A força do cinema para a massificação ou para a promoção da diversidade cultural
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/174456 |
Resumo: | A imagem influencia a compreensão, o conhecimento, a formação ideológica de indivíduos e grupos. Este trabalho apresenta um ensaio que analisa a força do cinema como arte que pode tanto legitimar padrões em processos de apropriação, padronização e massificação cultural, quanto pode se constituir como um espaço de inclusão, de crítica, de diversidade cultural e diálogo intercultural. São apresentados exemplos de filmes e os desafios dos cinemas nacionais e do cinema independente quando buscam além da hegemonia do visual. A perspectivação sobre diferentes temas, desde questões étnicas, da obesidade, do colonialismo, da escolarização, da “deformidade”, por exemplo, pode ocorrer a partir do cinema de massa ou do cinema independente. A pesquisa sobre cinema pode ajudar na crítica anticolonizadora, no diálogo intercultural e na ampliação da tomada de consciência sobre a importância da arte e do cinema nas forças que conjuminam em modelos e padrões para uma suposta normalidade ou sucesso, na busca por relações menos estereotipadas. |
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Oderich, Cecília LeãoBaldi, Mariana2018-04-06T02:27:16Z20172525-7870http://hdl.handle.net/10183/174456001063523A imagem influencia a compreensão, o conhecimento, a formação ideológica de indivíduos e grupos. Este trabalho apresenta um ensaio que analisa a força do cinema como arte que pode tanto legitimar padrões em processos de apropriação, padronização e massificação cultural, quanto pode se constituir como um espaço de inclusão, de crítica, de diversidade cultural e diálogo intercultural. São apresentados exemplos de filmes e os desafios dos cinemas nacionais e do cinema independente quando buscam além da hegemonia do visual. A perspectivação sobre diferentes temas, desde questões étnicas, da obesidade, do colonialismo, da escolarização, da “deformidade”, por exemplo, pode ocorrer a partir do cinema de massa ou do cinema independente. A pesquisa sobre cinema pode ajudar na crítica anticolonizadora, no diálogo intercultural e na ampliação da tomada de consciência sobre a importância da arte e do cinema nas forças que conjuminam em modelos e padrões para uma suposta normalidade ou sucesso, na busca por relações menos estereotipadas.The image influences the understanding, the knowledge, the ideological formation of individuals and groups. This paper presents an essay that analyzes the force of cinema as an art that can either legitimize patterns in processes of cultural appropriation, standardization and massification, or can be constituted as an area of inclusion, criticism, cultural diversity and intercultural dialogue. Examples of films and the challenges of national cinemas and independent cinema are presented when seeking beyond the hegemony of the visual. The perspective on different themes, from ethnic issues, obesity, colonialism, schooling, "deformity", for example, can occur from mass cinema or independent cinema. Film research can help in anticolonizing criticism, intercultural dialogue, and broadening awareness of the importance of art and film in the forces that combine in models and patterns for supposed normality or success in the search for less stereotyped relationships.La imagen influye en la comprensión, el conocimiento, la formación ideológica de los individuos y grupos. En este trabajo se presenta un ensayo que analiza la fuerza del cine como arte que puede legitimar tanto estándares en procesos de apropiación, estandarización e masificación cultural, como puede ser un espacio inclusivo, de la crítica, de la diversidad cultural y el diálogo intercultural. Son presentados ejemplos de películas y los retos de los cines nacionales y cine independiente cuando se buscan más allá de la hegemonía de lo visual. La perspectiva sobre diferentes temas, desde el origen étnico, la obesidad, el colonialismo, la educación, la "deformidad", por ejemplo, puede ocurrir desde el cine de masas o cine independiente. La investigación sobre el cine puede ayudar en la crítica colonizadora, en el diálogo intercultural y la expansión de la conciencia de la importancia del arte y el cine en las fuerzas que conjuminam modelos y normas para una supuesta normalidad o el éxit, en la búsqueda de relaciones menos estereotipadas.application/pdfporRELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade. Foz do Iguaçu, PR. Vol. 3, ed. especial (dez. 2017), p. 1-9CinemaCinema independenteDiversidade culturalCultura de massasCinemaIndependent cinemaCultural diversityCultural massificationEl cineEl cine independienteLa diversidad culturalLa masificación culturalA força do cinema para a massificação ou para a promoção da diversidade culturalLa fuerza del cine para la masificación o para la promoción de la diversidad cultural The strength of cinema for the massification or for the promotion of cultural diversity info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001063523.pdf.txt001063523.pdf.txtExtracted Texttext/plain25814http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174456/2/001063523.pdf.txte6c613b3c48f7777c73ce11032c3fa62MD52ORIGINAL001063523.pdfTexto completoapplication/pdf529694http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174456/1/001063523.pdfc13e905287ac5777988a1c75c08074c3MD5110183/1744562020-01-18 05:15:00.451961oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174456Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-01-18T07:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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