Avaliação de mestrados profissionais : construção e análise de indicadores à luz da multidimensionalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Becker, Joao Luiz
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Paixão, Roberto Brazileiro, Bruni, Adriano Leal, Tenório, Robinson Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/118099
Resumo: Um dos principais tópicos de discussão acerca dos cursos de mestrado profissional (MP) no Brasil diz respeito à forma de avaliá-los. Esta pesquisa buscou analisar possíveis indicadores de impacto de cursos de MP a partir de uma perspectiva multidimensional, baseada em Sander (1995). Para atingir esse objetivo foi realizada uma investigação utilizando a técnica Delphi em três rodadas com a participação de Coordenadores de MP, Coordenadores de Área da CAPES e pesquisadores com artigos acadêmicos publicados sobre o tema. A análise das informações coletadas permitiu a obtenção de uma lista de 21 indicadores, que foram examinados à luz das quatro dimensões de Sander (eficiência, eficácia, efetividade e relevância). Eficácia é a principal dimensão da maioria dos indicadores.
id UFRGS-2_0912619a8d4e9f3de9868e661d3964df
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/118099
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Becker, Joao LuizPaixão, Roberto BrazileiroBruni, Adriano LealTenório, Robinson Moreira2015-06-23T02:02:36Z20140104-4036http://hdl.handle.net/10183/118099000937256Um dos principais tópicos de discussão acerca dos cursos de mestrado profissional (MP) no Brasil diz respeito à forma de avaliá-los. Esta pesquisa buscou analisar possíveis indicadores de impacto de cursos de MP a partir de uma perspectiva multidimensional, baseada em Sander (1995). Para atingir esse objetivo foi realizada uma investigação utilizando a técnica Delphi em três rodadas com a participação de Coordenadores de MP, Coordenadores de Área da CAPES e pesquisadores com artigos acadêmicos publicados sobre o tema. A análise das informações coletadas permitiu a obtenção de uma lista de 21 indicadores, que foram examinados à luz das quatro dimensões de Sander (eficiência, eficácia, efetividade e relevância). Eficácia é a principal dimensão da maioria dos indicadores.One of the main topics of discussion concerning professional master’s programs (PMP) in Brazil is about how to evaluate them. This research sought to scrutinize possible impact indicators of professional PMP from a multidimensional perspective based on Sander (1995). To achieve this goal an investigation was conducted using the Delphi technique in three rounds with the participation of PMP Directors, CAPES Committees’ Chairs, and researchers who have published academic papers on the subject. Data analysis of the information gathered permitted to achieve a list of 21 indicators, which were examined visà- vis Sander’s four dimensions (efficiency, efficacy, effectiveness and relevance). Efficacy is the core dimension for mostly indicators.Uno de los principales temas de discusión sobre cursos de máster profesional (MP) en Brasil se refiere a la manera de evaluarlos. Este trabajo buscó analizar los posibles indicadores de impacto de cursos de MP bajo una perspectiva multidimensional, basada en Sander (1995). Para lograr este objetivo se llevó a cabo una investigación utilizando la técnica Delphi en tres rondas con la participación de Coordinadores de MP, Coordinadores de Áreas de *CAPES e investigadores con artículos académicos publicados sobre el tema. El análisis de las informaciones recogidas permitió obtener una lista de 21 indicadores, que se estudiaron según las cuatro dimensiones de Sander (eficiencia, eficacia, efectividad y pertinencia). Eficacia es la dimensión principal de la mayoría de los indicadores.application/pdfporEnsaio. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 22, n.83 (abr./jun. 2014), p. 505-532EducaçãoMestrado profissionalizanteAvaliação da educaçãoEvaluationImpactMaster´s degreeEvaluaciónImpactoMásteres profesionalesAvaliação de mestrados profissionais : construção e análise de indicadores à luz da multidimensionalidadeEvaluation of professional master’s program : construction and analysis of indicators in the face of multidimensionalityEvaluación de másteres profesionales : construcción y análisis de indicadores bajo la perspectiva de la multidimensionalidadinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000937256.pdf000937256.pdfTexto completoapplication/pdf458238http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118099/1/000937256.pdf0373a17e27360d0fd1019ab9afd382e7MD51TEXT000937256.pdf.txt000937256.pdf.txtExtracted Texttext/plain66737http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118099/2/000937256.pdf.txtd76355d998bf8273b9d754f843e5836eMD52THUMBNAIL000937256.pdf.jpg000937256.