Aulas práticas no laboratório de ensino de ciências para estudantes com TEA na perspectiva da educação inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/258687 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema de pesquisa o ensino de Ciências para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio de aulas práticas no laboratório, na perspectiva da educação inclusiva. O estudo visou responder a seguinte pergunta: de que maneira as aulas práticas de laboratório podem auxiliar o ensino de Ciências para estudantes com Transtorno do Espectro Autista, na perspectiva da educação inclusiva? Para tanto, teve como objetivo geral investigar de que maneira as atividades práticas de laboratório podem auxiliar o ensino de Ciências para alunos com TEA, na perspectiva da educação inclusiva. Os objetivos específicos consistiram em investigar como ocorre a formação docente inicial em Ciências no contexto da educação inclusiva; identificar quais as dificuldades encontradas pelos docentes na superação de um modelo tradicional de ensino; investigar como as atividades práticas de laboratório podem ser flexibilizadas para alunos com TEA; e contribuir para a pesquisa sobre a formação docente inicial para a inclusão. O tipo de abordagem de pesquisa foi a qualitativa e se desenvolveu a partir de uma revisão bibliográfica, tendo como instrumentos um levantamento bibliográfico em repositórios científicos, a produção de um estado da arte e pesquisa teórico-conceitual contemplando diversos autores, para embasar as análises e discussões. Os resultados apontam para mudanças que auxiliem não só na promoção de uma prática docente de qualidade nas Universidades, mas que também possibilitem uma formação à luz da educação inclusiva; levantando possibilidades de flexibilização de atividades práticas em laboratório de modo que o estudante com TEA sinta-se contemplado tanto pelo conteúdo quanto pela prática pedagógica. |
id |
UFRGS-2_05afbf8e6ca412a06108103544f90c78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258687 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Galisteo, Amanda Lopes deBrabo, Gabriela Maria Barbosa2023-05-30T03:31:18Z2023http://hdl.handle.net/10183/258687001169744Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema de pesquisa o ensino de Ciências para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio de aulas práticas no laboratório, na perspectiva da educação inclusiva. O estudo visou responder a seguinte pergunta: de que maneira as aulas práticas de laboratório podem auxiliar o ensino de Ciências para estudantes com Transtorno do Espectro Autista, na perspectiva da educação inclusiva? Para tanto, teve como objetivo geral investigar de que maneira as atividades práticas de laboratório podem auxiliar o ensino de Ciências para alunos com TEA, na perspectiva da educação inclusiva. Os objetivos específicos consistiram em investigar como ocorre a formação docente inicial em Ciências no contexto da educação inclusiva; identificar quais as dificuldades encontradas pelos docentes na superação de um modelo tradicional de ensino; investigar como as atividades práticas de laboratório podem ser flexibilizadas para alunos com TEA; e contribuir para a pesquisa sobre a formação docente inicial para a inclusão. O tipo de abordagem de pesquisa foi a qualitativa e se desenvolveu a partir de uma revisão bibliográfica, tendo como instrumentos um levantamento bibliográfico em repositórios científicos, a produção de um estado da arte e pesquisa teórico-conceitual contemplando diversos autores, para embasar as análises e discussões. Os resultados apontam para mudanças que auxiliem não só na promoção de uma prática docente de qualidade nas Universidades, mas que também possibilitem uma formação à luz da educação inclusiva; levantando possibilidades de flexibilização de atividades práticas em laboratório de modo que o estudante com TEA sinta-se contemplado tanto pelo conteúdo quanto pela prática pedagógica.This Course Completion Work has as its research theme the teaching of Science to students with Autistic Spectrum Disorder (ASD), through practical classes in the laboratory, from the perspective of inclusive education. The study aimed to answer the following question: how can practical laboratory classes help science teaching for students with Autistic Spectrum Disorder, from the perspective of inclusive education? Therefore, the general objective was to investigate how practical laboratory activities can help science teaching for students with ASD, from the perspective of inclusive education. The specific objectives consisted of investigating how initial teacher training in Science occurs in the context of inclusive education; identify the difficulties encountered by teachers in overcoming a traditional teaching model; investigate how practical laboratory activities can be made more flexible for students with ASD; and contribute to research on initial teacher training for inclusion. The type of research approach was qualitative and was developed from a bibliographical review, having as instruments a bibliographical survey in scientific repositories, the production of a state of the art and theoretical-conceptual research contemplating several authors, to base the analyzes and