Proposta de diretrizes para avaliação de objetos de aprendizagem considerando aspectos pedagógicos e técnicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reategui, Eliseo Berni
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Finco, Mateus David
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/225638
Resumo: A crescente expansão do uso de computadores nas escolas, nos mais diversos níveis, tem pressionado professores e educadores a utilizar as novas tecnologias nos processos de ensino-aprendizagem. É comum, no entanto, que a falta de familiaridade destes professores com as tecnologias os torne quase impotentes frente à grande diversidade de objetos de aprendizagem e recursos disponíveis. Como selecionar artefatos digitais de qualidade e que estejam alinhados às práticas pedagógicas da escola? Este artigo discute estas questões e define diretrizes para guiar o processo de avaliação de objetos de aprendizagem, buscando descrever os critérios de avaliação com relação a aspectos técnicos e pedagógicos
id UFRGS-2_04a5509131791f7aea899d0ad211ae60
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225638
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Reategui, Eliseo BerniFinco, Mateus David2021-08-13T04:37:49Z20101679-1916http://hdl.handle.net/10183/225638000823128A crescente expansão do uso de computadores nas escolas, nos mais diversos níveis, tem pressionado professores e educadores a utilizar as novas tecnologias nos processos de ensino-aprendizagem. É comum, no entanto, que a falta de familiaridade destes professores com as tecnologias os torne quase impotentes frente à grande diversidade de objetos de aprendizagem e recursos disponíveis. Como selecionar artefatos digitais de qualidade e que estejam alinhados às práticas pedagógicas da escola? Este artigo discute estas questões e define diretrizes para guiar o processo de avaliação de objetos de aprendizagem, buscando descrever os critérios de avaliação com relação a aspectos técnicos e pedagógicosThe growing expansion of the use of computers in schools, in different levels, has pressed teachers and educators to use new technologies in the teaching-learning processes. It is common, however, that the lack of familiarity of these educators with technologies make them almost powerless facing the large diversity of learning objects and resources available. How to select quality digital artifacts which are aligned with the pedagogical practices of the schools? This article discusses these questions and defines guidelines to conduct learning objects evaluation process, in an attempt to describe evaluation criteria according to technical and pedagogical aspects.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. Vol. 8, n. 3 (dez. 2010), [10 p.]Objeto de aprendizagemAvaliaçãoLearning objects evaluationEvaluation guidelinesProposta de diretrizes para avaliação de objetos de aprendizagem considerando aspectos pedagógicos e técnicosinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000823128.pdf.txt000823128.pdf.txtExtracted Texttext/plain31846http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225638/2/000823128.pdf.txt585cbaff6fb5a8b976e01f1bfbf8813aMD52ORIGINAL000823128.pdfTexto completoapplication/pdf108628http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225638/1/000823128.pdf2c4a51930f67c59f014997416359efd6MD5110183/2256382021-08-18 04:45:50.548558oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225638Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:45:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposta de diretrizes para avaliação de objetos de aprendizagem considerando aspectos pedagógicos e técnicos
title Proposta de diretrizes para avaliação de objetos de aprendizagem considerando aspectos pedagógicos e técnicos
spellingShingle Proposta de diretrizes para avaliação de objetos de aprendizagem considerando aspectos pedagógicos e técnicos
Reategui, Eliseo Berni
Objeto de aprendizagem
Avaliação
Learning objects evaluation
Evaluation guidelines
title_short Proposta de diretrizes para avaliação de objetos de aprendizagem considerando aspectos pedagógicos e técnicos
title_full Proposta de diretrizes para avaliação de objetos de aprendizagem considerando aspectos pedagógicos e técnicos
title_fullStr Proposta de diretrizes para avaliação de objetos de aprendizagem considerando aspectos pedagógicos e técnicos
title_full_unstemmed Proposta de diretrizes para avaliação de objetos de aprendizagem considerando aspectos pedagógicos e técnicos
title_sort Proposta de diretrizes para avaliação de objetos de aprendizagem considerando aspectos pedagógicos e técnicos
author Reategui, Eliseo Berni
author_facet Reategui, Eliseo Berni
Finco, Mateus David
author_role author
author2 Finco, Mateus David
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reategui, Eliseo Berni
Finco, Mateus David
dc.subject.por.fl_str_mv Objeto de aprendizagem
Avaliação
topic Objeto de aprendizagem
Avaliação
Learning objects evaluation
Evaluation guidelines
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning objects evaluation
Evaluation guidelines
description A crescente expansão do uso de computadores nas escolas, nos mais diversos níveis, tem pressionado professores e educadores a utilizar as novas tecnologias nos processos de ensino-aprendizagem. É comum, no entanto, que a falta de familiaridade destes professores com as tecnologias os torne quase impotentes frente à grande diversidade de objetos de aprendizagem e recursos disponíveis. Como selecionar artefatos digitais de qualidade e que estejam alinhados às práticas pedagógicas da escola? Este artigo discute estas questões e define diretrizes para guiar o processo de avaliação de objetos de aprendizagem, buscando descrever os critérios de avaliação com relação a aspectos técnicos e pedagógicos
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-13T04:37:49Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/225638
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000823128
identifier_str_mv 1679-1916
000823128
url http://hdl.handle.net/10183/225638
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. Vol. 8, n. 3 (dez. 2010), [10 p.]
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225638/2/000823128.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225638/1/000823128.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 585cbaff6fb5a8b976e01f1bfbf8813a
2c4a51930f67c59f014997416359efd6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225032546910208