A importância do vídeo em turmas do ensino regular que possuem alunos com necessidades educativas especiais incluídos: percepção dos professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/102724 |
Resumo: | O presente trabalho investigou a importância do vídeo em turmas do ensino regular que possuem alunos com necessidades educativas especiais incluídos sob a Percepção dos professores em uma escola situada na periferia de uma cidade da região metropolitana de Porto Alegre. Vivemos hoje em um mundo onde a sociedade está em constante transformação provocada por avanços tecnológicos. Os profissionais em educação não podem ficar de fora dessas transformações, pois é através dela que poderão ter uma perspectiva de desenvolver em seus alunos a capacidade sua cidadania de forma plena. Foi desenvolvido um estudo de cunho qualitativo onde os sujeitos pesquisados, professores e alunos da escola, participaram respondendo a questionários e entrevistas. Os resultados obtidos apontam o vídeo como uma ferramenta de apoio pedagógica importante para o ensino dos alunos e nos faz refletir sobre um melhor planejamento do uso dessa mídia como suporte pedagógico. |
id |
UFRGS-2_08ae5dbbf270706e89c23bef308dae24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102724 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bitelle, Maria PintoMorais, Carlos Tadeu Queiroz de2014-09-10T02:11:47Z2012http://hdl.handle.net/10183/102724000917740O presente trabalho investigou a importância do vídeo em turmas do ensino regular que possuem alunos com necessidades educativas especiais incluídos sob a Percepção dos professores em uma escola situada na periferia de uma cidade da região metropolitana de Porto Alegre. Vivemos hoje em um mundo onde a sociedade está em constante transformação provocada por avanços tecnológicos. Os profissionais em educação não podem ficar de fora dessas transformações, pois é através dela que poderão ter uma perspectiva de desenvolver em seus alunos a capacidade sua cidadania de forma plena. Foi desenvolvido um estudo de cunho qualitativo onde os sujeitos pesquisados, professores e alunos da escola, participaram respondendo a questionários e entrevistas. Os resultados obtidos apontam o vídeo como uma ferramenta de apoio pedagógica importante para o ensino dos alunos e nos faz refletir sobre um melhor planejamento do uso dessa mídia como suporte pedagógico.application/pdfporVídeoNecessidades educacionais especiaisInclusão escolarA importância do vídeo em turmas do ensino regular que possuem alunos com necessidades educativas especiais incluídos: percepção dos professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000917740.pdf000917740.pdfTexto completoapplication/pdf755623http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102724/1/000917740.pdff6e701396e0728459dd8c27756976780MD51TEXT000917740.pdf.txt000917740.pdf.txtExtracted Texttext/plain85990http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102724/2/000917740.pdf.txt60aa4a1ce94de09c6c87182b1b1dd626MD52THUMBNAIL000917740.pdf.jpg000917740.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1082http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102724/3/000917740.pdf.jpg5982ab631840358f4bb030b0b488f8feMD5310183/1027242018-10-23 09:11:36.49oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102724Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:11:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância do vídeo em turmas do ensino regular que possuem alunos com necessidades educativas especiais incluídos: percepção dos professores |
title |
A importância do vídeo em turmas do ensino regular que possuem alunos com necessidades educativas especiais incluídos: percepção dos professores |
spellingShingle |
A importância do vídeo em turmas do ensino regular que possuem alunos com necessidades educativas especiais incluídos: percepção dos professores Bitelle, Maria Pinto Vídeo Necessidades educacionais especiais Inclusão escolar |
title_short |
A importância do vídeo em turmas do ensino regular que possuem alunos com necessidades educativas especiais incluídos: percepção dos professores |
title_full |
A importância do vídeo em turmas do ensino regular que possuem alunos com necessidades educativas especiais incluídos: percepção dos professores |
title_fullStr |
A importância do vídeo em turmas do ensino regular que possuem alunos com necessidades educativas especiais incluídos: percepção dos professores |
title_full_unstemmed |
A importância do vídeo em turmas do ensino regular que possuem alunos com necessidades educativas especiais incluídos: percepção dos professores |
title_sort |
A importância do vídeo em turmas do ensino regular que possuem alunos com necessidades educativas especiais incluídos: percepção dos professores |
author |
Bitelle, Maria Pinto |
author_facet |
Bitelle, Maria Pinto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bitelle, Maria Pinto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Morais, Carlos Tadeu Queiroz de |
contributor_str_mv |
Morais, Carlos Tadeu Queiroz de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Vídeo Necessidades educacionais especiais Inclusão escolar |
topic |
Vídeo Necessidades educacionais especiais Inclusão escolar |
description |
O presente trabalho investigou a importância do vídeo em turmas do ensino regular que possuem alunos com necessidades educativas especiais incluídos sob a Percepção dos professores em uma escola situada na periferia de uma cidade da região metropolitana de Porto Alegre. Vivemos hoje em um mundo onde a sociedade está em constante transformação provocada por avanços tecnológicos. Os profissionais em educação não podem ficar de fora dessas transformações, pois é através dela que poderão ter uma perspectiva de desenvolver em seus alunos a capacidade sua cidadania de forma plena. Foi desenvolvido um estudo de cunho qualitativo onde os sujeitos pesquisados, professores e alunos da escola, participaram respondendo a questionários e entrevistas. Os resultados obtidos apontam o vídeo como uma ferramenta de apoio pedagógica importante para o ensino dos alunos e nos faz refletir sobre um melhor planejamento do uso dessa mídia como suporte pedagógico. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-10T02:11:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/102724 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000917740 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/102724 |
identifier_str_mv |
000917740 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102724/1/000917740.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102724/2/000917740.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102724/3/000917740.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f6e701396e0728459dd8c27756976780 60aa4a1ce94de09c6c87182b1b1dd626 5982ab631840358f4bb030b0b488f8fe |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224471292411904 |