Educação Infantil, docência e arte contemporânea : encontros entre crianças e instalações efêmeras de jogo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/267875 |
Resumo: | A partir dos Estudos Sociais da Infância e das discussões sobre arte contemporânea e Educação Infantil, o objetivo do artigo é discutir a proposição de instalações efêmeras de jogo enquanto possibilidade de abordagem da arte com as crianças. Em tal direção, o foco de discussão são as relações entre Educação Infantil, docência e arte contemporânea, bem como os conceitos de instalação efêmera de jogo e de performance em situações de brincadeira vivenciadas por crianças. Metodologicamente, o artigo está organizado em três etapas. Na primeira etapa, é apresentada uma revisão bibliográfica sobre a temática da arte contemporânea e da Educação Infantil. Na segunda etapa, são evidenciadas inspirações artísticas e perspectivas pedagógicas para o trabalho com instalações efêmeras de jogo com as crianças. Por sua vez, na terceira etapa, é compartilhado um episódio decorrente de uma investigação, vivenciado por quatro crianças com idades entre 4 e 5 anos durante a realização de uma proposta de instalação efêmera de jogo. Com base nas discussões no âmbito do artigo, é possível inferir a potência das instalações efêmeras de jogo enquanto modo de aproximação entre a Educação Infantil e a arte contemporânea, assim como a relevância das instalações enquanto contextos promotores de brincadeiras, interações e performances pelas crianças. |
id |
UFRGS-2_081e19ff65019a4a07e3df74adaf9eb4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267875 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Nathalia Scheuermann dosCarvalho, Rodrigo Saballa de2023-12-01T03:26:13Z20231676-840Xhttp://hdl.handle.net/10183/267875001189178A partir dos Estudos Sociais da Infância e das discussões sobre arte contemporânea e Educação Infantil, o objetivo do artigo é discutir a proposição de instalações efêmeras de jogo enquanto possibilidade de abordagem da arte com as crianças. Em tal direção, o foco de discussão são as relações entre Educação Infantil, docência e arte contemporânea, bem como os conceitos de instalação efêmera de jogo e de performance em situações de brincadeira vivenciadas por crianças. Metodologicamente, o artigo está organizado em três etapas. Na primeira etapa, é apresentada uma revisão bibliográfica sobre a temática da arte contemporânea e da Educação Infantil. Na segunda etapa, são evidenciadas inspirações artísticas e perspectivas pedagógicas para o trabalho com instalações efêmeras de jogo com as crianças. Por sua vez, na terceira etapa, é compartilhado um episódio decorrente de uma investigação, vivenciado por quatro crianças com idades entre 4 e 5 anos durante a realização de uma proposta de instalação efêmera de jogo. Com base nas discussões no âmbito do artigo, é possível inferir a potência das instalações efêmeras de jogo enquanto modo de aproximação entre a Educação Infantil e a arte contemporânea, assim como a relevância das instalações enquanto contextos promotores de brincadeiras, interações e performances pelas crianças.Based on Social Studies of Childhood and discussions on contemporary art and Early Childhood Education, the aim of the article is to discuss the proposition of ephemeral installations for play as a possibility of approaching art with children. In this direction, the focus of discussion is the relationship between Early Childhood Education, teaching, and contemporary art, as well as the concepts of ephemeral installations for play and performance in situations of play experienced by children. Methodologically, the article is organized in three parts. In the first part, a literature review of contemporary art and Early Childhood Education is presented. The second part highlights artistic inspirations and pedagogical perspectives for working with children and ephemeral installations for play. Finally, in the third part, an episode resulting from a research project is shared, experienced by four children aged between 4 and 5 years during a proposal for an ephemeral installation for play. Based on the discussions within the scope of the article, it is possible to infer the power of ephemeral installations for play in bringing Early Childhood Education and contemporary art closer together, as well as the relevance of installations as contexts that promote children’s play, interactions, and performances.application/pdfporRevista Pró-Discente. Caderno de produção acadêmico-científica (UFES). Vitória, ES. Vol. 29, n. 1 (2023), p. 32-51Educação infantilArte contemporâneaDocênciaJogosEarly childhood educationContemporary artTeachingResearch with childrenInstallations for playEducação Infantil, docência e arte contemporânea : encontros entre crianças e instalações efêmeras de jogoEarly Childhood Education, teaching and contemporary art : encounters