O anti-salvador-da-Pátria : todo mundo desiste de nós, sôr...
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/206591 |
Resumo: | O presente texto consiste numa análise social, política e pedagógica sobre a educação a partir de uma narrativa. Descrevo elementos da educação brasileira e inglesa, levantando questões emergentes da experiência em ambos os territórios como corpo discente e docente. Trago conceitos pedagógicos referentes a metodologias que influenciam na formação da minha identidade docente e discuto sobre temas antropológicos, sociológicos e políticos implicados na narrativa. O texto trata como, na minha perspectiva, experiências pessoais se entrelaçam com a identidade docente. Sem apontar conclusões, busco levantar questionamentos na intenção de provocar novos pensamentos voltados para a educação. |
id |
UFRGS-2_04c215268b175c3cc00fbc62ffa51f74 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206591 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Daniel, Vinicius GubertCamargo, Carlos Augusto Nunes2020-03-11T04:16:08Z2019http://hdl.handle.net/10183/206591001112343O presente texto consiste numa análise social, política e pedagógica sobre a educação a partir de uma narrativa. Descrevo elementos da educação brasileira e inglesa, levantando questões emergentes da experiência em ambos os territórios como corpo discente e docente. Trago conceitos pedagógicos referentes a metodologias que influenciam na formação da minha identidade docente e discuto sobre temas antropológicos, sociológicos e políticos implicados na narrativa. O texto trata como, na minha perspectiva, experiências pessoais se entrelaçam com a identidade docente. Sem apontar conclusões, busco levantar questionamentos na intenção de provocar novos pensamentos voltados para a educação.The present essay consists in a social, political and teaching analysis about education based on a narrative. It describes elements from Brazilian and English education, bringing emerging topics from my experience in both territories as a student and as a teacher. I bring pedagogical concepts as referred to methods that influenced my teaching identity and discuss about anthropological, sociological and political themes present in the narrative. The text reveals how, in my perspective, personal experiences interweave with teaching identity. Without conclusions, I point out questions with the intention to provoke new thoughts about education.application/pdfporExperiênciaNarrativaArte : EducaçãoIdentidadeDocentesExperienceNarrativeArt educationTeaching identityO anti-salvador-da-Pátria : todo mundo desiste de nós, sôr...info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2019Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001112343.pdf.txt001112343.pdf.txtExtracted Texttext/plain77120http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206591/2/001112343.pdf.txt8d02c26d08ed1cf051021c91d7fc2898MD52ORIGINAL001112343.pdfTexto completoapplication/pdf3173982http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206591/1/001112343.pdf6fc796c144c173db695d3237da061ac0MD5110183/2065912020-03-12 04:13:19.474532oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206591Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-03-12T07:13:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O anti-salvador-da-Pátria : todo mundo desiste de nós, sôr... |
title |
O anti-salvador-da-Pátria : todo mundo desiste de nós, sôr... |
spellingShingle |
O anti-salvador-da-Pátria : todo mundo desiste de nós, sôr... Daniel, Vinicius Gubert Experiência Narrativa Arte : Educação Identidade Docentes Experience Narrative Art education Teaching identity |
title_short |
O anti-salvador-da-Pátria : todo mundo desiste de nós, sôr... |
title_full |
O anti-salvador-da-Pátria : todo mundo desiste de nós, sôr... |
title_fullStr |
O anti-salvador-da-Pátria : todo mundo desiste de nós, sôr... |
title_full_unstemmed |
O anti-salvador-da-Pátria : todo mundo desiste de nós, sôr... |
title_sort |
O anti-salvador-da-Pátria : todo mundo desiste de nós, sôr... |
author |
Daniel, Vinicius Gubert |
author_facet |
Daniel, Vinicius Gubert |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Daniel, Vinicius Gubert |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Camargo, Carlos Augusto Nunes |
contributor_str_mv |
Camargo, Carlos Augusto Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Experiência Narrativa Arte : Educação Identidade Docentes |
topic |
Experiência Narrativa Arte : Educação Identidade Docentes Experience Narrative Art education Teaching identity |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Experience Narrative Art education Teaching identity |
description |
O presente texto consiste numa análise social, política e pedagógica sobre a educação a partir de uma narrativa. Descrevo elementos da educação brasileira e inglesa, levantando questões emergentes da experiência em ambos os territórios como corpo discente e docente. Trago conceitos pedagógicos referentes a metodologias que influenciam na formação da minha identidade docente e discuto sobre temas antropológicos, sociológicos e políticos implicados na narrativa. O texto trata como, na minha perspectiva, experiências pessoais se entrelaçam com a identidade docente. Sem apontar conclusões, busco levantar questionamentos na intenção de provocar novos pensamentos voltados para a educação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-11T04:16:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/206591 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001112343 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/206591 |
identifier_str_mv |
001112343 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206591/2/001112343.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206591/1/001112343.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8d02c26d08ed1cf051021c91d7fc2898 6fc796c144c173db695d3237da061ac0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224594346999808 |