Espaços de formação continuada : ambientes multiplicadores do saber

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Angelita da Rocha Oliveira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95933
Resumo: O presente estudo traz para reflexão dois temas: formação continuada e uso das tecnologias e tem por objetivo contribuir na elaboração e desenvolvimento de propostas de formação continuada para o uso das TICs como recurso para o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa, desencadeada a partir do problema “que contribuições a formação continuada de professores no ambiente de trabalho traz para a prática docente apoiada pelas tecnologias?” A metodologia escolhida foi a da pesquisa participante uma vez que a pesquisadora encontra-se envolvida no processo descrito.Os dados foram recolhidos por meio de entrevistas semiestruturadas e observações realizadas com um grupo de quatro professores participantes do projeto de formação continuada de uma escola estadual de ensino médio do município de Osório,RS . As análises das entrevistas foram realizadas a partir da análise de conteúdo descrita por Bardin (1977). Dessa análise emergiram as categorias: as representações, o contato com as TICs, conhecimento e ação. Essas categorias permitiram o aprofundamento e a reflexão acerca de conceitos como formação continuada e aprendizagem colaborativa. Foi possível verificar com essa pesquisa que a formação no ambiente escolar pode ser vista como uma estratégia eficaz de formação, especialmente quando se trata da formação para a utilização das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Outro ponto a destacar é que essa modalidade de formação favorece o desenvolvimento de aprendizagens colaborativas, experiência que posteriormente estes docentes levam à sala de aula.
id UFRGS-2_06e03201623db9d9451265259420132e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95933
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ferreira, Angelita da Rocha OliveiraNunes, Cintia2014-06-03T02:03:46Z2012http://hdl.handle.net/10183/95933000911695O presente estudo traz para reflexão dois temas: formação continuada e uso das tecnologias e tem por objetivo contribuir na elaboração e desenvolvimento de propostas de formação continuada para o uso das TICs como recurso para o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa, desencadeada a partir do problema “que contribuições a formação continuada de professores no ambiente de trabalho traz para a prática docente apoiada pelas tecnologias?” A metodologia escolhida foi a da pesquisa participante uma vez que a pesquisadora encontra-se envolvida no processo descrito.Os dados foram recolhidos por meio de entrevistas semiestruturadas e observações realizadas com um grupo de quatro professores participantes do projeto de formação continuada de uma escola estadual de ensino médio do município de Osório,RS . As análises das entrevistas foram realizadas a partir da análise de conteúdo descrita por Bardin (1977). Dessa análise emergiram as categorias: as representações, o contato com as TICs, conhecimento e ação. Essas categorias permitiram o aprofundamento e a reflexão acerca de conceitos como formação continuada e aprendizagem colaborativa. Foi possível verificar com essa pesquisa que a formação no ambiente escolar pode ser vista como uma estratégia eficaz de formação, especialmente quando se trata da formação para a utilização das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Outro ponto a destacar é que essa modalidade de formação favorece o desenvolvimento de aprendizagens colaborativas, experiência que posteriormente estes docentes levam à sala de aula.application/pdfporEducação continuadaAprendizagem colaborativaTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Espaços de formação continuada : ambientes multiplicadores do saberinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911695.pdf000911695.pdfTexto completoapplication/pdf315184http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95933/1/000911695.pdfb2aa3b233cf1d26a1644e46ef410c0d6MD51TEXT000911695.pdf.txt000911695.pdf.txtExtracted Texttext/plain77763http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95933/2/000911695.pdf.txt4fa7dcecf363efcc296bb8e706299317MD52THUMBNAIL000911695.pdf.jpg000911695.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1159http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95933/3/000911695.pdf.jpg87234301cbf934747d5ce6660fc7864eMD5310183/959332018-10-24 09:16:24.352oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95933Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T12:16:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Espaços de formação continuada : ambientes multiplicadores do saber
title Espaços de formação continuada : ambientes multiplicadores do saber
spellingShingle Espaços de formação continuada : ambientes multiplicadores do saber
Ferreira, Angelita da Rocha Oliveira
Educação continuada
Aprendizagem colaborativa
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
title_short Espaços de formação continuada : ambientes multiplicadores do saber
title_full Espaços de formação continuada : ambientes multiplicadores do saber
title_fullStr Espaços de formação continuada : ambientes multiplicadores do saber
title_full_unstemmed Espaços de formação continuada : ambientes multiplicadores do saber
title_sort Espaços de formação continuada : ambientes multiplicadores do saber
author Ferreira, Angelita da Rocha Oliveira
author_facet Ferreira, Angelita da Rocha Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Angelita da Rocha Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes, Cintia
contributor_str_mv Nunes, Cintia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação continuada
Aprendizagem colaborativa
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
topic Educação continuada
Aprendizagem colaborativa
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
description O presente estudo traz para reflexão dois temas: formação continuada e uso das tecnologias e tem por objetivo contribuir na elaboração e desenvolvimento de propostas de formação continuada para o uso das TICs como recurso para o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa, desencadeada a partir do problema “que contribuições a formação continuada de professores no ambiente de trabalho traz para a prática docente apoiada pelas tecnologias?” A metodologia escolhida foi a da pesquisa participante uma vez que a pesquisadora encontra-se envolvida no processo descrito.Os dados foram recolhidos por meio de entrevistas semiestruturadas e observações realizadas com um grupo de quatro professores participantes do projeto de formação continuada de uma escola estadual de ensino médio do município de Osório,RS . As análises das entrevistas foram realizadas a partir da análise de conteúdo descrita por Bardin (1977). Dessa análise emergiram as categorias: as representações, o contato com as TICs, conhecimento e ação. Essas categorias permitiram o aprofundamento e a reflexão acerca de conceitos como formação continuada e aprendizagem colaborativa. Foi possível verificar com essa pesquisa que a formação no ambiente escolar pode ser vista como uma estratégia eficaz de formação, especialmente quando se trata da formação para a utilização das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Outro ponto a destacar é que essa modalidade de formação favorece o desenvolvimento de aprendizagens colaborativas, experiência que posteriormente estes docentes levam à sala de aula.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-03T02:03:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95933
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000911695
url http://hdl.handle.net/10183/95933
identifier_str_mv 000911695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95933/1/000911695.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95933/2/000911695.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95933/3/000911695.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b2aa3b233cf1d26a1644e46ef410c0d6
4fa7dcecf363efcc296bb8e706299317
87234301cbf934747d5ce6660fc7864e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447127155802112