análisis cuantitativo y cualitativo. Los participantes son estudiantes que utilizaron el objeto virtual en la disciplina de Ética y Bioética en la Odontología y la Fonoaudiología. Se aplicó un cuestionario (con preguntas abiertas y cerradas) en que las categorías analizadas se relacionan con el uso del objeto virtual y el aprendizaje de la bioética: interacción, contenido curricular y dinámicas de enseñanza-aprendizaje. Los testimonios indican que el material educativo propició el análisis de situaciones con posibles conflictos bioéticos, y demuestran la posibilidad de interdisciplinariedad, teniendo en cuenta esta importante experiencia en la formación de profesionales de salud. El estudio indica a la bioética como un campo curricular transversal de las prácticas de salud.application/pdfporRevista bioética. Brasília. Vol. 24, n. 3 (2016), p. 503-514Educación en saludBioéticaAprendizagemBioethicsEducation, distanceHealth educationStaff developmentTeaching materialEducación a distanciaDesarollo de personalMateriales de enseñanzaEnsino da bioética : avaliação de um objeto virtual de aprendizagemLa enseñanza de la bioética : evaluación de un objeto virtual de aprendizajeTeaching bioethics : evaluation of a virtual learning objectinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001021909.pdf001021909.pdfTexto completoapplication/pdf528076http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164892/1/001021909.pdfb94971bbe2cb2bc2dff4e40a5c7ea03cMD51TEXT001021909.pdf.txt001021909.pdf.txtExtracted Texttext/plain50205http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164892/2/001021909.pdf.txtd82732fc4b038e8e8b190ae7b7b5841fMD52THUMBNAIL001021909.pdf.jpg001021909.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2179http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164892/3/001021909.pdf.jpg0fb718aa1ef1a81790dad9a9e83c9821MD5310183/1648922018-10-19 10:25:55.417oai:www.lume.ufrgs.br:10183/164892Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-19T13:25:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino da bioética : avaliação de um objeto virtual de aprendizagem
dc.title.alternative.es.fl_str_mv La enseñanza de la bioética : evaluación de un objeto virtual de aprendizaje
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Teaching bioethics : evaluation of a virtual learning object
title Ensino da bioética : avaliação de um objeto virtual de aprendizagem
spellingShingle Ensino da bioética : avaliação de um objeto virtual de aprendizagem
Warmling, Cristine Maria
Educación en salud
Bioética
Aprendizagem
Bioethics
Education, distance
Health education
Staff development
Teaching material
Educación a distancia
Desarollo de personal
Materiales de enseñanza
title_short Ensino da bioética : avaliação de um objeto virtual de aprendizagem
title_full Ensino da bioética : avaliação de um objeto virtual de aprendizagem
title_fullStr Ensino da bioética : avaliação de um objeto virtual de aprendizagem
title_full_unstemmed Ensino da bioética : avaliação de um objeto virtual de aprendizagem
title_sort Ensino da bioética : avaliação de um objeto virtual de aprendizagem
author Warmling, Cristine Maria
author_facet Warmling, Cristine Maria
Pires, Fabiana Schneider
Baldisserotto, Julio
Levesque, Martiné
author_role author
author2 Pires, Fabiana Schneider
Baldisserotto, Julio
Levesque, Martiné
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Warmling, Cristine Maria
Pires, Fabiana Schneider
Baldisserotto, Julio
Levesque, Martiné
dc.subject.se.fl_str_mv Educación en salud
topic Educación en salud
Bioética
Aprendizagem
Bioethics
Education, distance
Health education
Staff development
Teaching material
Educación a distancia
Desarollo de personal
Materiales de enseñanza
dc.subject.por.fl_str_mv Bioética
Aprendizagem
dc.subject.eng.fl_str_mv Bioethics
Education, distance
Health education
Staff development
Teaching material
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación a distancia
Desarollo de personal
Materiales de enseñanza
description O uso de tecnologias de informação e comunicação aproximou o ensino da bioética à prática profissional. O objetivo deste estudo é avaliar o objeto virtual de aprendizagem Análises de Situações Éticas, produzido e utilizado como abordagem inovadora no ensino da bioética em cursos na área da saúde. A metodologia integra análises quantitativas e qualitativas. Os participantes são estudantes que utilizaram o objeto virtual nas disciplinas ética e bioética de cursos de odontologia e fonoaudiologia. Foi aplicado questionário (questões abertas e fechadas), e as categorias analisadas relacionam-se ao uso do objeto virtual e à aprendizagem da bioética: interação, conteúdo curricular e dinâmicas de ensino-aprendizagem. Depoimentos demonstram que o material educativo proporcionou análise de situações com possíveis conflitos bioéticos e evidenciam a possibilidade de interdisciplinaridade, considerando a experiência importante na formação de profissionais da saúde. O estudo aponta para a bioética enquanto campo curricular transversal das práticas de saúde.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-05T02:45:27Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/164892
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1983-8042
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001021909
identifier_str_mv 1983-8042
001021909
url http://hdl.handle.net/10183/164892
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista bioética. Brasília. Vol. 24, n. 3 (2016), p. 503-514
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164892/1/001021909.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164892/2/001021909.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164892/3/001021909.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b94971bbe2cb2bc2dff4e40a5c7ea03c
d82732fc4b038e8e8b190ae7b7b5841f
0fb718aa1ef1a81790dad9a9e83c9821
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224924820406272