Ambientalização curricular na formação inicial de professores de ciência da natureza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Waszak, Jaqueline Gomes Nunes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/172171
Resumo: A temática ambiental constitui um tema de extrema relevância social, o qual envolve não apenas o ensino formal, mas também o ensino em caráter não formal. Suas abordagens em diferentes espaços-tempos, configuram-se como uma via de acesso para a compreensão das relações sociais, culturais e biológicas que constituem o ambiente, indo ao encontro do direito das pessoas em compreender o mundo em que vivem e de exercer a cidadania de modo crítico e reflexivo. Partindo de tais aspectos, e do reconhecimento das instituições de ensino como espaço de construção de saberes e formação para a ética ambiental, a pesquisa busca, por meio da investigação em um curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, ofertado pela Universidade Federal do PAMPA (UNIPAMPA) – Câmpus Uruguaiana, caracterizar e refletir sobre o processo de ambientalização do currículo formativo de professores, entendido não apenas pela definição da temática ambiental dentro dos conteúdos, mas pelas repercussões sobre o cotidiano dessa instituição, da organização da mesma e das relações existentes entre os diferentes membros que compõem a comunidade acadêmica. Para isso, o presente trabalho conta com uma pesquisa, de caráter qualitativo, que segundo Bogdan e Biklen (1994), reflete um diálogo entre os sujeitos e possibilita a compreensão dos processos. Como instrumentos, foram utilizadas a análise de documentos oficiais e identitários da instituição (PDI e PPC) e as entrevistas semiestruturadas com gestores, docentes e discentes do curso, ambas as análises construídas na perspectiva da análise de conteúdo (BARDIN, 2009), tendo como base os indicadores propostos por um grupo de pesquisadores que compõem a Rede de Ambientalização Curricular do Ensino Superior (ACES). Após análise, dentro do currículo do curso selecionado, foi possível perceber que, embora tenhamos a presença de todos os indicadores, ainda existem limitações para as abordagens da temática ambiental. No entanto, também foi possível identificar que esse curso, com sua perspectiva inovadora, vem se consolidando diante da sociedade, pela constante reflexão, promovida por sua comunidade acadêmica, sendo esse, um aspecto potencializador para pensarmos, refletirmos e problematizarmos o local que vem sendo ocupado pela temática ambiental.
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Partindo de tais aspectos, e do reconhecimento das instituições de ensino como espaço de construção de saberes e formação para a ética ambiental, a pesquisa busca, por meio da investigação em um curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, ofertado pela Universidade Federal do PAMPA (UNIPAMPA) – Câmpus Uruguaiana, caracterizar e refletir sobre o processo de ambientalização do currículo formativo de professores, entendido não apenas pela definição da temática ambiental dentro dos conteúdos, mas pelas repercussões sobre o cotidiano dessa instituição, da organização da mesma e das relações existentes entre os diferentes membros que compõem a comunidade acadêmica. Para isso, o presente trabalho conta com uma pesquisa, de caráter qualitativo, que segundo Bogdan e Biklen (1994), reflete um diálogo entre os sujeitos e possibilita a compreensão dos processos. Como instrumentos, foram utilizadas a análise de documentos oficiais e identitários da instituição (PDI e PPC) e as entrevistas semiestruturadas com gestores, docentes e discentes do curso, ambas as análises construídas na perspectiva da análise de conteúdo (BARDIN, 2009), tendo como base os indicadores propostos por um grupo de pesquisadores que compõem a Rede de Ambientalização Curricular do Ensino Superior (ACES). Após análise, dentro do currículo do curso selecionado, foi possível perceber que, embora tenhamos a presença de todos os indicadores, ainda existem limitações para as abordagens da temática ambiental. No entanto, também foi possível identificar que esse curso, com sua perspectiva inovadora, vem se consolidando diante da sociedade, pela constante reflexão, promovida por sua comunidade acadêmica, sendo esse, um aspecto potencializador para pensarmos, refletirmos e problematizarmos o local que vem sendo ocupado pela temática ambiental.The environmental theme has large social relevance, which includes not only formal, but also non-formal teaching. Its approaches in different times and spaces set up as access to comprehend social, cultural and biological relationships which constitute the environment, in accordance with people’s rights to understand the world they live in and exercise their citizenship in a critical and reflexive way. Starting from these aspects and also from recognizing teaching institutions as a place of knowledge construction and environmental ethics formation, this paper intends to characterize and reflect upon the process of environmentalization of the teacher formation curriculum of a graduate course of teacher formation in natural sciences, offered by Federal University of Pampa (UNIPAMPA) – campus Uruguaiana. This analysis understands the curriculum not only as definition of the environmental theme within the contents, but also as the repercussions about the institution’s routine, its organization and the relationships among the different members that constitute the academic community. To reach the present study’s objective, this paper relies on qualitative research which, according to Bogdan and Biklen (1994), reflects a dialogue between the subjects and enables the comprehension of the processes. The instruments used were a documental analysis of the Institutional Development Plan and the Course’s Pedagogical Project (PDI and PPC) and demi-structured interviews with managers, teachers and students of the course of teacher’s formation, both of them built on the Bardin’s content analysis perspective (BARDIN, 2009), and having as baseline the indicators proposed by a group of researchers that compose the Higher Education Curricular Environmentalization Network (ACES). After examining the selected course’s curriculum, it was possible to perceive that although all the indicators are present, there are limitations to the environmental theme approach yet. Nevertheless, it was also possible to verify that this course, with this innovative perspective, is consolidating its position before the society, by its constant reflection promoted by its academic community, which improves our thinking, reflection, and problematization of the place occupied by environmental theme.application/pdfporFormação de professoresCiências ambientaisCurricular EnvironmentalizationInterdisciplinary CurriculumTeacher’s FormationAmbientalização curricular na formação inicial de professores de ciência da naturezainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001058381.pdf001058381.pdfTexto completoapplication/pdf2452716http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172171/1/001058381.pdf92bea6ea526b0025e29f2cc50204e044MD51TEXT001058381.pdf.txt001058381.pdf.txtExtracted Texttext/plain339492http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172171/2/001058381.pdf.txt247172b753e70d4aa762c1b5b0343229MD52THUMBNAIL001058381.pdf.jpg001058381.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1121http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172171/3/001058381.pdf.jpg251e4e94f15aeec5705eff9376f34e77MD5310183/1721712021-05-07 05:07:11.130188oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172171Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T08:07:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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