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2075http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118099/3/000937256.pdf.jpg8cc352bf3265b7aad90547ce2af6e7f5MD5310183/1180992021-11-20 06:11:17.896688oai:www.lume.ufrgs.br:10183/118099Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:11:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação de mestrados profissionais : construção e análise de indicadores à luz da multidimensionalidade
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Evaluation of professional master’s program : construction and analysis of indicators in the face of multidimensionality
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Evaluación de másteres profesionales : construcción y análisis de indicadores bajo la perspectiva de la multidimensionalidad
title Avaliação de mestrados profissionais : construção e análise de indicadores à luz da multidimensionalidade
spellingShingle Avaliação de mestrados profissionais : construção e análise de indicadores à luz da multidimensionalidade
Becker, Joao Luiz
Educação
Mestrado profissionalizante
Avaliação da educação
Evaluation
Impact
Master´s degree
Evaluación
Impacto
Másteres profesionales
title_short Avaliação de mestrados profissionais : construção e análise de indicadores à luz da multidimensionalidade
title_full Avaliação de mestrados profissionais : construção e análise de indicadores à luz da multidimensionalidade
title_fullStr Avaliação de mestrados profissionais : construção e análise de indicadores à luz da multidimensionalidade
title_full_unstemmed Avaliação de mestrados profissionais : construção e análise de indicadores à luz da multidimensionalidade
title_sort Avaliação de mestrados profissionais : construção e análise de indicadores à luz da multidimensionalidade
author Becker, Joao Luiz
author_facet Becker, Joao Luiz
Paixão, Roberto Brazileiro
Bruni, Adriano Leal
Tenório, Robinson Moreira
author_role author
author2 Paixão, Roberto Brazileiro
Bruni, Adriano Leal
Tenório, Robinson Moreira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Becker, Joao Luiz
Paixão, Roberto Brazileiro
Bruni, Adriano Leal
Tenório, Robinson Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Mestrado profissionalizante
Avaliação da educação
topic Educação
Mestrado profissionalizante
Avaliação da educação
Evaluation
Impact
Master´s degree
Evaluación
Impacto
Másteres profesionales
dc.subject.eng.fl_str_mv Evaluation
Impact
Master´s degree
dc.subject.spa.fl_str_mv Evaluación
Impacto
Másteres profesionales
description Um dos principais tópicos de discussão acerca dos cursos de mestrado profissional (MP) no Brasil diz respeito à forma de avaliá-los. Esta pesquisa buscou analisar possíveis indicadores de impacto de cursos de MP a partir de uma perspectiva multidimensional, baseada em Sander (1995). Para atingir esse objetivo foi realizada uma investigação utilizando a técnica Delphi em três rodadas com a participação de Coordenadores de MP, Coordenadores de Área da CAPES e pesquisadores com artigos acadêmicos publicados sobre o tema. A análise das informações coletadas permitiu a obtenção de uma lista de 21 indicadores, que foram examinados à luz das quatro dimensões de Sander (eficiência, eficácia, efetividade e relevância). Eficácia é a principal dimensão da maioria dos indicadores.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-23T02:02:36Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/118099
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-4036
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000937256
identifier_str_mv 0104-4036
000937256
url http://hdl.handle.net/10183/118099
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ensaio. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 22, n.83 (abr./jun. 2014), p. 505-532
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118099/1/000937256.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118099/2/000937256.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118099/3/000937256.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0373a17e27360d0fd1019ab9afd382e7
d76355d998bf8273b9d754f843e5836e
8cc352bf3265b7aad90547ce2af6e7f5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447585503051776