Educação de jovens e adultos : encantamento e permanência na escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/115033 |
Resumo: | Esta pesquisa, desenvolvida em 2011 e 2012, buscou identificar fatores de permanência e encantamento do aluno com a escola, valorizando situações que diminuem os efeitos dos processos de exclusão na EJA. Buscou-se compreender que movimentos significam a escola. Considerando uma situação complexa na qual rivalizam evasão e permanência, perguntou-se: O que faz este educando permanecer na escola? O que acontece, durante sua caminhada, que faz com que ele mantenha o vínculo com a instituição? Paulo Freire, Luís Fernando Monteiro Mileto, Gerson Tavares do Carmo e Juarez Dayrell foram os referenciais teóricos. O trabalho empírico envolveu entrevista de noventa alunos em uma escola pública municipal (Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil). Concluiu-se que boa parte dos alunos entrevistados procura a EJA, nesta escola, motivada pela necessidade de mobilidade social, conhecimento ou certificação. Os fatores que determinam efetiva permanência estão articulados ao desejo de pertencimento ao grupo social ou à relevância e ao significado dos conteúdos aprendidos. |
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Machado, Jeferson VenturaFiss, Dóris Maria Luzzardi2015-04-08T01:58:45Z20141068-2341http://hdl.handle.net/10183/115033000954749Esta pesquisa, desenvolvida em 2011 e 2012, buscou identificar fatores de permanência e encantamento do aluno com a escola, valorizando situações que diminuem os efeitos dos processos de exclusão na EJA. Buscou-se compreender que movimentos significam a escola. Considerando uma situação complexa na qual rivalizam evasão e permanência, perguntou-se: O que faz este educando permanecer na escola? O que acontece, durante sua caminhada, que faz com que ele mantenha o vínculo com a instituição? Paulo Freire, Luís Fernando Monteiro Mileto, Gerson Tavares do Carmo e Juarez Dayrell foram os referenciais teóricos. O trabalho empírico envolveu entrevista de noventa alunos em uma escola pública municipal (Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil). Concluiu-se que boa parte dos alunos entrevistados procura a EJA, nesta escola, motivada pela necessidade de mobilidade social, conhecimento ou certificação. Os fatores que determinam efetiva permanência estão articulados ao desejo de pertencimento ao grupo social ou à relevância e ao significado dos conteúdos aprendidos.This research, conducted in 2011 and 2012, tried to identify the factors of student retention and enchantment with the school, valuing situations that reduce the effects of the processes of exclusion in EJA (Education for Youth and Adults. Considering a complex situation in which rivaling dropout and permanency, it was asked: What makes this learner stay at school? What happens during their journey that makes them keep their bound with the institution? Paulo Freire, Fernando Luís Monteiro Miletus, Gerson Tavares do Carmo and Juarez were Dayrell theoretical references. Empirical work included interviews of ninety students at a local public school (Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil). It was concluded that most of the students interviewed EJA looking at this school, were motivated by the need for social mobility, knowledge or certification. The factors, which determine effective permanency, are articulated as the desire of social group belonging or the relevance or to the meaning of learnt subjects.Esta investigación, llevada a cabo en 2011 y 2012, trató de identificar los factores de permanencia y encantamiento del alumno con la escuela, valorizando las situaciones que reducen los efectos de los procesos de exclusión en EJA. Se trató de entender que movimientos significan a la escuela. Teniendo en cuenta una situación compleja en la que rivalizan la evasión y la permanencia, se preguntó: ¿Qué lo hace permanecer a este educando en la escuela? ¿Qué sucede durante su camino, que lo hace mantener el vínculo con la institución? Paulo Freire, Luís Fernando Monteiro Mileto, Gerson Tavares do Carmo y Juárez Dayrell fueron los referenciales teóricos. El trabajo empírico incluyó entrevistas de noventa estudiantes en una escuela pública municipal (Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil). Se concluyó que la mayoría de los alumnos entrevistados busca a EJA, en esta escuela, motivados por la necesidad de la movilidad social, el conocimiento o la certificación. Los factores que determinan la permanencia efectiva se articulan al deseo de pertenecer a un grupo social o a la relevancia y al significado de los contenidos aprendidos.application/pdfporArquivos Analíticos de Políticas Educativas. Arizona. Vol. 22, n. 61 (jun. 2014), 34 f.Educação de jovens e adultosTrabalhoPermanência na escolaEducation for youth and adultsPermanencyExclusion processesCurriculumEducación de jóvenes y adultosProcesos de exclusiónCurrículoEducação de jovens e adultos : encantamento e permanência na escolaEducation for youth and adults : enchantment and permanency at schoolEducación de jóvenes y adultos : encantamiento y permanencia en la escuelaEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000954749.pdf000954749.pdfTexto completoapplication/pdf518818http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115033/1/000954749.pdf90029226283789f50616f3df49e9eb6eMD51TEXT000954749.pdf.txt000954749.pdf.txtExtracted Texttext/plain117851http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115033/2/000954749.pdf.txt7d454c76ea8f463b2a98fdc34725a856MD52THUMBNAIL000954749.pdf.jpg000954749.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2143http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115033/3/000954749.pdf.jpg87a570f88088170f566162d307bd324dMD5310183/1150332021-08-18 04:31:26.165494oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115033Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:31:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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