between children and ephemeral installations for playinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001189178.pdf.txt001189178.pdf.txtExtracted Texttext/plain44024http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267875/2/001189178.pdf.txt26bb800c508b147e7f71a83078401e81MD52ORIGINAL001189178.pdfTexto completoapplication/pdf1103631http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267875/1/001189178.pdf09ab971abc22309c6af6bae1bcf69d20MD5110183/2678752023-12-02 04:25:32.119411oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267875Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-02T06:25:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Infantil, docência e arte contemporânea : encontros entre crianças e instalações efêmeras de jogo |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Early Childhood Education, teaching and contemporary art : encounters between children and ephemeral installations for play |
title |
Educação Infantil, docência e arte contemporânea : encontros entre crianças e instalações efêmeras de jogo |
spellingShingle |
Educação Infantil, docência e arte contemporânea : encontros entre crianças e instalações efêmeras de jogo Santos, Nathalia Scheuermann dos Educação infantil Arte contemporânea Docência Jogos Early childhood education Contemporary art Teaching Research with children Installations for play |
title_short |
Educação Infantil, docência e arte contemporânea : encontros entre crianças e instalações efêmeras de jogo |
title_full |
Educação Infantil, docência e arte contemporânea : encontros entre crianças e instalações efêmeras de jogo |
title_fullStr |
Educação Infantil, docência e arte contemporânea : encontros entre crianças e instalações efêmeras de jogo |
title_full_unstemmed |
Educação Infantil, docência e arte contemporânea : encontros entre crianças e instalações efêmeras de jogo |
title_sort |
Educação Infantil, docência e arte contemporânea : encontros entre crianças e instalações efêmeras de jogo |
author |
Santos, Nathalia Scheuermann dos |
author_facet |
Santos, Nathalia Scheuermann dos Carvalho, Rodrigo Saballa de |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Rodrigo Saballa de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Nathalia Scheuermann dos Carvalho, Rodrigo Saballa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Arte contemporânea Docência Jogos |
topic |
Educação infantil Arte contemporânea Docência Jogos Early childhood education Contemporary art Teaching Research with children Installations for play |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Early childhood education Contemporary art Teaching Research with children Installations for play |
description |
A partir dos Estudos Sociais da Infância e das discussões sobre arte contemporânea e Educação Infantil, o objetivo do artigo é discutir a proposição de instalações efêmeras de jogo enquanto possibilidade de abordagem da arte com as crianças. Em tal direção, o foco de discussão são as relações entre Educação Infantil, docência e arte contemporânea, bem como os conceitos de instalação efêmera de jogo e de performance em situações de brincadeira vivenciadas por crianças. Metodologicamente, o artigo está organizado em três etapas. Na primeira etapa, é apresentada uma revisão bibliográfica sobre a temática da arte contemporânea e da Educação Infantil. Na segunda etapa, são evidenciadas inspirações artísticas e perspectivas pedagógicas para o trabalho com instalações efêmeras de jogo com as crianças. Por sua vez, na terceira etapa, é compartilhado um episódio decorrente de uma investigação, vivenciado por quatro crianças com idades entre 4 e 5 anos durante a realização de uma proposta de instalação efêmera de jogo. Com base nas discussões no âmbito do artigo, é possível inferir a potência das instalações efêmeras de jogo enquanto modo de aproximação entre a Educação Infantil e a arte contemporânea, assim como a relevância das instalações enquanto contextos promotores de brincadeiras, interações e performances pelas crianças. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-01T03:26:13Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/267875 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1676-840X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001189178 |
identifier_str_mv |
1676-840X 001189178 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/267875 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Pró-Discente. Caderno de produção acadêmico-científica (UFES). Vitória, ES. Vol. 29, n. 1 (2023), p. 32-51 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267875/2/001189178.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267875/1/001189178.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
26bb800c508b147e7f71a83078401e81 09ab971abc22309c6af6bae1bcf69d20 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447846968623104 |