Dois monólogos não fazem um diálogo : jovens e ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/140118 |
Resumo: | Pautado em alguns estudos de pesquisadores que têm produzido conhecimento sobre as conexões entre culturas juvenis e escola, o texto aponta diferentes contornos que ampliam a visão tradicional da juventude como tempo de problemas e dos jovens como indivíduos na contramão do sistema escolar. Ao mesmo tempo, o texto propõe questões que ampliam o debate em torno do ensino médio para pensar temas relacionados às juventudes, compreendendo que os jovens possuem saberes gestados em diferentes espaços educativos, sujeitos a múltiplas pedagogias culturais, o que implica atenção em pensar conteúdos e métodos de ensino. As ideias aqui reunidas pretendem instigar discussões entre jovens e educadores, buscando ressignificar os sentidos atribuídos ao Ensino Médio. |
id |
UFRGS-2_078e6be913fa69655f1a90756cf4ec04 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140118 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gil, Carmem Zeli de VargasSeffner, Fernando2016-05-04T02:07:15Z20160100-3143http://hdl.handle.net/10183/140118000982666Pautado em alguns estudos de pesquisadores que têm produzido conhecimento sobre as conexões entre culturas juvenis e escola, o texto aponta diferentes contornos que ampliam a visão tradicional da juventude como tempo de problemas e dos jovens como indivíduos na contramão do sistema escolar. Ao mesmo tempo, o texto propõe questões que ampliam o debate em torno do ensino médio para pensar temas relacionados às juventudes, compreendendo que os jovens possuem saberes gestados em diferentes espaços educativos, sujeitos a múltiplas pedagogias culturais, o que implica atenção em pensar conteúdos e métodos de ensino. As ideias aqui reunidas pretendem instigar discussões entre jovens e educadores, buscando ressignificar os sentidos atribuídos ao Ensino Médio.Based on some studies about the connections between youth culture and school, the text questions the traditional view of youth as troubled times and young people as individuals against the school system. At the same time, the text poses questions that broaden the debate concerning the secondary education to consider issues related to youth cultures. The young people possess knowledge generated in different educational scopes, subject to multiple cultural pedagogies, which demands attention to thinking about contents and teaching methods. The ideas here gathered are intended to instigate debates among young people and educators, seeking to reframe the meanings assigned to the Secondary Education.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 41, n.1 (jan./mar. 2016), p. 175-192Ensino médioJuventudeDesigualdadeYouthSecondary educationParticipationInequalitiesDois monólogos não fazem um diálogo : jovens e ensino médioTwo Monologues Do Not Make a Dialogue : youth and secondary educationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982666.pdf000982666.pdfTexto completoapplication/pdf227809http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140118/1/000982666.pdf641a7ae5ea97b495a79631a338b02548MD51TEXT000982666.pdf.txt000982666.pdf.txtExtracted Texttext/plain54186http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140118/2/000982666.pdf.txt9b195a9cc4763fe244622fd8c1ee369aMD52THUMBNAIL000982666.pdf.jpg000982666.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1321http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140118/3/000982666.pdf.jpgd3d690123be65cc61358f13b7064b027MD5310183/1401182018-10-25 09:24:06.802oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140118Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-25T12:24:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Dois monólogos não fazem um diálogo : jovens e ensino médio |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Two Monologues Do Not Make a Dialogue : youth and secondary education |
title |
Dois monólogos não fazem um diálogo : jovens e ensino médio |
spellingShingle |
Dois monólogos não fazem um diálogo : jovens e ensino médio Gil, Carmem Zeli de Vargas Ensino médio Juventude Desigualdade Youth Secondary education Participation Inequalities |
title_short |
Dois monólogos não fazem um diálogo : jovens e ensino médio |
title_full |
Dois monólogos não fazem um diálogo : jovens e ensino médio |
title_fullStr |
Dois monólogos não fazem um diálogo : jovens e ensino médio |
title_full_unstemmed |
Dois monólogos não fazem um diálogo : jovens e ensino médio |
title_sort |
Dois monólogos não fazem um diálogo : jovens e ensino médio |
author |
Gil, Carmem Zeli de Vargas |
author_facet |
Gil, Carmem Zeli de Vargas Seffner, Fernando |
author_role |
author |
author2 |
Seffner, Fernando |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gil, Carmem Zeli de Vargas Seffner, Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino médio Juventude Desigualdade |
topic |
Ensino médio Juventude Desigualdade Youth Secondary education Participation Inequalities |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Youth Secondary education Participation Inequalities |
description |
Pautado em alguns estudos de pesquisadores que têm produzido conhecimento sobre as conexões entre culturas juvenis e escola, o texto aponta diferentes contornos que ampliam a visão tradicional da juventude como tempo de problemas e dos jovens como indivíduos na contramão do sistema escolar. Ao mesmo tempo, o texto propõe questões que ampliam o debate em torno do ensino médio para pensar temas relacionados às juventudes, compreendendo que os jovens possuem saberes gestados em diferentes espaços educativos, sujeitos a múltiplas pedagogias culturais, o que implica atenção em pensar conteúdos e métodos de ensino. As ideias aqui reunidas pretendem instigar discussões entre jovens e educadores, buscando ressignificar os sentidos atribuídos ao Ensino Médio. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-04T02:07:15Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/140118 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0100-3143 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000982666 |
identifier_str_mv |
0100-3143 000982666 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/140118 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 41, n.1 (jan./mar. 2016), p. 175-192 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140118/1/000982666.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140118/2/000982666.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140118/3/000982666.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
641a7ae5ea97b495a79631a338b02548 9b195a9cc4763fe244622fd8c1ee369a d3d690123be65cc61358f13b7064b027 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724979608813568 |