Elaboração de projetos, hipermídia e E-learning-by-doing : ferramentas pedagógicas para o ensino de engenharia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Timm, Maria Isabel
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Schnaid, Fernando, Amoretti, Maria Suzana Marc
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/20998
Resumo: O artigo reflete sobre as necessidades apontadas por professores e pesquisadores da ·rea de Engenharia, relacionadas ‡ formaÁ„o de um profissional para alÈm das fortes habilidades tÈcnicas e matem·ticas. Sugere a elaboraÁ„o de projetos como ferramenta cognitiva e pedagÛgica capaz de viabilizar a integraÁ„o de conceitos teÛricos e pr·ticos, bem como de agregar outros elementos desej·veis ‡ formaÁ„o do referido profissional, como a vis„o multidisciplinar, o trabalho em equipe e a tomada de decisıes complexas. Sugere a oportunidade do uso de novas tecnologias educacionais, como a hipermÌdia e o ensino a dist‚ncia, como elementos de uma ecologia cognitiva igualmente necess·ria e estimulante ‡ formaÁ„o do engenheiro do sÈculo XXI. E discute o modelo e-learning-by-doing para a elaboraÁ„o de possÌveis cursos a dist‚ncia, destinados ao estudoensino de projetos de Engenharia.
id UFRGS-2_077a248474fa84f949e935ec32481a77
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20998
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Timm, Maria IsabelSchnaid, FernandoAmoretti, Maria Suzana Marc2010-04-20T04:15:17Z20031516-084Xhttp://hdl.handle.net/10183/20998000422110O artigo reflete sobre as necessidades apontadas por professores e pesquisadores da ·rea de Engenharia, relacionadas ‡ formaÁ„o de um profissional para alÈm das fortes habilidades tÈcnicas e matem·ticas. Sugere a elaboraÁ„o de projetos como ferramenta cognitiva e pedagÛgica capaz de viabilizar a integraÁ„o de conceitos teÛricos e pr·ticos, bem como de agregar outros elementos desej·veis ‡ formaÁ„o do referido profissional, como a vis„o multidisciplinar, o trabalho em equipe e a tomada de decisıes complexas. Sugere a oportunidade do uso de novas tecnologias educacionais, como a hipermÌdia e o ensino a dist‚ncia, como elementos de uma ecologia cognitiva igualmente necess·ria e estimulante ‡ formaÁ„o do engenheiro do sÈculo XXI. E discute o modelo e-learning-by-doing para a elaboraÁ„o de possÌveis cursos a dist‚ncia, destinados ao estudoensino de projetos de Engenharia.This work resumes new Engineering Education needs to XXI Century, including muldisiciplinar approaches, team work and dynamic pedagogic models to integrate theoretical and practice contents, besides strong mathematics and technical skills. It suggests the use of new educational technologies, like hypermedia and distance education, as a good and stimulating cognitive environment to test new educational approaches and discusses the possible use of Roger Shankís (2002) e-learning-by-doing model to learn and teach Engineering projects, through distance education.application/pdfporInformática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 6, n. 2 (jul./dez. 2003), p. 39-57EngenhariaEnsinoInovação tenológicaHipermídiaAmbiente de aprendizagemEnsino a distânciaEngineering teachingEngineering projectsDistance educationE-learning-by-doingElaboração de projetos, hipermídia e E-learning-by-doing : ferramentas pedagógicas para o ensino de engenhariaOn the planning of engineering design, hypermedia and E-learning-by-doing: pedagogical tools for engineering education info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000422110.pdf.txt000422110.pdf.txtExtracted Texttext/plain60256http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20998/2/000422110.pdf.txtf373fd7bc88c3e7b72cc23d257f50bf0MD52ORIGINAL000422110.pdf000422110.pdfTexto completoapplication/pdf92568http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20998/1/000422110.pdf26c109267362f9bb02a2f941ece2e20aMD51THUMBNAIL000422110.pdf.jpg000422110.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1411http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20998/3/000422110.pdf.jpg111ea636f40992c27d8fbd11b017c600MD5310183/209982021-12-06 05:37:52.02965oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20998Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:37:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Elaboração de projetos, hipermídia e E-learning-by-doing : ferramentas pedagógicas para o ensino de engenharia
