Educação de jovens e adultos : encantamento e permanência na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Jeferson Ventura
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Fiss, Dóris Maria Luzzardi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/115033
Resumo: Esta pesquisa, desenvolvida em 2011 e 2012, buscou identificar fatores de permanência e encantamento do aluno com a escola, valorizando situações que diminuem os efeitos dos processos de exclusão na EJA. Buscou-se compreender que movimentos significam a escola. Considerando uma situação complexa na qual rivalizam evasão e permanência, perguntou-se: O que faz este educando permanecer na escola? O que acontece, durante sua caminhada, que faz com que ele mantenha o vínculo com a instituição? Paulo Freire, Luís Fernando Monteiro Mileto, Gerson Tavares do Carmo e Juarez Dayrell foram os referenciais teóricos. O trabalho empírico envolveu entrevista de noventa alunos em uma escola pública municipal (Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil). Concluiu-se que boa parte dos alunos entrevistados procura a EJA, nesta escola, motivada pela necessidade de mobilidade social, conhecimento ou certificação. Os fatores que determinam efetiva permanência estão articulados ao desejo de pertencimento ao grupo social ou à relevância e ao significado dos conteúdos aprendidos.
id UFRGS-2_088fda147a498ba6e99209f2f5b15460
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115033
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Machado, Jeferson VenturaFiss, Dóris Maria Luzzardi2015-04-08T01:58:45Z20141068-2341http://hdl.handle.net/10183/115033000954749Esta pesquisa, desenvolvida em 2011 e 2012, buscou identificar fatores de permanência e encantamento do aluno com a escola, valorizando situações que diminuem os efeitos dos processos de exclusão na EJA. Buscou-se compreender que movimentos significam a escola. Considerando uma situação complexa na qual rivalizam evasão e permanência, perguntou-se: O que faz este educando permanecer na escola? O que acontece, durante sua caminhada, que faz com que ele mantenha o vínculo com a instituição? Paulo Freire, Luís Fernando Monteiro Mileto, Gerson Tavares do Carmo e Juarez Dayrell foram os referenciais teóricos. O trabalho empírico envolveu entrevista de noventa alunos em uma escola pública municipal (Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil). Concluiu-se que boa parte dos alunos entrevistados procura a EJA, nesta escola, motivada pela necessidade de mobilidade social, conhecimento ou certificação. Os fatores que determinam efetiva permanência estão articulados ao desejo de pertencimento ao grupo social ou à relevância e ao significado dos conteúdos aprendidos.This research, conducted in 2011 and 2012, tried to identify the factors of student retention and enchantment with the school, valuing situations that reduce the effects of the processes of exclusion in EJA (Education for Youth and Adults. Considering a complex situation in which rivaling dropout and permanency, it was asked: What makes this learner stay at school? What happens during their journey that makes them keep their bound with the institution? Paulo Freire, Fernando Luís Monteiro Miletus, Gerson Tavares do Carmo and Juarez were Dayrell theoretical references. Empirical work included interviews of ninety students at a local public school (Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil). It was concluded that most of the students interviewed EJA looking at this school, were motivated by the need for social mobility, knowledge or certification. The factors, which determine effective permanency, are articulated as the desire of social group belonging or the relevance or to the meaning of learnt subjects.Esta investigación, llevada a cabo en 2011 y 2012, trató de identificar los factores de permanencia y encantamiento del alumno con la escuela, valorizando las situaciones que reducen los efectos de los procesos de exclusión en EJA. Se trató de entender que movimientos significan a la escuela. Teniendo en cuenta una situación compleja en la que rivalizan la evasión y la permanencia, se preguntó: ¿Qué lo hace permanecer a este educando en la escuela? ¿Qué sucede durante su camino, que lo hace mantener el vínculo con la institución? Paulo Freire, Luís Fernando Monteiro Mileto, Gerson Tavares do Carmo y Juárez Dayrell fueron los referenciales teóricos. El trabajo empírico incluyó entrevistas de noventa estudiantes en una escuela pública municipal (Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil). Se concluyó que la mayoría de los alumnos entrevistados busca a EJA, en esta escuela, motivados por la necesidad de la movilidad social, el conocimiento o la certificación. Los factores que determinan la permanencia efectiva se articulan al deseo de pertenecer a un grupo social o a la relevancia y al significado de los contenidos aprendidos.application/pdfporArquivos Analíticos de Políticas Educativas. Arizona. Vol. 22, n. 61 (jun. 2014), 34 f.Educação de jovens e