Educação Infantil, docência e arte contemporânea : encontros entre crianças e instalações efêmeras de jogo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Nathalia Scheuermann dos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Carvalho, Rodrigo Saballa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/267875
Resumo: A partir dos Estudos Sociais da Infância e das discussões sobre arte contemporânea e Educação Infantil, o objetivo do artigo é discutir a proposição de instalações efêmeras de jogo enquanto possibilidade de abordagem da arte com as crianças. Em tal direção, o foco de discussão são as relações entre Educação Infantil, docência e arte contemporânea, bem como os conceitos de instalação efêmera de jogo e de performance em situações de brincadeira vivenciadas por crianças. Metodologicamente, o artigo está organizado em três etapas. Na primeira etapa, é apresentada uma revisão bibliográfica sobre a temática da arte contemporânea e da Educação Infantil. Na segunda etapa, são evidenciadas inspirações artísticas e perspectivas pedagógicas para o trabalho com instalações efêmeras de jogo com as crianças. Por sua vez, na terceira etapa, é compartilhado um episódio decorrente de uma investigação, vivenciado por quatro crianças com idades entre 4 e 5 anos durante a realização de uma proposta de instalação efêmera de jogo. Com base nas discussões no âmbito do artigo, é possível inferir a potência das instalações efêmeras de jogo enquanto modo de aproximação entre a Educação Infantil e a arte contemporânea, assim como a relevância das instalações enquanto contextos promotores de brincadeiras, interações e performances pelas crianças.
id UFRGS-2_081e19ff65019a4a07e3df74adaf9eb4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267875
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Nathalia Scheuermann dosCarvalho, Rodrigo Saballa de2023-12-01T03:26:13Z20231676-840Xhttp://hdl.handle.net/10183/267875001189178A partir dos Estudos Sociais da Infância e das discussões sobre arte contemporânea e Educação Infantil, o objetivo do artigo é discutir a proposição de instalações efêmeras de jogo enquanto possibilidade de abordagem da arte com as crianças. Em tal direção, o foco de discussão são as relações entre Educação Infantil, docência e arte contemporânea, bem como os conceitos de instalação efêmera de jogo e de performance em situações de brincadeira vivenciadas por crianças. Metodologicamente, o artigo está organizado em três etapas. Na primeira etapa, é apresentada uma revisão bibliográfica sobre a temática da arte contemporânea e da Educação Infantil. Na segunda etapa, são evidenciadas inspirações artísticas e perspectivas pedagógicas para o trabalho com instalações efêmeras de jogo com as crianças. Por sua vez, na terceira etapa, é compartilhado um episódio decorrente de uma investigação, vivenciado por quatro crianças com idades entre 4 e 5 anos durante a realização de uma proposta de instalação efêmera de jogo. Com base nas discussões no âmbito do artigo, é possível inferir a potência das instalações efêmeras de jogo enquanto modo de aproximação entre a Educação Infantil e a arte contemporânea, assim como a relevância das instalações enquanto contextos promotores de brincadeiras, interações e performances pelas crianças.Based on Social Studies of Childhood and discussions on contemporary art and Early Childhood Education, the aim of the article is to discuss the proposition of ephemeral installations for play as a possibility of approaching art with children. In this direction, the focus of discussion is the relationship between Early Childhood Education, teaching, and contemporary art, as well as the concepts of ephemeral installations for play and performance in situations of play experienced by children. Methodologically, the article is organized in three parts. In the first part, a literature review of contemporary art and Early Childhood Education is presented. The second part highlights artistic inspirations and pedagogical perspectives for working with children and ephemeral installations for play. Finally, in the third part, an episode resulting from a research project is shared, experienced by four children aged between 4 and 5 years during a proposal for an ephemeral installation for play. Based on the discussions within the scope of the article, it is possible to infer the power of ephemeral installations for play in bringing Early Childhood Education and contemporary art closer together, as well as the relevance of installations as contexts that promote children’s play, interactions, and performances.application/pdfporRevista Pró-Discente. Caderno de produção acadêmico-científica (UFES). Vitória, ES. Vol. 29, n. 1 (2023), p. 32-51Educação infantilArte contemporâneaDocênciaJogosEarly childhood educationContemporary artTeachingResearch with childrenInstallations for playEducação Infantil, docência e arte