A importância do vídeo em turmas do ensino regular que possuem alunos com necessidades educativas especiais incluídos: percepção dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bitelle, Maria Pinto
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102724
Resumo: O presente trabalho investigou a importância do vídeo em turmas do ensino regular que possuem alunos com necessidades educativas especiais incluídos sob a Percepção dos professores em uma escola situada na periferia de uma cidade da região metropolitana de Porto Alegre. Vivemos hoje em um mundo onde a sociedade está em constante transformação provocada por avanços tecnológicos. Os profissionais em educação não podem ficar de fora dessas transformações, pois é através dela que poderão ter uma perspectiva de desenvolver em seus alunos a capacidade sua cidadania de forma plena. Foi desenvolvido um estudo de cunho qualitativo onde os sujeitos pesquisados, professores e alunos da escola, participaram respondendo a questionários e entrevistas. Os resultados obtidos apontam o vídeo como uma ferramenta de apoio pedagógica importante para o ensino dos alunos e nos faz refletir sobre um melhor planejamento do uso dessa mídia como suporte pedagógico.
id UFRGS-2_08ae5dbbf270706e89c23bef308dae24
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102724
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bitelle, Maria PintoMorais, Carlos Tadeu Queiroz de2014-09-10T02:11:47Z2012http://hdl.handle.net/10183/102724000917740O presente trabalho investigou a importância do vídeo em turmas do ensino regular que possuem alunos com necessidades educativas especiais incluídos sob a Percepção dos professores em uma escola situada na periferia de uma cidade da região metropolitana de Porto Alegre. Vivemos hoje em um mundo onde a sociedade está em constante transformação provocada por avanços tecnológicos. Os profissionais em educação não podem ficar de fora dessas transformações, pois é através dela que poderão ter uma perspectiva de desenvolver em seus alunos a capacidade sua cidadania de forma plena. Foi desenvolvido um estudo de cunho qualitativo onde os sujeitos pesquisados, professores e alunos da escola, participaram respondendo a questionários e entrevistas. Os resultados obtidos apontam o vídeo como uma ferramenta de apoio pedagógica importante para o ensino dos alunos e nos faz refletir sobre um melhor planejamento do uso dessa mídia como suporte pedagógico.application/pdfporVídeoNecessidades educacionais especiaisInclusão escolarA importância do vídeo em turmas do ensino regular que possuem alunos com necessidades educativas especiais incluídos: percepção dos professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000917740.pdf000917740.pdfTexto completoapplication/pdf755623http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102724/1/000917740.pdff6e701396e0728459dd8c27756976780MD51TEXT000917740.pdf.txt000917740.pdf.txtExtracted Texttext/plain85990http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102724/2/000917740.pdf.txt60aa4a1ce94de09c6c87182b1b1dd626MD52THUMBNAIL000917740.pdf.jpg000917740.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1082http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102724/3/000917740.pdf.jpg5982ab631840358f4bb030b0b488f8feMD5310183/1027242018-10-23 09:11:36.49oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102724Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:11:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância do vídeo em turmas do ensino regular que possuem alunos com necessidades educativas especiais incluídos: percepção dos professores
title A importância do vídeo em turmas do ensino regular que possuem alunos com necessidades educativas especiais incluídos: percepção dos professores
spellingShingle A importância do vídeo em turmas do ensino regular que possuem alunos com necessidades educativas especiais incluídos: percepção dos professores
Bitelle, Maria Pinto
Vídeo
Necessidades educacionais especiais
Inclusão escolar
title_short A importância do vídeo em turmas do ensino regular que possuem alunos com necessidades educativas especiais incluídos: percepção dos professores
title_full A importância do vídeo em turmas do ensino regular que possuem alunos com necessidades educativas especiais incluídos: percepção dos professores
title_fullStr A importância do vídeo em turmas do ensino regular que possuem alunos com necessidades educativas especiais incluídos: percepção dos professores
title_full_unstemmed A importância do vídeo em turmas do ensino regular que possuem alunos com necessidades educativas especiais incluídos: percepção dos professores
title_sort A importância do vídeo em turmas do ensino regular que possuem alunos com necessidades educativas especiais incluídos: percepção dos professores
author Bitelle, Maria Pinto
author_facet Bitelle, Maria Pinto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bitelle, Maria Pinto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Morais, Carlos Tadeu Queiroz de
contributor_str_mv Morais, Carlos Tadeu Queiroz de
dc.subject.por.fl_str_mv Vídeo
Necessidades educacionais especiais
Inclusão escolar
topic Vídeo
Necessidades educacionais especiais
Inclusão escolar
description O presente trabalho investigou a importância do vídeo em turmas do ensino regular que possuem alunos com necessidades educativas especiais incluídos sob a Percepção dos professores em uma escola situada na periferia de uma cidade da região metropolitana de Porto Alegre. Vivemos hoje em um mundo onde a sociedade está em constante transformação provocada por avanços tecnológicos. Os profissionais em educação não podem ficar de fora dessas transformações, pois é através dela que poderão ter uma perspectiva de desenvolver em seus alunos a capacidade sua cidadania de forma plena. Foi desenvolvido um estudo de cunho qualitativo onde os sujeitos pesquisados, professores e alunos da escola, participaram respondendo a questionários e entrevistas. Os resultados obtidos apontam o vídeo como uma ferramenta de apoio pedagógica importante para o ensino dos alunos e nos faz refletir sobre um melhor planejamento do uso dessa mídia como suporte pedagógico.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-10T02:11:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/102724
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000917740
url http://hdl.handle.net/10183/102724
identifier_str_mv 000917740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102724/1/000917740.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102724/2/000917740.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102724/3/000917740.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f6e701396e0728459dd8c27756976780
60aa4a1ce94de09c6c87182b1b1dd626
5982ab631840358f4bb030b0b488f8fe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224471292411904