Elaboração de projetos, hipermídia e E-learning-by-doing : ferramentas pedagógicas para o ensino de engenharia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/20998 |
Resumo: | O artigo reflete sobre as necessidades apontadas por professores e pesquisadores da ·rea de Engenharia, relacionadas ‡ formaÁ„o de um profissional para alÈm das fortes habilidades tÈcnicas e matem·ticas. Sugere a elaboraÁ„o de projetos como ferramenta cognitiva e pedagÛgica capaz de viabilizar a integraÁ„o de conceitos teÛricos e pr·ticos, bem como de agregar outros elementos desej·veis ‡ formaÁ„o do referido profissional, como a vis„o multidisciplinar, o trabalho em equipe e a tomada de decisıes complexas. Sugere a oportunidade do uso de novas tecnologias educacionais, como a hipermÌdia e o ensino a dist‚ncia, como elementos de uma ecologia cognitiva igualmente necess·ria e estimulante ‡ formaÁ„o do engenheiro do sÈculo XXI. E discute o modelo e-learning-by-doing para a elaboraÁ„o de possÌveis cursos a dist‚ncia, destinados ao estudoensino de projetos de Engenharia. |
id |
UFRGS-2_077a248474fa84f949e935ec32481a77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20998 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Timm, Maria IsabelSchnaid, FernandoAmoretti, Maria Suzana Marc2010-04-20T04:15:17Z20031516-084Xhttp://hdl.handle.net/10183/20998000422110O artigo reflete sobre as necessidades apontadas por professores e pesquisadores da ·rea de Engenharia, relacionadas ‡ formaÁ„o de um profissional para alÈm das fortes habilidades tÈcnicas e matem·ticas. Sugere a elaboraÁ„o de projetos como ferramenta cognitiva e pedagÛgica capaz de viabilizar a integraÁ„o de conceitos teÛricos e pr·ticos, bem como de agregar outros elementos desej·veis ‡ formaÁ„o do referido profissional, como a vis„o multidisciplinar, o trabalho em equipe e a tomada de decisıes complexas. Sugere a oportunidade do uso de novas tecnologias educacionais, como a hipermÌdia e o ensino a dist‚ncia, como elementos de uma ecologia cognitiva igualmente necess·ria e estimulante ‡ formaÁ„o do engenheiro do sÈculo XXI. E discute o modelo e-learning-by-doing para a elaboraÁ„o de possÌveis cursos a dist‚ncia, destinados ao estudoensino de projetos de Engenharia.This work resumes new Engineering Education needs to XXI Century, including muldisiciplinar approaches, team work and dynamic pedagogic models to integrate theoretical and practice contents, besides strong mathematics and technical skills. It suggests the use of new educational technologies, like hypermedia and distance education, as a good and stimulating cognitive environment to test new educational approaches and discusses the possible use of Roger Shankís (2002) e-learning-by-doing model to learn and teach Engineering projects, through distance education.application/pdfporInformática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 6, n. 2 (jul./dez. 2003), p. 39-57EngenhariaEnsinoInovação tenológicaHipermídiaAmbiente de aprendizagemEnsino a distânciaEngineering teachingEngineering projectsDistance educationE-learning-by-doingElaboração de projetos, hipermídia e E-learning-by-doing : ferramentas pedagógicas para o ensino de engenhariaOn the planning of engineering design, hypermedia and E-learning-by-doing: pedagogical tools for engineering education info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000422110.pdf.txt000422110.pdf.txtExtracted Texttext/plain60256http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20998/2/000422110.pdf.txtf373fd7bc88c3e7b72cc23d257f50bf0MD52ORIGINAL000422110.pdf000422110.pdfTexto completoapplication/pdf92568http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20998/1/000422110.pdf26c109267362f9bb02a2f941ece2e20aMD51THUMBNAIL000422110.pdf.jpg000422110.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1411http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20998/3/000422110.pdf.jpg111ea636f40992c27d8fbd11b017c600MD5310183/209982021-12-06 05:37:52.02965oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20998Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:37:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Elaboração de projetos, hipermídia e E-learning-by-doing : ferramentas pedagógicas para o ensino de engenharia |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
On the planning of engineering design, hypermedia and E-learning-by-doing: pedagogical tools for engineering education |
title |
Elaboração de projetos, hipermídia e E-learning-by-doing : ferramentas pedagógicas para o ensino de engenharia |
spellingShingle |
Elaboração de projetos, hipermídia e E-learning-by-doing : ferramentas pedagógicas para o ensino de engenharia Timm, Maria Isabel Engenharia Ensino Inovação tenológica Hipermídia Ambiente de aprendizagem Ensino a distância Engineering teaching Engineering projects Distance education E-learning-by-doing |
title_short |
Elaboração de projetos, hipermídia e E-learning-by-doing : ferramentas pedagógicas para o ensino de engenharia |
title_full |
Elaboração de projetos, hipermídia e E-learning-by-doing : ferramentas pedagógicas para o ensino de engenharia |
title_fullStr |
Elaboração de projetos, hipermídia e E-learning-by-doing : ferramentas pedagógicas para o ensino de engenharia |
title_full_unstemmed |
Elaboração de projetos, hipermídia e E-learning-by-doing : ferramentas pedagógicas para o ensino de engenharia |
title_sort |
Elaboração de projetos, hipermídia e E-learning-by-doing : ferramentas pedagógicas para o ensino de engenharia |
author |
Timm, Maria Isabel |
author_facet |
Timm, Maria Isabel Schnaid, Fernando Amoretti, Maria Suzana Marc |
author_role |
author |
author2 |
Schnaid, Fernando Amoretti, Maria Suzana Marc |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Timm, Maria Isabel Schnaid, Fernando Amoretti, Maria Suzana Marc |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia Ensino Inovação tenológica Hipermídia Ambiente de aprendizagem Ensino a distância |
topic |
Engenharia Ensino Inovação tenológica Hipermídia Ambiente de aprendizagem Ensino a distância Engineering teaching Engineering projects Distance education E-learning-by-doing |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Engineering teaching Engineering projects Distance education E-learning-by-doing |
description |
O artigo reflete sobre as necessidades apontadas por professores e pesquisadores da ·rea de Engenharia, relacionadas ‡ formaÁ„o de um profissional para alÈm das fortes habilidades tÈcnicas e matem·ticas. Sugere a elaboraÁ„o de projetos como ferramenta cognitiva e pedagÛgica capaz de viabilizar a integraÁ„o de conceitos teÛricos e pr·ticos, bem como de agregar outros elementos desej·veis ‡ formaÁ„o do referido profissional, como a vis„o multidisciplinar, o trabalho em equipe e a tomada de decisıes complexas. Sugere a oportunidade do uso de novas tecnologias educacionais, como a hipermÌdia e o ensino a dist‚ncia, como elementos de uma ecologia cognitiva igualmente necess·ria e estimulante ‡ formaÁ„o do engenheiro do sÈculo XXI. E discute o modelo e-learning-by-doing para a elaboraÁ„o de possÌveis cursos a dist‚ncia, destinados ao estudoensino de projetos de Engenharia. |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-04-20T04:15:17Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/20998 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1516-084X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000422110 |
identifier_str_mv |
1516-084X 000422110 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/20998 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Informática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 6, n. 2 (jul./dez. 2003), p. 39-57 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20998/2/000422110.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20998/1/000422110.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20998/3/000422110.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f373fd7bc88c3e7b72cc23d257f50bf0 26c109267362f9bb02a2f941ece2e20a 111ea636f40992c27d8fbd11b017c600 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224709860229120 |