A educação integral e articulação ou não com saberes das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Adilce Maria da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88088
Resumo: Este artigo trata de uma reflexão crítica sobre como os saberes do cotidiano da criança são tratados na Educação Integral. Muitas das crianças atendidas no turno integral na escola onde a pesquisa foi realizada manifestam interesse em participar de algumas oficinas oferecidas. Esse público, verificou-se, prioriza as que eles têm maior liberdade expressiva. Acredita-se que tais oficinas contribuam para que os educandos sejam mais responsáveis e participativos, aumentando seu rendimento em sala de aula e favorecendo sua relação com a comunidade escolar. Para a realização deste trabalho, empregou-se como metodologia a observação e entrevista com as professoras das oficinas de expressão corporal, de teatro e de dança e com os alunos dos 3º e 4º anos frequentadores da Educação Integral.
id UFRGS-2_062bdcae7a2563cadba8bba422d4906e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88088
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dias, Adilce Maria da SilvaSantaiana, Rochele da Silva2014-03-01T01:54:40Z2013http://hdl.handle.net/10183/88088000910476Este artigo trata de uma reflexão crítica sobre como os saberes do cotidiano da criança são tratados na Educação Integral. Muitas das crianças atendidas no turno integral na escola onde a pesquisa foi realizada manifestam interesse em participar de algumas oficinas oferecidas. Esse público, verificou-se, prioriza as que eles têm maior liberdade expressiva. Acredita-se que tais oficinas contribuam para que os educandos sejam mais responsáveis e participativos, aumentando seu rendimento em sala de aula e favorecendo sua relação com a comunidade escolar. Para a realização deste trabalho, empregou-se como metodologia a observação e entrevista com as professoras das oficinas de expressão corporal, de teatro e de dança e com os alunos dos 3º e 4º anos frequentadores da Educação Integral.application/pdfporEducação integralPrograma Mais Educação.Oficina pedagógicaPorto Alegre (RS)A educação integral e articulação ou não com saberes das criançasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Educação Integral Integradainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000910476.pdf000910476.pdfTexto completoapplication/pdf663990http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88088/1/000910476.pdfeecaaf7225b01c985b96201e05f5fda0MD51TEXT000910476.pdf.txt000910476.pdf.txtExtracted Texttext/plain26100http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88088/2/000910476.pdf.txt6b54c3e563ee9b89c1a76a58f8ec9339MD52THUMBNAIL000910476.pdf.jpg000910476.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1067http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88088/3/000910476.pdf.jpg55b81682118b8cfb99b9ef242894bc21MD5310183/880882018-10-18 08:11:55.482oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88088Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:11:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A educação integral e articulação ou não com saberes das crianças
title A educação integral e articulação ou não com saberes das crianças
spellingShingle A educação integral e articulação ou não com saberes das crianças
Dias, Adilce Maria da Silva
Educação integral
Programa Mais Educação.
Oficina pedagógica
Porto Alegre (RS)
title_short A educação integral e articulação ou não com saberes das crianças
title_full A educação integral e articulação ou não com saberes das crianças
title_fullStr A educação integral e articulação ou não com saberes das crianças
title_full_unstemmed A educação integral e articulação ou não com saberes das crianças
title_sort A educação integral e articulação ou não com saberes das crianças
author Dias, Adilce Maria da Silva
author_facet Dias, Adilce Maria da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Adilce Maria da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santaiana, Rochele da Silva
contributor_str_mv Santaiana, Rochele da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação integral
Programa Mais Educação.
Oficina pedagógica
Porto Alegre (RS)
topic Educação integral
Programa Mais Educação.
Oficina pedagógica
Porto Alegre (RS)
description Este artigo trata de uma reflexão crítica sobre como os saberes do cotidiano da criança são tratados na Educação Integral. Muitas das crianças atendidas no turno integral na escola onde a pesquisa foi realizada manifestam interesse em participar de algumas oficinas oferecidas. Esse público, verificou-se, prioriza as que eles têm maior liberdade expressiva. Acredita-se que tais oficinas contribuam para que os educandos sejam mais responsáveis e participativos, aumentando seu rendimento em sala de aula e favorecendo sua relação com a comunidade escolar. Para a realização deste trabalho, empregou-se como metodologia a observação e entrevista com as professoras das oficinas de expressão corporal, de teatro e de dança e com os alunos dos 3º e 4º anos frequentadores da Educação Integral.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-01T01:54:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/88088
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000910476
url http://hdl.handle.net/10183/88088
identifier_str_mv 000910476
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88088/1/000910476.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88088/2/000910476.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88088/3/000910476.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv eecaaf7225b01c985b96201e05f5fda0
6b54c3e563ee9b89c1a76a58f8ec9339
55b81682118b8cfb99b9ef242894bc21
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224460764708864