Interação social no autismo em ambientes digitais de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/25696 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é discutir sobre o desenvolvimento da interação social em ambientes digitais de aprendizagem, com sujeitos com Autismo. A revisão de literatura baseia-se na Teoria Sócio-Histórica e em teóricos do Autismo. Para tanto, parte-se de uma discussão mais ampla sobre Interação Social e seu desenvolvimento, assim como as características apresentadas no autismo, considerando a intencionalidade de comunicação como um dos principais construtos teóricos para análise da interação social de pessoas com autismo em ambientes digitais. Finalmente, apresentamos e discutimos dados coletados num estudo de caso com quatro sujeitos com diferentes níveis da síndrome que foi realizado ao longo de dois anos de pesquisa utilizando ambientes digitais diversos, assim como os resultados alcançados no estudo. |
id |
UFRGS-2_050e13c08f8ff8ae6f20e1063bb492fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25696 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Passerino, Liliana MariaSantarosa, Lucila Maria Costi2010-09-11T04:21:21Z20070102-7972http://hdl.handle.net/10183/25696000606824O objetivo deste artigo é discutir sobre o desenvolvimento da interação social em ambientes digitais de aprendizagem, com sujeitos com Autismo. A revisão de literatura baseia-se na Teoria Sócio-Histórica e em teóricos do Autismo. Para tanto, parte-se de uma discussão mais ampla sobre Interação Social e seu desenvolvimento, assim como as características apresentadas no autismo, considerando a intencionalidade de comunicação como um dos principais construtos teóricos para análise da interação social de pessoas com autismo em ambientes digitais. Finalmente, apresentamos e discutimos dados coletados num estudo de caso com quatro sujeitos com diferentes níveis da síndrome que foi realizado ao longo de dois anos de pesquisa utilizando ambientes digitais diversos, assim como os resultados alcançados no estudo.The goal of this paper is to discuss the development of social interactions in virtual environments, specially considering the autism. The literature review is based on Sociohistorical Theory and main theoretical works about this condition. We start from a wide discussion about social interaction, its development and relation to autism characteristics, considering that the concept of intentional communication is fundamental to the analysis of social interaction of autistic subjects in virtual environments. Furthermore, we present and discuss the data obtained from a case of study carried out with four subjects that suffer from different levels of autism. The study was developed as a two years of research applying several virtual environments. We also discuss the main results of this research.application/pdfporPsicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 20, n. 1 (jan./abr. 2007), p. 54-64AutismoInclusão escolarComputador na educaçãoAmbiente de aprendizagemDesenvolvimento cognitivoAutismSocial interactionVirtual learning environmentInteração social no autismo em ambientes digitais de aprendizagemSocial interaction in austim in learning virtual environment info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000606824.pdf.txt000606824.pdf.txtExtracted Texttext/plain58087http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25696/2/000606824.pdf.txtb80a8dd9baaa73852fc60f257d51ca48MD52ORIGINAL000606824.pdf000606824.pdfTexto completoapplication/pdf245961http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25696/1/000606824.pdf7cb6ee6883e44fa83444072a48a46f5eMD51THUMBNAIL000606824.pdf.jpg000606824.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2128http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25696/3/000606824.pdf.jpgbd1026826b2763dc5b13d56c25041f99MD5310183/256962019-11-09 04:51:07.568141oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25696Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-09T06:51:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Interação social no autismo em ambientes digitais de aprendizagem |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Social interaction in austim in learning virtual environment |
title |
Interação social no autismo em ambientes digitais de aprendizagem |
spellingShingle |
Interação social no autismo em ambientes digitais de aprendizagem Passerino, Liliana Maria Autismo Inclusão escolar Computador na educação Ambiente de aprendizagem Desenvolvimento cognitivo Autism Social interaction Virtual learning environment |
title_short |
Interação social no autismo em ambientes digitais de aprendizagem |
title_full |
Interação social no autismo em ambientes digitais de aprendizagem |
title_fullStr |
Interação social no autismo em ambientes digitais de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Interação social no autismo em ambientes digitais de aprendizagem |
title_sort |
Interação social no autismo em ambientes digitais de aprendizagem |
author |
Passerino, Liliana Maria |
author_facet |
Passerino, Liliana Maria Santarosa, Lucila Maria Costi |
author_role |
author |
author2 |
Santarosa, Lucila Maria Costi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Passerino, Liliana Maria Santarosa, Lucila Maria Costi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo Inclusão escolar Computador na educação Ambiente de aprendizagem Desenvolvimento cognitivo |
topic |
Autismo Inclusão escolar Computador na educação Ambiente de aprendizagem Desenvolvimento cognitivo Autism Social interaction Virtual learning environment |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Autism Social interaction Virtual learning environment |
description |
O objetivo deste artigo é discutir sobre o desenvolvimento da interação social em ambientes digitais de aprendizagem, com sujeitos com Autismo. A revisão de literatura baseia-se na Teoria Sócio-Histórica e em teóricos do Autismo. Para tanto, parte-se de uma discussão mais ampla sobre Interação Social e seu desenvolvimento, assim como as características apresentadas no autismo, considerando a intencionalidade de comunicação como um dos principais construtos teóricos para análise da interação social de pessoas com autismo em ambientes digitais. Finalmente, apresentamos e discutimos dados coletados num estudo de caso com quatro sujeitos com diferentes níveis da síndrome que foi realizado ao longo de dois anos de pesquisa utilizando ambientes digitais diversos, assim como os resultados alcançados no estudo. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-09-11T04:21:21Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/25696 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-7972 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000606824 |
identifier_str_mv |
0102-7972 000606824 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/25696 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Psicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 20, n. 1 (jan./abr. 2007), p. 54-64 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25696/2/000606824.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25696/1/000606824.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25696/3/000606824.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b80a8dd9baaa73852fc60f257d51ca48 7cb6ee6883e44fa83444072a48a46f5e bd1026826b2763dc5b13d56c25041f99 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447420234891264 |