A importância do brincar para os pais de alunos de uma turma de educação infantil : um olhar a partir da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maus, Viviane
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141241
Resumo: O presente trabalho investigou qual a importância dada pelos pais aos momentos lúdicos com seus filhos. Essa pesquisa teve como objeto de estudo uma turma de Educação Infantil, de uma escola da rede estadual, localizada no município de Taquara, Rio Grande do Sul. Esse estudo reuniu elementos de caráter qualitativo através de observações dos momentos de brincadeiras desta turma. Além disso, outros dados foram coletados através de um questionário que foi entregue aos pais dos alunos com a intenção de saber se dedicam algum tempo para brincar com seus filhos e qual a compreensão que têm sobre a importância destes momentos. Por fim também foi feito uma análise do Plano Político Pedagógico da escola onde o estágio foi realizado. Esta análise foi feita não só com o intuito de identificar o contexto escolar, mas também verificar qual a importância do lúdico neste ambiente e como isto se faz presente, ou não, na prática dos professores. Muitos são os motivos que fazem com que pais e filhos não desfrutem de momentos lúdicos. Na maioria das vezes a falta de tempo, aliada às dificuldades da vida contemporânea, acaba intervindo de modo que o convívio em família acabe em segundo plano. Isso acaba resultando em problemas de ordem familiar que se refletem em dificuldades no processo de ensino aprendizagem. O que, por fim, se traduz em crianças que não conseguem interagir plenamente com os colegas e, portanto, com o mundo à sua volta. Muitas vezes se sentem incompreendidas, solitárias e carentes de atenção. Um ambiente escolar que leve em conta o tamanho da importância do lúdico viria a contribuir para melhorar esta realidade. Uma vez que a brincadeira possibilita aos pais e professores conhecer melhor a criança, suas dificuldades e anseios. Para isso, seria necessário, não somente disponibilizar brinquedos às crianças, mas um novo posicionamento da família e da escola em relação ao lúdico. De forma que ambos encarassem o brinquedo como algo inerente à natureza humana.
id UFRGS-2_09adddcde27058536f882ba9188550bf
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141241
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Maus, VivianeGil, Natália de Lacerda2016-05-18T02:07:30Z2011http://hdl.handle.net/10183/141241000992202O presente trabalho investigou qual a importância dada pelos pais aos momentos lúdicos com seus filhos. Essa pesquisa teve como objeto de estudo uma turma de Educação Infantil, de uma escola da rede estadual, localizada no município de Taquara, Rio Grande do Sul. Esse estudo reuniu elementos de caráter qualitativo através de observações dos momentos de brincadeiras desta turma. Além disso, outros dados foram coletados através de um questionário que foi entregue aos pais dos alunos com a intenção de saber se dedicam algum tempo para brincar com seus filhos e qual a compreensão que têm sobre a importância destes momentos. Por fim também foi feito uma análise do Plano Político Pedagógico da escola onde o estágio foi realizado. Esta análise foi feita não só com o intuito de identificar o contexto escolar, mas também verificar qual a importância do lúdico neste ambiente e como isto se faz presente, ou não, na prática dos professores. Muitos são os motivos que fazem com que pais e filhos não desfrutem de momentos lúdicos. Na maioria das vezes a falta de tempo, aliada às dificuldades da vida contemporânea, acaba intervindo de modo que o convívio em família acabe em segundo plano. Isso acaba resultando em problemas de ordem familiar que se refletem em dificuldades no processo de ensino aprendizagem. O que, por fim, se traduz em crianças que não conseguem interagir plenamente com os colegas e, portanto, com o mundo à sua volta. Muitas vezes se sentem incompreendidas, solitárias e carentes de atenção. Um ambiente escolar que leve em conta o tamanho da importância do lúdico viria a contribuir para melhorar esta realidade. Uma vez que a brincadeira possibilita aos pais e professores conhecer melhor a criança, suas dificuldades e anseios. Para isso, seria necessário, não somente disponibilizar brinquedos às crianças, mas um novo posicionamento da família e da escola em relação ao lúdico. De forma que ambos encarassem o brinquedo como algo inerente à natureza humana.application/pdfporEducação infantilBrinquedoA importância do brincar para os pais de alunos de uma turma de educação infantil : um olhar a partir da escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000992202.pdf000992202.pdfTexto completoapplication/pdf239138http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141241/1/000992202.pdf4aa4c99ec51c820d57baed1d41b4d800MD51TEXT000992202.pdf.txt000992202.pdf.txtExtracted Texttext/plain65821http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141241/2/000992202.pdf.txt9b9c18384429c77dfc3dab38d2ac25beMD52THUMBNAIL000992202.pdf.jpg000992202.