Avaliação de mestrados profissionais : construção e análise de indicadores à luz da multidimensionalidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/118099 |
Resumo: | Um dos principais tópicos de discussão acerca dos cursos de mestrado profissional (MP) no Brasil diz respeito à forma de avaliá-los. Esta pesquisa buscou analisar possíveis indicadores de impacto de cursos de MP a partir de uma perspectiva multidimensional, baseada em Sander (1995). Para atingir esse objetivo foi realizada uma investigação utilizando a técnica Delphi em três rodadas com a participação de Coordenadores de MP, Coordenadores de Área da CAPES e pesquisadores com artigos acadêmicos publicados sobre o tema. A análise das informações coletadas permitiu a obtenção de uma lista de 21 indicadores, que foram examinados à luz das quatro dimensões de Sander (eficiência, eficácia, efetividade e relevância). Eficácia é a principal dimensão da maioria dos indicadores. |
id |
UFRGS-2_0912619a8d4e9f3de9868e661d3964df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/118099 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Becker, Joao LuizPaixão, Roberto BrazileiroBruni, Adriano LealTenório, Robinson Moreira2015-06-23T02:02:36Z20140104-4036http://hdl.handle.net/10183/118099000937256Um dos principais tópicos de discussão acerca dos cursos de mestrado profissional (MP) no Brasil diz respeito à forma de avaliá-los. Esta pesquisa buscou analisar possíveis indicadores de impacto de cursos de MP a partir de uma perspectiva multidimensional, baseada em Sander (1995). Para atingir esse objetivo foi realizada uma investigação utilizando a técnica Delphi em três rodadas com a participação de Coordenadores de MP, Coordenadores de Área da CAPES e pesquisadores com artigos acadêmicos publicados sobre o tema. A análise das informações coletadas permitiu a obtenção de uma lista de 21 indicadores, que foram examinados à luz das quatro dimensões de Sander (eficiência, eficácia, efetividade e relevância). Eficácia é a principal dimensão da maioria dos indicadores.One of the main topics of discussion concerning professional master’s programs (PMP) in Brazil is about how to evaluate them. This research sought to scrutinize possible impact indicators of professional PMP from a multidimensional perspective based on Sander (1995). To achieve this goal an investigation was conducted using the Delphi technique in three rounds with the participation of PMP Directors, CAPES Committees’ Chairs, and researchers who have published academic papers on the subject. Data analysis of the information gathered permitted to achieve a list of 21 indicators, which were examined visà- vis Sander’s four dimensions (efficiency, efficacy, effectiveness and relevance). Efficacy is the core dimension for mostly indicators.Uno de los principales temas de discusión sobre cursos de máster profesional (MP) en Brasil se refiere a la manera de evaluarlos. Este trabajo buscó analizar los posibles indicadores de impacto de cursos de MP bajo una perspectiva multidimensional, basada en Sander (1995). Para lograr este objetivo se llevó a cabo una investigación utilizando la técnica Delphi en tres rondas con la participación de Coordinadores de MP, Coordinadores de Áreas de *CAPES e investigadores con artículos académicos publicados sobre el tema. El análisis de las informaciones recogidas permitió obtener una lista de 21 indicadores, que se estudiaron según las cuatro dimensiones de Sander (eficiencia, eficacia, efectividad y pertinencia). Eficacia es la dimensión principal de la mayoría de los indicadores.application/pdfporEnsaio. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 22, n.83 (abr./jun. 2014), p. 505-532EducaçãoMestrado profissionalizanteAvaliação da educaçãoEvaluationImpactMaster´s degreeEvaluaciónImpactoMásteres profesionalesAvaliação de mestrados profissionais : construção e análise de indicadores à luz da multidimensionalidadeEvaluation of professional master’s program : construction and analysis of indicators in the face of multidimensionalityEvaluación de másteres profesionales : construcción y análisis de indicadores bajo la perspectiva de la multidimensionalidadinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000937256.pdf000937256.pdfTexto completoapplication/pdf458238http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118099/1/000937256.pdf0373a17e27360d0fd1019ab9afd382e7MD51TEXT000937256.pdf.txt000937256.pdf.txtExtracted Texttext/plain66737http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118099/2/000937256.pdf.txtd76355d998bf8273b9d754f843e5836eMD52THUMBNAIL000937256.pdf.jpg000937256.