contemporânea : encontros entre crianças e instalações efêmeras de jogoEarly Childhood Education, teaching and contemporary art : encounters between children and ephemeral installations for playinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001189178.pdf.txt001189178.pdf.txtExtracted Texttext/plain44024http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267875/2/001189178.pdf.txt26bb800c508b147e7f71a83078401e81MD52ORIGINAL001189178.pdfTexto completoapplication/pdf1103631http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267875/1/001189178.pdf09ab971abc22309c6af6bae1bcf69d20MD5110183/2678752023-12-02 04:25:32.119411oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267875Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-02T06:25:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação Infantil, docência e arte contemporânea : encontros entre crianças e instalações efêmeras de jogo
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Early Childhood Education, teaching and contemporary art : encounters between children and ephemeral installations for play
title Educação Infantil, docência e arte contemporânea : encontros entre crianças e instalações efêmeras de jogo
spellingShingle Educação Infantil, docência e arte contemporânea : encontros entre crianças e instalações efêmeras de jogo
Santos, Nathalia Scheuermann dos
Educação infantil
Arte contemporânea
Docência
Jogos
Early childhood education
Contemporary art
Teaching
Research with children
Installations for play
title_short Educação Infantil, docência e arte contemporânea : encontros entre crianças e instalações efêmeras de jogo
title_full Educação Infantil, docência e arte contemporânea : encontros entre crianças e instalações efêmeras de jogo
title_fullStr Educação Infantil, docência e arte contemporânea : encontros entre crianças e instalações efêmeras de jogo
title_full_unstemmed Educação Infantil, docência e arte contemporânea : encontros entre crianças e instalações efêmeras de jogo
title_sort Educação Infantil, docência e arte contemporânea : encontros entre crianças e instalações efêmeras de jogo
author Santos, Nathalia Scheuermann dos
author_facet Santos, Nathalia Scheuermann dos
Carvalho, Rodrigo Saballa de
author_role author
author2 Carvalho, Rodrigo Saballa de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Nathalia Scheuermann dos
Carvalho, Rodrigo Saballa de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Arte contemporânea
Docência
Jogos
topic Educação infantil
Arte contemporânea
Docência
Jogos
Early childhood education
Contemporary art
Teaching
Research with children
Installations for play
dc.subject.eng.fl_str_mv Early childhood education
Contemporary art
Teaching
Research with children
Installations for play
description A partir dos Estudos Sociais da Infância e das discussões sobre arte contemporânea e Educação Infantil, o objetivo do artigo é discutir a proposição de instalações efêmeras de jogo enquanto possibilidade de abordagem da arte com as crianças. Em tal direção, o foco de discussão são as relações entre Educação Infantil, docência e arte contemporânea, bem como os conceitos de instalação efêmera de jogo e de performance em situações de brincadeira vivenciadas por crianças. Metodologicamente, o artigo está organizado em três etapas. Na primeira etapa, é apresentada uma revisão bibliográfica sobre a temática da arte contemporânea e da Educação Infantil. Na segunda etapa, são evidenciadas inspirações artísticas e perspectivas pedagógicas para o trabalho com instalações efêmeras de jogo com as crianças. Por sua vez, na terceira etapa, é compartilhado um episódio decorrente de uma investigação, vivenciado por quatro crianças com idades entre 4 e 5 anos durante a realização de uma proposta de instalação efêmera de jogo. Com base nas discussões no âmbito do artigo, é possível inferir a potência das instalações efêmeras de jogo enquanto modo de aproximação entre a Educação Infantil e a arte contemporânea, assim como a relevância das instalações enquanto contextos promotores de brincadeiras, interações e performances pelas crianças.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-01T03:26:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/267875
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1676-840X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001189178
identifier_str_mv 1676-840X
001189178
url http://hdl.handle.net/10183/267875
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Pró-Discente. Caderno de produção acadêmico-científica (UFES). Vitória, ES. Vol. 29, n. 1 (2023), p. 32-51
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267875/2/001189178.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267875/1/001189178.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 26bb800c508b147e7f71a83078401e81
09ab971abc22309c6af6bae1bcf69d20
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225106299551744