Espaços de formação continuada : ambientes multiplicadores do saber
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/95933 |
Resumo: | O presente estudo traz para reflexão dois temas: formação continuada e uso das tecnologias e tem por objetivo contribuir na elaboração e desenvolvimento de propostas de formação continuada para o uso das TICs como recurso para o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa, desencadeada a partir do problema “que contribuições a formação continuada de professores no ambiente de trabalho traz para a prática docente apoiada pelas tecnologias?” A metodologia escolhida foi a da pesquisa participante uma vez que a pesquisadora encontra-se envolvida no processo descrito.Os dados foram recolhidos por meio de entrevistas semiestruturadas e observações realizadas com um grupo de quatro professores participantes do projeto de formação continuada de uma escola estadual de ensino médio do município de Osório,RS . As análises das entrevistas foram realizadas a partir da análise de conteúdo descrita por Bardin (1977). Dessa análise emergiram as categorias: as representações, o contato com as TICs, conhecimento e ação. Essas categorias permitiram o aprofundamento e a reflexão acerca de conceitos como formação continuada e aprendizagem colaborativa. Foi possível verificar com essa pesquisa que a formação no ambiente escolar pode ser vista como uma estratégia eficaz de formação, especialmente quando se trata da formação para a utilização das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Outro ponto a destacar é que essa modalidade de formação favorece o desenvolvimento de aprendizagens colaborativas, experiência que posteriormente estes docentes levam à sala de aula. |
id |
UFRGS-2_06e03201623db9d9451265259420132e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95933 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferreira, Angelita da Rocha OliveiraNunes, Cintia2014-06-03T02:03:46Z2012http://hdl.handle.net/10183/95933000911695O presente estudo traz para reflexão dois temas: formação continuada e uso das tecnologias e tem por objetivo contribuir na elaboração e desenvolvimento de propostas de formação continuada para o uso das TICs como recurso para o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa, desencadeada a partir do problema “que contribuições a formação continuada de professores no ambiente de trabalho traz para a prática docente apoiada pelas tecnologias?” A metodologia escolhida foi a da pesquisa participante uma vez que a pesquisadora encontra-se envolvida no processo descrito.Os dados foram recolhidos por meio de entrevistas semiestruturadas e observações realizadas com um grupo de quatro professores participantes do projeto de formação continuada de uma escola estadual de ensino médio do município de Osório,RS . As análises das entrevistas foram realizadas a partir da análise de conteúdo descrita por Bardin (1977). Dessa análise emergiram as categorias: as representações, o contato com as TICs, conhecimento e ação. Essas categorias permitiram o aprofundamento e a reflexão acerca de conceitos como formação continuada e aprendizagem colaborativa. Foi possível verificar com essa pesquisa que a formação no ambiente escolar pode ser vista como uma estratégia eficaz de formação, especialmente quando se trata da formação para a utilização das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Outro ponto a destacar é que essa modalidade de formação favorece o desenvolvimento de aprendizagens colaborativas, experiência que posteriormente estes docentes levam à sala de aula.application/pdfporEducação continuadaAprendizagem colaborativaTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Espaços de formação continuada : ambientes multiplicadores do saberinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911695.pdf000911695.pdfTexto completoapplication/pdf315184http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95933/1/000911695.pdfb2aa3b233cf1d26a1644e46ef410c0d6MD51TEXT000911695.pdf.txt000911695.pdf.txtExtracted Texttext/plain77763http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95933/2/000911695.pdf.txt4fa7dcecf363efcc296bb8e706299317MD52THUMBNAIL000911695.pdf.jpg000911695.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1159http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95933/3/000911695.pdf.jpg87234301cbf934747d5ce6660fc7864eMD5310183/959332018-10-24 09:16:24.352oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95933Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T12:16:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Espaços de formação continuada : ambientes multiplicadores do saber |
title |
Espaços de formação continuada : ambientes multiplicadores do saber |
spellingShingle |
Espaços de formação continuada : ambientes multiplicadores do saber Ferreira, Angelita da Rocha Oliveira Educação continuada Aprendizagem colaborativa Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
title_short |
Espaços de formação continuada : ambientes multiplicadores do saber |
title_full |
Espaços de formação continuada : ambientes multiplicadores do saber |
title_fullStr |
Espaços de formação continuada : ambientes multiplicadores do saber |
title_full_unstemmed |
Espaços de formação continuada : ambientes multiplicadores do saber |
title_sort |
Espaços de formação continuada : ambientes multiplicadores do saber |
author |
Ferreira, Angelita da Rocha Oliveira |
author_facet |
Ferreira, Angelita da Rocha Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Angelita da Rocha Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nunes, Cintia |
contributor_str_mv |
Nunes, Cintia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação continuada Aprendizagem colaborativa Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
topic |
Educação continuada Aprendizagem colaborativa Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
description |
O presente estudo traz para reflexão dois temas: formação continuada e uso das tecnologias e tem por objetivo contribuir na elaboração e desenvolvimento de propostas de formação continuada para o uso das TICs como recurso para o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa, desencadeada a partir do problema “que contribuições a formação continuada de professores no ambiente de trabalho traz para a prática docente apoiada pelas tecnologias?” A metodologia escolhida foi a da pesquisa participante uma vez que a pesquisadora encontra-se envolvida no processo descrito.Os dados foram recolhidos por meio de entrevistas semiestruturadas e observações realizadas com um grupo de quatro professores participantes do projeto de formação continuada de uma escola estadual de ensino médio do município de Osório,RS . As análises das entrevistas foram realizadas a partir da análise de conteúdo descrita por Bardin (1977). Dessa análise emergiram as categorias: as representações, o contato com as TICs, conhecimento e ação. Essas categorias permitiram o aprofundamento e a reflexão acerca de conceitos como formação continuada e aprendizagem colaborativa. Foi possível verificar com essa pesquisa que a formação no ambiente escolar pode ser vista como uma estratégia eficaz de formação, especialmente quando se trata da formação para a utilização das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Outro ponto a destacar é que essa modalidade de formação favorece o desenvolvimento de aprendizagens colaborativas, experiência que posteriormente estes docentes levam à sala de aula. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-06-03T02:03:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/95933 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000911695 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/95933 |
identifier_str_mv |
000911695 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95933/1/000911695.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95933/2/000911695.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95933/3/000911695.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b2aa3b233cf1d26a1644e46ef410c0d6 4fa7dcecf363efcc296bb8e706299317 87234301cbf934747d5ce6660fc7864e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447127155802112 |