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2075http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118099/3/000937256.pdf.jpg8cc352bf3265b7aad90547ce2af6e7f5MD5310183/1180992021-11-20 06:11:17.896688oai:www.lume.ufrgs.br:10183/118099Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:11:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação de mestrados profissionais : construção e análise de indicadores à luz da multidimensionalidade |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Evaluation of professional master’s program : construction and analysis of indicators in the face of multidimensionality |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Evaluación de másteres profesionales : construcción y análisis de indicadores bajo la perspectiva de la multidimensionalidad |
title |
Avaliação de mestrados profissionais : construção e análise de indicadores à luz da multidimensionalidade |
spellingShingle |
Avaliação de mestrados profissionais : construção e análise de indicadores à luz da multidimensionalidade Becker, Joao Luiz Educação Mestrado profissionalizante Avaliação da educação Evaluation Impact Master´s degree Evaluación Impacto Másteres profesionales |
title_short |
Avaliação de mestrados profissionais : construção e análise de indicadores à luz da multidimensionalidade |
title_full |
Avaliação de mestrados profissionais : construção e análise de indicadores à luz da multidimensionalidade |
title_fullStr |
Avaliação de mestrados profissionais : construção e análise de indicadores à luz da multidimensionalidade |
title_full_unstemmed |
Avaliação de mestrados profissionais : construção e análise de indicadores à luz da multidimensionalidade |
title_sort |
Avaliação de mestrados profissionais : construção e análise de indicadores à luz da multidimensionalidade |
author |
Becker, Joao Luiz |
author_facet |
Becker, Joao Luiz Paixão, Roberto Brazileiro Bruni, Adriano Leal Tenório, Robinson Moreira |
author_role |
author |
author2 |
Paixão, Roberto Brazileiro Bruni, Adriano Leal Tenório, Robinson Moreira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Becker, Joao Luiz Paixão, Roberto Brazileiro Bruni, Adriano Leal Tenório, Robinson Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Mestrado profissionalizante Avaliação da educação |
topic |
Educação Mestrado profissionalizante Avaliação da educação Evaluation Impact Master´s degree Evaluación Impacto Másteres profesionales |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Evaluation Impact Master´s degree |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Evaluación Impacto Másteres profesionales |
description |
Um dos principais tópicos de discussão acerca dos cursos de mestrado profissional (MP) no Brasil diz respeito à forma de avaliá-los. Esta pesquisa buscou analisar possíveis indicadores de impacto de cursos de MP a partir de uma perspectiva multidimensional, baseada em Sander (1995). Para atingir esse objetivo foi realizada uma investigação utilizando a técnica Delphi em três rodadas com a participação de Coordenadores de MP, Coordenadores de Área da CAPES e pesquisadores com artigos acadêmicos publicados sobre o tema. A análise das informações coletadas permitiu a obtenção de uma lista de 21 indicadores, que foram examinados à luz das quatro dimensões de Sander (eficiência, eficácia, efetividade e relevância). Eficácia é a principal dimensão da maioria dos indicadores. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-23T02:02:36Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/118099 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-4036 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000937256 |
identifier_str_mv |
0104-4036 000937256 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/118099 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Ensaio. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 22, n.83 (abr./jun. 2014), p. 505-532 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118099/1/000937256.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118099/2/000937256.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118099/3/000937256.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0373a17e27360d0fd1019ab9afd382e7 d76355d998bf8273b9d754f843e5836e 8cc352bf3265b7aad90547ce2af6e7f5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447585503051776 |