Dois monólogos não fazem um diálogo : jovens e ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Carmem Zeli de Vargas
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Seffner, Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/140118
Resumo: Pautado em alguns estudos de pesquisadores que têm produzido conhecimento sobre as conexões entre culturas juvenis e escola, o texto aponta diferentes contornos que ampliam a visão tradicional da juventude como tempo de problemas e dos jovens como indivíduos na contramão do sistema escolar. Ao mesmo tempo, o texto propõe questões que ampliam o debate em torno do ensino médio para pensar temas relacionados às juventudes, compreendendo que os jovens possuem saberes gestados em diferentes espaços educativos, sujeitos a múltiplas pedagogias culturais, o que implica atenção em pensar conteúdos e métodos de ensino. As ideias aqui reunidas pretendem instigar discussões entre jovens e educadores, buscando ressignificar os sentidos atribuídos ao Ensino Médio.
id UFRGS-2_078e6be913fa69655f1a90756cf4ec04
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140118
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gil, Carmem Zeli de VargasSeffner, Fernando2016-05-04T02:07:15Z20160100-3143http://hdl.handle.net/10183/140118000982666Pautado em alguns estudos de pesquisadores que têm produzido conhecimento sobre as conexões entre culturas juvenis e escola, o texto aponta diferentes contornos que ampliam a visão tradicional da juventude como tempo de problemas e dos jovens como indivíduos na contramão do sistema escolar. Ao mesmo tempo, o texto propõe questões que ampliam o debate em torno do ensino médio para pensar temas relacionados às juventudes, compreendendo que os jovens possuem saberes gestados em diferentes espaços educativos, sujeitos a múltiplas pedagogias culturais, o que implica atenção em pensar conteúdos e métodos de ensino. As ideias aqui reunidas pretendem instigar discussões entre jovens e educadores, buscando ressignificar os sentidos atribuídos ao Ensino Médio.Based on some studies about the connections between youth culture and school, the text questions the traditional view of youth as troubled times and young people as individuals against the school system. At the same time, the text poses questions that broaden the debate concerning the secondary education to consider issues related to youth cultures. The young people possess knowledge generated in different educational scopes, subject to multiple cultural pedagogies, which demands attention to thinking about contents and teaching methods. The ideas here gathered are intended to instigate debates among young people and educators, seeking to reframe the meanings assigned to the Secondary Education.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 41, n.1 (jan./mar. 2016), p. 175-192Ensino médioJuventudeDesigualdadeYouthSecondary educationParticipationInequalitiesDois monólogos não fazem um diálogo : jovens e ensino médioTwo Monologues Do Not Make a Dialogue : youth and secondary educationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982666.pdf000982666.pdfTexto completoapplication/pdf227809http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140118/1/000982666.pdf641a7ae5ea97b495a79631a338b02548MD51TEXT000982666.pdf.txt000982666.pdf.txtExtracted Texttext/plain54186http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140118/2/000982666.pdf.txt9b195a9cc4763fe244622fd8c1ee369aMD52THUMBNAIL000982666.pdf.jpg000982666.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1321http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140118/3/000982666.pdf.jpgd3d690123be65cc61358f13b7064b027MD5310183/1401182018-10-25 09:24:06.802oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140118Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:24:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dois monólogos não fazem um diálogo : jovens e ensino médio
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Two Monologues Do Not Make a Dialogue : youth and secondary education
title Dois monólogos não fazem um diálogo : jovens e ensino médio
spellingShingle Dois monólogos não fazem um diálogo : jovens e ensino médio
Gil, Carmem Zeli de Vargas
Ensino médio
Juventude
Desigualdade
Youth
Secondary education
Participation
Inequalities
title_short Dois monólogos não fazem um diálogo : jovens e ensino médio
title_full Dois monólogos não fazem um diálogo : jovens e ensino médio
title_fullStr Dois monólogos não fazem um diálogo : jovens e ensino médio
title_full_unstemmed Dois monólogos não fazem um diálogo : jovens e ensino médio
title_sort Dois monólogos não fazem um diálogo : jovens e ensino médio
author Gil, Carmem Zeli de Vargas
author_facet Gil, Carmem Zeli de Vargas
Seffner, Fernando
author_role author
author2 Seffner, Fernando
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Carmem Zeli de Vargas
Seffner, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Juventude
Desigualdade
topic Ensino médio
Juventude
Desigualdade
Youth
Secondary education
Participation
Inequalities
dc.subject.eng.fl_str_mv Youth
Secondary education
Participation
Inequalities
description Pautado em alguns estudos de pesquisadores que têm produzido conhecimento sobre as conexões entre culturas juvenis e escola, o texto aponta diferentes contornos que ampliam a visão tradicional da juventude como tempo de problemas e dos jovens como indivíduos na contramão do sistema escolar. Ao mesmo tempo, o texto propõe questões que ampliam o debate em torno do ensino médio para pensar temas relacionados às juventudes, compreendendo que os jovens possuem saberes gestados em diferentes espaços educativos, sujeitos a múltiplas pedagogias culturais, o que implica atenção em pensar conteúdos e métodos de ensino. As ideias aqui reunidas pretendem instigar discussões entre jovens e educadores, buscando ressignificar os sentidos atribuídos ao Ensino Médio.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-04T02:07:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/140118
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-3143
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000982666
identifier_str_mv 0100-3143
000982666
url http://hdl.handle.net/10183/140118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 41, n.1 (jan./mar. 2016), p. 175-192
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140118/1/000982666.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140118/2/000982666.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140118/3/000982666.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 641a7ae5ea97b495a79631a338b02548
9b195a9cc4763fe244622fd8c1ee369a
d3d690123be65cc61358f13b7064b027
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224897242857472