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1040http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141241/3/000992202.pdf.jpgac5866c3ad796b6d4b661d3042caad5bMD5310183/1412412018-10-25 09:55:36.242oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141241Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:55:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância do brincar para os pais de alunos de uma turma de educação infantil : um olhar a partir da escola
title A importância do brincar para os pais de alunos de uma turma de educação infantil : um olhar a partir da escola
spellingShingle A importância do brincar para os pais de alunos de uma turma de educação infantil : um olhar a partir da escola
Maus, Viviane
Educação infantil
Brinquedo
title_short A importância do brincar para os pais de alunos de uma turma de educação infantil : um olhar a partir da escola
title_full A importância do brincar para os pais de alunos de uma turma de educação infantil : um olhar a partir da escola
title_fullStr A importância do brincar para os pais de alunos de uma turma de educação infantil : um olhar a partir da escola
title_full_unstemmed A importância do brincar para os pais de alunos de uma turma de educação infantil : um olhar a partir da escola
title_sort A importância do brincar para os pais de alunos de uma turma de educação infantil : um olhar a partir da escola
author Maus, Viviane
author_facet Maus, Viviane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maus, Viviane
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gil, Natália de Lacerda
contributor_str_mv Gil, Natália de Lacerda
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Brinquedo
topic Educação infantil
Brinquedo
description O presente trabalho investigou qual a importância dada pelos pais aos momentos lúdicos com seus filhos. Essa pesquisa teve como objeto de estudo uma turma de Educação Infantil, de uma escola da rede estadual, localizada no município de Taquara, Rio Grande do Sul. Esse estudo reuniu elementos de caráter qualitativo através de observações dos momentos de brincadeiras desta turma. Além disso, outros dados foram coletados através de um questionário que foi entregue aos pais dos alunos com a intenção de saber se dedicam algum tempo para brincar com seus filhos e qual a compreensão que têm sobre a importância destes momentos. Por fim também foi feito uma análise do Plano Político Pedagógico da escola onde o estágio foi realizado. Esta análise foi feita não só com o intuito de identificar o contexto escolar, mas também verificar qual a importância do lúdico neste ambiente e como isto se faz presente, ou não, na prática dos professores. Muitos são os motivos que fazem com que pais e filhos não desfrutem de momentos lúdicos. Na maioria das vezes a falta de tempo, aliada às dificuldades da vida contemporânea, acaba intervindo de modo que o convívio em família acabe em segundo plano. Isso acaba resultando em problemas de ordem familiar que se refletem em dificuldades no processo de ensino aprendizagem. O que, por fim, se traduz em crianças que não conseguem interagir plenamente com os colegas e, portanto, com o mundo à sua volta. Muitas vezes se sentem incompreendidas, solitárias e carentes de atenção. Um ambiente escolar que leve em conta o tamanho da importância do lúdico viria a contribuir para melhorar esta realidade. Uma vez que a brincadeira possibilita aos pais e professores conhecer melhor a criança, suas dificuldades e anseios. Para isso, seria necessário, não somente disponibilizar brinquedos às crianças, mas um novo posicionamento da família e da escola em relação ao lúdico. De forma que ambos encarassem o brinquedo como algo inerente à natureza humana.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-18T02:07:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/141241
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000992202
url http://hdl.handle.net/10183/141241
identifier_str_mv 000992202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141241/1/000992202.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141241/2/000992202.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141241/3/000992202.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4aa4c99ec51c820d57baed1d41b4d800
9b9c18384429c77dfc3dab38d2ac25be
ac5866c3ad796b6d4b661d3042caad5b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224509199482880