O sujeito lúdico produzido pela/na Educação Matemática : interlocuções com o neoliberalismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sartori, Alice Stephanie Tapia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Duarte, Cláudia Glavam
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/159794
Resumo: Este artigo tem como objetivo problematizar o uso de atividades lúdicas propostas para o ensino de matemática, entendendo a escola como um espaço de formação de subjetividades. O foco de nossa análise volta-se para o sujeito produzido pelo discurso lúdico e suas interlocuções com o neoliberalismo, com base nos estudos de Michel Foucault e de seus comentadores. A partir da Análise do Discurso na perspectiva deste filósofo, analisamos trabalhos publicados nos anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática. As enunciações que destacamos apontam para possíveis entrelaçamentos entre as práticas lúdicas e as características estabelecidas pelo neoliberalismo, como a capacidade de construir suas próprias ideias, pensar de forma independente, ser ativo na construção do conhecimento, ter autoconfiança, ser empreendedor de si mesmo, ter liberdade para tomar decisões, competir e ser um sujeito consumidor. Esta análise nos permitiu outro olhar sobre as verdades naturalizadas, as práticas e as pesquisas no campo da Educação Matemática.
id UFRGS-2_3e2faa4fa938404c0b4a52dafb4f1fe2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159794
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sartori, Alice Stephanie TapiaDuarte, Cláudia Glavam2017-06-20T02:33:54Z20170103-636Xhttp://hdl.handle.net/10183/159794001022701Este artigo tem como objetivo problematizar o uso de atividades lúdicas propostas para o ensino de matemática, entendendo a escola como um espaço de formação de subjetividades. O foco de nossa análise volta-se para o sujeito produzido pelo discurso lúdico e suas interlocuções com o neoliberalismo, com base nos estudos de Michel Foucault e de seus comentadores. A partir da Análise do Discurso na perspectiva deste filósofo, analisamos trabalhos publicados nos anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática. As enunciações que destacamos apontam para possíveis entrelaçamentos entre as práticas lúdicas e as características estabelecidas pelo neoliberalismo, como a capacidade de construir suas próprias ideias, pensar de forma independente, ser ativo na construção do conhecimento, ter autoconfiança, ser empreendedor de si mesmo, ter liberdade para tomar decisões, competir e ser um sujeito consumidor. Esta análise nos permitiu outro olhar sobre as verdades naturalizadas, as práticas e as pesquisas no campo da Educação Matemática.This article aims to discuss the use of playful activities proposed for teaching mathematics, having the school as a training space of subjectivities. The focus of our analysis turns to the subject produced by the playful discourse and its interlocution with neoliberalism, based in studies of Michel Foucault and his commentators. From the Discourse Analysis in the perspective of this philosopher, we analyzed XI ENEM's annals (National Meeting of Mathematics Education) published studies. The statements that we highlight point to possible interweavings between the playful practices and the characteristics of neoliberalism, as the ability to build their own ideas, or think independently, be active in the construction of knowledge, have confidence, be an entrepreneur of himself, having freedom to make decisions, compete and be a consumer subject. This analysis allowed us to another look at the naturalized truths, practices, and research in the field of Mathematics Education.application/pdfporBolema. Rio Claro, SP. Vol. 31, n. 57 (abr. 2017), p. 53-69Educação MatemáticaLudicidadeNeoliberalismoMathematics EducationPlayful SubjectNeoliberalismO sujeito lúdico produzido pela/na Educação Matemática : interlocuções com o neoliberalismoThe playful subject produced in/through Mathematics Education : interlocutions with neoliberalisminfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001022701.pdf001022701.pdfTexto completoapplication/pdf348997http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159794/1/001022701.pdfe2b75a96b6756e243faf2a7b5c5457c6MD51TEXT001022701.pdf.txt001022701.pdf.txtExtracted Texttext/plain51033http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159794/2/001022701.pdf.txtba23df5d3a84d6e65eab3e09521b9467MD5210183/1597942023-02-15 04:24:28.574198oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159794Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-15T06:24:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O sujeito lúdico produzido pela/na Educação Matemática : interlocuções com o neoliberalismo
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The playful subject produced in/through Mathematics Education : interlocutions with neoliberalism
title O sujeito lúdico produzido pela/na Educação Matemática : interlocuções com o neoliberalismo
spellingShingle O sujeito lúdico produzido pela/na Educação Matemática : interlocuções com o neoliberalismo
Sartori, Alice Stephanie Tapia
Educação Matemática
Ludicidade
Neoliberalismo
Mathematics Education
Playful Subject
Neoliberalism
title_short O sujeito lúdico produzido pela/na Educação Matemática : interlocuções com o neoliberalismo
title_full O sujeito lúdico produzido pela/na Educação Matemática : interlocuções com o neoliberalismo
title_fullStr O sujeito lúdico produzido pela/na Educação Matemática : interlocuções com o neoliberalismo
title_full_unstemmed O sujeito lúdico produzido pela/na Educação Matemática : interlocuções com o neoliberalismo
title_sort O sujeito lúdico produzido pela/na Educação Matemática : interlocuções com o neoliberalismo
author Sartori, Alice Stephanie Tapia
author_facet Sartori, Alice Stephanie Tapia
Duarte, Cláudia Glavam
author_role author
author2 Duarte, Cláudia Glavam
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sartori, Alice Stephanie Tapia
Duarte, Cláudia Glavam
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Ludicidade
Neoliberalismo
topic Educação Matemática
Ludicidade
Neoliberalismo
Mathematics Education
Playful Subject
Neoliberalism
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematics Education
Playful Subject
Neoliberalism
description Este artigo tem como objetivo problematizar o uso de atividades lúdicas propostas para o ensino de matemática, entendendo a escola como um espaço de formação de subjetividades. O foco de nossa análise volta-se para o sujeito produzido pelo discurso lúdico e suas interlocuções com o neoliberalismo, com base nos estudos de Michel Foucault e de seus comentadores. A partir da Análise do Discurso na perspectiva deste filósofo, analisamos trabalhos publicados nos anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática. As enunciações que destacamos apontam para possíveis entrelaçamentos entre as práticas lúdicas e as características estabelecidas pelo neoliberalismo, como a capacidade de construir suas próprias ideias, pensar de forma independente, ser ativo na construção do conhecimento, ter autoconfiança, ser empreendedor de si mesmo, ter liberdade para tomar decisões, competir e ser um sujeito consumidor. Esta análise nos permitiu outro olhar sobre as verdades naturalizadas, as práticas e as pesquisas no campo da Educação Matemática.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-20T02:33:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/159794
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-636X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001022701
identifier_str_mv 0103-636X
001022701
url http://hdl.handle.net/10183/159794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Bolema. Rio Claro, SP. Vol. 31, n. 57 (abr. 2017), p. 53-69
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159794/1/001022701.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159794/2/001022701.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e2b75a96b6756e243faf2a7b5c5457c6
ba23df5d3a84d6e65eab3e09521b9467
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224919276584960