Interação social no autismo em ambientes digitais de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passerino, Liliana Maria
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Santarosa, Lucila Maria Costi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/25696
Resumo: O objetivo deste artigo é discutir sobre o desenvolvimento da interação social em ambientes digitais de aprendizagem, com sujeitos com Autismo. A revisão de literatura baseia-se na Teoria Sócio-Histórica e em teóricos do Autismo. Para tanto, parte-se de uma discussão mais ampla sobre Interação Social e seu desenvolvimento, assim como as características apresentadas no autismo, considerando a intencionalidade de comunicação como um dos principais construtos teóricos para análise da interação social de pessoas com autismo em ambientes digitais. Finalmente, apresentamos e discutimos dados coletados num estudo de caso com quatro sujeitos com diferentes níveis da síndrome que foi realizado ao longo de dois anos de pesquisa utilizando ambientes digitais diversos, assim como os resultados alcançados no estudo.
id UFRGS-2_050e13c08f8ff8ae6f20e1063bb492fa
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25696
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Passerino, Liliana MariaSantarosa, Lucila Maria Costi2010-09-11T04:21:21Z20070102-7972http://hdl.handle.net/10183/25696000606824O objetivo deste artigo é discutir sobre o desenvolvimento da interação social em ambientes digitais de aprendizagem, com sujeitos com Autismo. A revisão de literatura baseia-se na Teoria Sócio-Histórica e em teóricos do Autismo. Para tanto, parte-se de uma discussão mais ampla sobre Interação Social e seu desenvolvimento, assim como as características apresentadas no autismo, considerando a intencionalidade de comunicação como um dos principais construtos teóricos para análise da interação social de pessoas com autismo em ambientes digitais. Finalmente, apresentamos e discutimos dados coletados num estudo de caso com quatro sujeitos com diferentes níveis da síndrome que foi realizado ao longo de dois anos de pesquisa utilizando ambientes digitais diversos, assim como os resultados alcançados no estudo.The goal of this paper is to discuss the development of social interactions in virtual environments, specially considering the autism. The literature review is based on Sociohistorical Theory and main theoretical works about this condition. We start from a wide discussion about social interaction, its development and relation to autism characteristics, considering that the concept of intentional communication is fundamental to the analysis of social interaction of autistic subjects in virtual environments. Furthermore, we present and discuss the data obtained from a case of study carried out with four subjects that suffer from different levels of autism. The study was developed as a two years of research applying several virtual environments. We also discuss the main results of this research.application/pdfporPsicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 20, n. 1 (jan./abr. 2007), p. 54-64AutismoInclusão escolarComputador na educaçãoAmbiente de aprendizagemDesenvolvimento cognitivoAutismSocial interactionVirtual learning environmentInteração social no autismo em ambientes digitais de aprendizagemSocial interaction in austim in learning virtual environment info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000606824.pdf.txt000606824.pdf.txtExtracted Texttext/plain58087http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25696/2/000606824.pdf.txtb80a8dd9baaa73852fc60f257d51ca48MD52ORIGINAL000606824.pdf000606824.pdfTexto completoapplication/pdf245961http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25696/1/000606824.pdf7cb6ee6883e44fa83444072a48a46f5eMD51THUMBNAIL000606824.pdf.jpg000606824.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2128http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25696/3/000606824.pdf.jpgbd1026826b2763dc5b13d56c25041f99MD5310183/256962019-11-09 04:51:07.568141oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25696Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-09T06:51:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Interação social no autismo em ambientes digitais de aprendizagem
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Social interaction in austim in learning virtual environment
title Interação social no autismo em ambientes digitais de aprendizagem
spellingShingle Interação social no autismo em ambientes digitais de aprendizagem
Passerino, Liliana Maria
Autismo
Inclusão escolar
Computador na educação
Ambiente de aprendizagem
Desenvolvimento cognitivo
Autism
Social interaction
Virtual learning environment
title_short Interação social no autismo em ambientes digitais de aprendizagem
title_full Interação social no autismo em ambientes digitais de aprendizagem
title_fullStr Interação social no autismo em ambientes digitais de aprendizagem
title_full_unstemmed Interação social no autismo em ambientes digitais de aprendizagem
title_sort Interação social no autismo em ambientes digitais de aprendizagem
author Passerino, Liliana Maria
author_facet Passerino, Liliana Maria
Santarosa, Lucila Maria Costi
author_role author
author2 Santarosa, Lucila Maria Costi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Passerino, Liliana Maria
Santarosa, Lucila Maria Costi
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo
Inclusão escolar
Computador na educação
Ambiente de aprendizagem
Desenvolvimento cognitivo
topic Autismo
Inclusão escolar
Computador na educação
Ambiente de aprendizagem
Desenvolvimento cognitivo
Autism
Social interaction
Virtual learning environment
dc.subject.eng.fl_str_mv Autism
Social interaction
Virtual learning environment
description O objetivo deste artigo é discutir sobre o desenvolvimento da interação social em ambientes digitais de aprendizagem, com sujeitos com Autismo. A revisão de literatura baseia-se na Teoria Sócio-Histórica e em teóricos do Autismo. Para tanto, parte-se de uma discussão mais ampla sobre Interação Social e seu desenvolvimento, assim como as características apresentadas no autismo, considerando a intencionalidade de comunicação como um dos principais construtos teóricos para análise da interação social de pessoas com autismo em ambientes digitais. Finalmente, apresentamos e discutimos dados coletados num estudo de caso com quatro sujeitos com diferentes níveis da síndrome que foi realizado ao longo de dois anos de pesquisa utilizando ambientes digitais diversos, assim como os resultados alcançados no estudo.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-09-11T04:21:21Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/25696
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-7972
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000606824
identifier_str_mv 0102-7972
000606824
url http://hdl.handle.net/10183/25696
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Psicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 20, n. 1 (jan./abr. 2007), p. 54-64
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25696/2/000606824.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25696/1/000606824.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25696/3/000606824.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b80a8dd9baaa73852fc60f257d51ca48
7cb6ee6883e44fa83444072a48a46f5e
bd1026826b2763dc5b13d56c25041f99
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224722760859648