Proposta de diretrizes para avaliação de objetos de aprendizagem considerando aspectos pedagógicos e técnicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/225638 |
Resumo: | A crescente expansão do uso de computadores nas escolas, nos mais diversos níveis, tem pressionado professores e educadores a utilizar as novas tecnologias nos processos de ensino-aprendizagem. É comum, no entanto, que a falta de familiaridade destes professores com as tecnologias os torne quase impotentes frente à grande diversidade de objetos de aprendizagem e recursos disponíveis. Como selecionar artefatos digitais de qualidade e que estejam alinhados às práticas pedagógicas da escola? Este artigo discute estas questões e define diretrizes para guiar o processo de avaliação de objetos de aprendizagem, buscando descrever os critérios de avaliação com relação a aspectos técnicos e pedagógicos |
id |
UFRGS-2_04a5509131791f7aea899d0ad211ae60 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225638 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Reategui, Eliseo BerniFinco, Mateus David2021-08-13T04:37:49Z20101679-1916http://hdl.handle.net/10183/225638000823128A crescente expansão do uso de computadores nas escolas, nos mais diversos níveis, tem pressionado professores e educadores a utilizar as novas tecnologias nos processos de ensino-aprendizagem. É comum, no entanto, que a falta de familiaridade destes professores com as tecnologias os torne quase impotentes frente à grande diversidade de objetos de aprendizagem e recursos disponíveis. Como selecionar artefatos digitais de qualidade e que estejam alinhados às práticas pedagógicas da escola? Este artigo discute estas questões e define diretrizes para guiar o processo de avaliação de objetos de aprendizagem, buscando descrever os critérios de avaliação com relação a aspectos técnicos e pedagógicosThe growing expansion of the use of computers in schools, in different levels, has pressed teachers and educators to use new technologies in the teaching-learning processes. It is common, however, that the lack of familiarity of these educators with technologies make them almost powerless facing the large diversity of learning objects and resources available. How to select quality digital artifacts which are aligned with the pedagogical practices of the schools? This article discusses these questions and defines guidelines to conduct learning objects evaluation process, in an attempt to describe evaluation criteria according to technical and pedagogical aspects.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. Vol. 8, n. 3 (dez. 2010), [10 p.]Objeto de aprendizagemAvaliaçãoLearning objects evaluationEvaluation guidelinesProposta de diretrizes para avaliação de objetos de aprendizagem considerando aspectos pedagógicos e técnicosinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000823128.pdf.txt000823128.pdf.txtExtracted Texttext/plain31846http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225638/2/000823128.pdf.txt585cbaff6fb5a8b976e01f1bfbf8813aMD52ORIGINAL000823128.pdfTexto completoapplication/pdf108628http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225638/1/000823128.pdf2c4a51930f67c59f014997416359efd6MD5110183/2256382021-08-18 04:45:50.548558oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225638Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:45:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Proposta de diretrizes para avaliação de objetos de aprendizagem considerando aspectos pedagógicos e técnicos |
title |
Proposta de diretrizes para avaliação de objetos de aprendizagem considerando aspectos pedagógicos e técnicos |
spellingShingle |
Proposta de diretrizes para avaliação de objetos de aprendizagem considerando aspectos pedagógicos e técnicos Reategui, Eliseo Berni Objeto de aprendizagem Avaliação Learning objects evaluation Evaluation guidelines |
title_short |
Proposta de diretrizes para avaliação de objetos de aprendizagem considerando aspectos pedagógicos e técnicos |
title_full |
Proposta de diretrizes para avaliação de objetos de aprendizagem considerando aspectos pedagógicos e técnicos |
title_fullStr |
Proposta de diretrizes para avaliação de objetos de aprendizagem considerando aspectos pedagógicos e técnicos |
title_full_unstemmed |
Proposta de diretrizes para avaliação de objetos de aprendizagem considerando aspectos pedagógicos e técnicos |
title_sort |
Proposta de diretrizes para avaliação de objetos de aprendizagem considerando aspectos pedagógicos e técnicos |
author |
Reategui, Eliseo Berni |
author_facet |
Reategui, Eliseo Berni Finco, Mateus David |
author_role |
author |
author2 |
Finco, Mateus David |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reategui, Eliseo Berni Finco, Mateus David |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Objeto de aprendizagem Avaliação |
topic |
Objeto de aprendizagem Avaliação Learning objects evaluation Evaluation guidelines |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Learning objects evaluation Evaluation guidelines |
description |
A crescente expansão do uso de computadores nas escolas, nos mais diversos níveis, tem pressionado professores e educadores a utilizar as novas tecnologias nos processos de ensino-aprendizagem. É comum, no entanto, que a falta de familiaridade destes professores com as tecnologias os torne quase impotentes frente à grande diversidade de objetos de aprendizagem e recursos disponíveis. Como selecionar artefatos digitais de qualidade e que estejam alinhados às práticas pedagógicas da escola? Este artigo discute estas questões e define diretrizes para guiar o processo de avaliação de objetos de aprendizagem, buscando descrever os critérios de avaliação com relação a aspectos técnicos e pedagógicos |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-13T04:37:49Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/225638 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000823128 |
identifier_str_mv |
1679-1916 000823128 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/225638 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. Vol. 8, n. 3 (dez. 2010), [10 p.] |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225638/2/000823128.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225638/1/000823128.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
585cbaff6fb5a8b976e01f1bfbf8813a 2c4a51930f67c59f014997416359efd6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447762699812864 |