dc.title.alternative.en.fl_str_mv On the planning of engineering design, hypermedia and E-learning-by-doing: pedagogical tools for engineering education
title Elaboração de projetos, hipermídia e E-learning-by-doing : ferramentas pedagógicas para o ensino de engenharia
spellingShingle Elaboração de projetos, hipermídia e E-learning-by-doing : ferramentas pedagógicas para o ensino de engenharia
Timm, Maria Isabel
Engenharia
Ensino
Inovação tenológica
Hipermídia
Ambiente de aprendizagem
Ensino a distância
Engineering teaching
Engineering projects
Distance education
E-learning-by-doing
title_short Elaboração de projetos, hipermídia e E-learning-by-doing : ferramentas pedagógicas para o ensino de engenharia
title_full Elaboração de projetos, hipermídia e E-learning-by-doing : ferramentas pedagógicas para o ensino de engenharia
title_fullStr Elaboração de projetos, hipermídia e E-learning-by-doing : ferramentas pedagógicas para o ensino de engenharia
title_full_unstemmed Elaboração de projetos, hipermídia e E-learning-by-doing : ferramentas pedagógicas para o ensino de engenharia
title_sort Elaboração de projetos, hipermídia e E-learning-by-doing : ferramentas pedagógicas para o ensino de engenharia
author Timm, Maria Isabel
author_facet Timm, Maria Isabel
Schnaid, Fernando
Amoretti, Maria Suzana Marc
author_role author
author2 Schnaid, Fernando
Amoretti, Maria Suzana Marc
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Timm, Maria Isabel
Schnaid, Fernando
Amoretti, Maria Suzana Marc
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia
Ensino
Inovação tenológica
Hipermídia
Ambiente de aprendizagem
Ensino a distância
topic Engenharia
Ensino
Inovação tenológica
Hipermídia
Ambiente de aprendizagem
Ensino a distância
Engineering teaching
Engineering projects
Distance education
E-learning-by-doing
dc.subject.eng.fl_str_mv Engineering teaching
Engineering projects
Distance education
E-learning-by-doing
description O artigo reflete sobre as necessidades apontadas por professores e pesquisadores da ·rea de Engenharia, relacionadas ‡ formaÁ„o de um profissional para alÈm das fortes habilidades tÈcnicas e matem·ticas. Sugere a elaboraÁ„o de projetos como ferramenta cognitiva e pedagÛgica capaz de viabilizar a integraÁ„o de conceitos teÛricos e pr·ticos, bem como de agregar outros elementos desej·veis ‡ formaÁ„o do referido profissional, como a vis„o multidisciplinar, o trabalho em equipe e a tomada de decisıes complexas. Sugere a oportunidade do uso de novas tecnologias educacionais, como a hipermÌdia e o ensino a dist‚ncia, como elementos de uma ecologia cognitiva igualmente necess·ria e estimulante ‡ formaÁ„o do engenheiro do sÈculo XXI. E discute o modelo e-learning-by-doing para a elaboraÁ„o de possÌveis cursos a dist‚ncia, destinados ao estudoensino de projetos de Engenharia.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-20T04:15:17Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/20998
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1516-084X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000422110
identifier_str_mv 1516-084X
000422110
url http://hdl.handle.net/10183/20998
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Informática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 6, n. 2 (jul./dez. 2003), p. 39-57
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20998/2/000422110.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20998/1/000422110.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20998/3/000422110.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f373fd7bc88c3e7b72cc23d257f50bf0
26c109267362f9bb02a2f941ece2e20a
111ea636f40992c27d8fbd11b017c600
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224709860229120