discussions. The results point to changes that help not only to promote a quality teaching practice at Universities, but that also enable training in the light of inclusive education, raising possibilities for flexibility in practical activities in the laboratory so that students with ASD feel comfortable. contemplated both by the content and by the pedagogical practice.application/pdfporEnsino de ciênciasEducação inclusivaAula PráticaTranstorno do espectro autistaAulas práticas no laboratório de ensino de ciências para estudantes com TEA na perspectiva da educação inclusivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2023Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001169744.pdf.txt001169744.pdf.txtExtracted Texttext/plain100929http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258687/2/001169744.pdf.txte9ec6c2d61d9cf9942424bccb5b5ddd2MD52ORIGINAL001169744.pdfTexto completoapplication/pdf405573http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258687/1/001169744.pdf916e072727b9290883245acd627b5e4cMD5110183/2586872023-05-31 03:27:57.928323oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258687Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-31T06:27:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aulas práticas no laboratório de ensino de ciências para estudantes com TEA na perspectiva da educação inclusiva |
title |
Aulas práticas no laboratório de ensino de ciências para estudantes com TEA na perspectiva da educação inclusiva |
spellingShingle |
Aulas práticas no laboratório de ensino de ciências para estudantes com TEA na perspectiva da educação inclusiva Galisteo, Amanda Lopes de Ensino de ciências Educação inclusiva Aula Prática Transtorno do espectro autista |
title_short |
Aulas práticas no laboratório de ensino de ciências para estudantes com TEA na perspectiva da educação inclusiva |
title_full |
Aulas práticas no laboratório de ensino de ciências para estudantes com TEA na perspectiva da educação inclusiva |
title_fullStr |
Aulas práticas no laboratório de ensino de ciências para estudantes com TEA na perspectiva da educação inclusiva |
title_full_unstemmed |
Aulas práticas no laboratório de ensino de ciências para estudantes com TEA na perspectiva da educação inclusiva |
title_sort |
Aulas práticas no laboratório de ensino de ciências para estudantes com TEA na perspectiva da educação inclusiva |
author |
Galisteo, Amanda Lopes de |
author_facet |
Galisteo, Amanda Lopes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galisteo, Amanda Lopes de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Brabo, Gabriela Maria Barbosa |
contributor_str_mv |
Brabo, Gabriela Maria Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências Educação inclusiva Aula Prática Transtorno do espectro autista |
topic |
Ensino de ciências Educação inclusiva Aula Prática Transtorno do espectro autista |
description |
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema de pesquisa o ensino de Ciências para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio de aulas práticas no laboratório, na perspectiva da educação inclusiva. O estudo visou responder a seguinte pergunta: de que maneira as aulas práticas de laboratório podem auxiliar o ensino de Ciências para estudantes com Transtorno do Espectro Autista, na perspectiva da educação inclusiva? Para tanto, teve como objetivo geral investigar de que maneira as atividades práticas de laboratório podem auxiliar o ensino de Ciências para alunos com TEA, na perspectiva da educação inclusiva. Os objetivos específicos consistiram em investigar como ocorre a formação docente inicial em Ciências no contexto da educação inclusiva; identificar quais as dificuldades encontradas pelos docentes na superação de um modelo tradicional de ensino; investigar como as atividades práticas de laboratório podem ser flexibilizadas para alunos com TEA; e contribuir para a pesquisa sobre a formação docente inicial para a inclusão. O tipo de abordagem de pesquisa foi a qualitativa e se desenvolveu a partir de uma revisão bibliográfica, tendo como instrumentos um levantamento bibliográfico em repositórios científicos, a produção de um estado da arte e pesquisa teórico-conceitual contemplando diversos autores, para embasar as análises e discussões. Os resultados apontam para mudanças que auxiliem não só na promoção de uma prática docente de qualidade nas Universidades, mas que também possibilitem uma formação à luz da educação inclusiva; levantando possibilidades de flexibilização de atividades práticas em laboratório de modo que o estudante com TEA sinta-se contemplado tanto pelo conteúdo quanto pela prática pedagógica. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-30T03:31:18Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/258687 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001169744 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/258687 |
identifier_str_mv |
001169744 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258687/2/001169744.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258687/1/001169744.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e9ec6c2d61d9cf9942424bccb5b5ddd2 916e072727b9290883245acd627b5e4c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224660358004736 |