Preceptorship : an analysis within the phenomenological perspective
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/38474 |
Resumo: | Objetivo: Este estudo teve como objetivos compreender e interpretar os sentidos do fazer preceptoria, tal como ela se mostra para os alunos de um Curso de Graduação em Enfermagem. Métodos: Nessa busca utilizamo-nos da pesquisa de natureza qualitativa, modalidade fenomenológica. Foram realizadas entrevistas com oito preceptorandos, sujeitos deste estudo, a partir da pergunta norteadora: .O que é preceptoria para você?.. Resultados: Após a análise das descrições, emergiram as seguintes categorias temáticas: aproximação, coexistência, formação e orientação. Conclusões: A preceptoria mostrou-se como ação educativa que remete a uma situacionalidade que se desdobra na tridimensionalidade pessoal, cidadã e profissional. A partir dessa construção, sempre inacabada, necessário se fez refletir sobre a formação do enfermeiro. |
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Silva, Gilberto Tadeu Reis daEspósito, Vitória Helena CunhaNunes, Dulce Maria2012-03-31T01:21:05Z20080103-2100http://hdl.handle.net/10183/38474000666080Objetivo: Este estudo teve como objetivos compreender e interpretar os sentidos do fazer preceptoria, tal como ela se mostra para os alunos de um Curso de Graduação em Enfermagem. Métodos: Nessa busca utilizamo-nos da pesquisa de natureza qualitativa, modalidade fenomenológica. Foram realizadas entrevistas com oito preceptorandos, sujeitos deste estudo, a partir da pergunta norteadora: .O que é preceptoria para você?.. Resultados: Após a análise das descrições, emergiram as seguintes categorias temáticas: aproximação, coexistência, formação e orientação. Conclusões: A preceptoria mostrou-se como ação educativa que remete a uma situacionalidade que se desdobra na tridimensionalidade pessoal, cidadã e profissional. A partir dessa construção, sempre inacabada, necessário se fez refletir sobre a formação do enfermeiro.Objective: This study aimed to understand and interpret the meanings of preceptorship, as it shows itself to the students of an Undergraduate Nursing course. Method: In this study, a qualitative research was used, in the phenomenological modality. Eight students undergoing preceptorships were interviewed, the subjects of this study, with the guiding question: .What is a preceptorship for you?. Results: After the analysis of the descriptions, the following thematic categories emerged: approximation, coexistence, education and orientation. Conclusions: Preceptorship was shown to be an educative action, referring to a situationality that unfolds in three dimensions: personal, citizenship and professional. From this construction, always unfinished, it was necessary to reflect about the education of the nurse.Objetivo: En este estudio se tuvo como objetivo comprender e interpretar el sentido de hacer preceptoria, tal como se muestra a los alumnos de un curso de Pregrado en Enfermería. Métodos: En esa búsqueda utilizamos la investigación de naturaleza cualitativa, modalidad fenomenológica. Se llevaron a cabo entrevistas con ocho preceptorandos, sujetos de este estudio, a partir de la pregunta orientadora: .Qué es preceptoria para ti?.. Resultados: Después del análisis de las descripciones, emergieron las siguientes categorías temáticas: aproximación, coexistencia, formación y orientación. Conclusiones: La preceptoria se mostró como acción educativa que remite a una situación que se desdobla en la tridimensionalidad personal, ciudadana y profesional. A partir de esa construcción, siempre inacabada, se hace necesario reflexionar sobre la formación del enfermero.application/pdfapplication/pdfengActa paulista de enfermagem. São Paulo. Vol. 21, n.3 (jul./set. 2008), p. 460-465Tutoria : Enfermagem : GraduaçãoEnfermagem : GraduaçãoEnfermagemQualificação profissionalPreceptorshipNursing educationNursing researchTutoria, Educación en enfermeríaInvestigación en enfermeríaPreceptorship : an analysis within the phenomenological perspectivePreceptoria : um olhar sob a ótica fenomenológica um olhar sob a ótica fenomenológicaPreceptoria : una mirada bajo la óptica fenomenológicainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000666080-02.pdf.txt000666080-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain32431http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/38474/3/000666080-02.pdf.txtf232e1142ffecb5b4fd29aad2c8b35d9MD53000666080.pdf.txt000666080.pdf.txtExtracted Texttext/plain32568http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/38474/4/000666080.pdf.txtef894e63680ec247761bd9461433755fMD54ORIGINAL000666080.pdf000666080.pdfTexto completo (inglês)application/pdf272086http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/38474/1/000666080.pdf7f00bf3f820f4e6eec0515e256fd9379MD51000666080-02.pdf000666080-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf252382http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/38474/2/000666080-02.pdfc9ce2fbb0888c141cfaee616a97e0f08MD52THUMBNAIL000666080.pdf.jpg000666080.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2085http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/38474/5/000666080.pdf.jpgeb5365af1c0ae684c7212b701e70b2fcMD55000666080-02.pdf.jpg000666080-02.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2128http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/38474/6/000666080-02.pdf.jpgc319237ddc7de3f3abc152204fd15470MD5610183/384742021-06-13 04:31:47.291632oai:www.lume.ufrgs.br:10183/38474Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-06-13T07:31:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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