adultosTrabalhoPermanência na escolaEducation for youth and adultsPermanencyExclusion processesCurriculumEducación de jóvenes y adultosProcesos de exclusiónCurrículoEducação de jovens e adultos : encantamento e permanência na escolaEducation for youth and adults : enchantment and permanency at schoolEducación de jóvenes y adultos : encantamiento y permanencia en la escuelaEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000954749.pdf000954749.pdfTexto completoapplication/pdf518818http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115033/1/000954749.pdf90029226283789f50616f3df49e9eb6eMD51TEXT000954749.pdf.txt000954749.pdf.txtExtracted Texttext/plain117851http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115033/2/000954749.pdf.txt7d454c76ea8f463b2a98fdc34725a856MD52THUMBNAIL000954749.pdf.jpg000954749.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2143http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115033/3/000954749.pdf.jpg87a570f88088170f566162d307bd324dMD5310183/1150332021-08-18 04:31:26.165494oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115033Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:31:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação de jovens e adultos : encantamento e permanência na escola
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Education for youth and adults : enchantment and permanency at school
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Educación de jóvenes y adultos : encantamiento y permanencia en la escuela
title Educação de jovens e adultos : encantamento e permanência na escola
spellingShingle Educação de jovens e adultos : encantamento e permanência na escola
Machado, Jeferson Ventura
Educação de jovens e adultos
Trabalho
Permanência na escola
Education for youth and adults
Permanency
Exclusion processes
Curriculum
Educación de jóvenes y adultos
Procesos de exclusión
Currículo
title_short Educação de jovens e adultos : encantamento e permanência na escola
title_full Educação de jovens e adultos : encantamento e permanência na escola
title_fullStr Educação de jovens e adultos : encantamento e permanência na escola
title_full_unstemmed Educação de jovens e adultos : encantamento e permanência na escola
title_sort Educação de jovens e adultos : encantamento e permanência na escola
author Machado, Jeferson Ventura
author_facet Machado, Jeferson Ventura
Fiss, Dóris Maria Luzzardi
author_role author
author2 Fiss, Dóris Maria Luzzardi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Jeferson Ventura
Fiss, Dóris Maria Luzzardi
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Trabalho
Permanência na escola
topic Educação de jovens e adultos
Trabalho
Permanência na escola
Education for youth and adults
Permanency
Exclusion processes
Curriculum
Educación de jóvenes y adultos
Procesos de exclusión
Currículo
dc.subject.eng.fl_str_mv Education for youth and adults
Permanency
Exclusion processes
Curriculum
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación de jóvenes y adultos
Procesos de exclusión
Currículo
description Esta pesquisa, desenvolvida em 2011 e 2012, buscou identificar fatores de permanência e encantamento do aluno com a escola, valorizando situações que diminuem os efeitos dos processos de exclusão na EJA. Buscou-se compreender que movimentos significam a escola. Considerando uma situação complexa na qual rivalizam evasão e permanência, perguntou-se: O que faz este educando permanecer na escola? O que acontece, durante sua caminhada, que faz com que ele mantenha o vínculo com a instituição? Paulo Freire, Luís Fernando Monteiro Mileto, Gerson Tavares do Carmo e Juarez Dayrell foram os referenciais teóricos. O trabalho empírico envolveu entrevista de noventa alunos em uma escola pública municipal (Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil). Concluiu-se que boa parte dos alunos entrevistados procura a EJA, nesta escola, motivada pela necessidade de mobilidade social, conhecimento ou certificação. Os fatores que determinam efetiva permanência estão articulados ao desejo de pertencimento ao grupo social ou à relevância e ao significado dos conteúdos aprendidos.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-08T01:58:45Z
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/115033
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1068-2341
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000954749
identifier_str_mv 1068-2341
000954749
url http://hdl.handle.net/10183/115033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Arquivos Analíticos de Políticas Educativas. Arizona. Vol. 22, n. 61 (jun. 2014), 34 f.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115033/1/000954749.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115033/2/000954749.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115033/3/000954749.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 90029226283789f50616f3df49e9eb6e
7d454c76ea8f463b2a98fdc34725a856
87a570f88088170f566162d307bd324d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224868096638976