A importância do brincar para os pais de alunos de uma turma de educação infantil : um olhar a partir da escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/141241 |
Resumo: | O presente trabalho investigou qual a importância dada pelos pais aos momentos lúdicos com seus filhos. Essa pesquisa teve como objeto de estudo uma turma de Educação Infantil, de uma escola da rede estadual, localizada no município de Taquara, Rio Grande do Sul. Esse estudo reuniu elementos de caráter qualitativo através de observações dos momentos de brincadeiras desta turma. Além disso, outros dados foram coletados através de um questionário que foi entregue aos pais dos alunos com a intenção de saber se dedicam algum tempo para brincar com seus filhos e qual a compreensão que têm sobre a importância destes momentos. Por fim também foi feito uma análise do Plano Político Pedagógico da escola onde o estágio foi realizado. Esta análise foi feita não só com o intuito de identificar o contexto escolar, mas também verificar qual a importância do lúdico neste ambiente e como isto se faz presente, ou não, na prática dos professores. Muitos são os motivos que fazem com que pais e filhos não desfrutem de momentos lúdicos. Na maioria das vezes a falta de tempo, aliada às dificuldades da vida contemporânea, acaba intervindo de modo que o convívio em família acabe em segundo plano. Isso acaba resultando em problemas de ordem familiar que se refletem em dificuldades no processo de ensino aprendizagem. O que, por fim, se traduz em crianças que não conseguem interagir plenamente com os colegas e, portanto, com o mundo à sua volta. Muitas vezes se sentem incompreendidas, solitárias e carentes de atenção. Um ambiente escolar que leve em conta o tamanho da importância do lúdico viria a contribuir para melhorar esta realidade. Uma vez que a brincadeira possibilita aos pais e professores conhecer melhor a criança, suas dificuldades e anseios. Para isso, seria necessário, não somente disponibilizar brinquedos às crianças, mas um novo posicionamento da família e da escola em relação ao lúdico. De forma que ambos encarassem o brinquedo como algo inerente à natureza humana. |
id |
UFRGS-2_09adddcde27058536f882ba9188550bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141241 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Maus, VivianeGil, Natália de Lacerda2016-05-18T02:07:30Z2011http://hdl.handle.net/10183/141241000992202O presente trabalho investigou qual a importância dada pelos pais aos momentos lúdicos com seus filhos. Essa pesquisa teve como objeto de estudo uma turma de Educação Infantil, de uma escola da rede estadual, localizada no município de Taquara, Rio Grande do Sul. Esse estudo reuniu elementos de caráter qualitativo através de observações dos momentos de brincadeiras desta turma. Além disso, outros dados foram coletados através de um questionário que foi entregue aos pais dos alunos com a intenção de saber se dedicam algum tempo para brincar com seus filhos e qual a compreensão que têm sobre a importância destes momentos. Por fim também foi feito uma análise do Plano Político Pedagógico da escola onde o estágio foi realizado. Esta análise foi feita não só com o intuito de identificar o contexto escolar, mas também verificar qual a importância do lúdico neste ambiente e como isto se faz presente, ou não, na prática dos professores. Muitos são os motivos que fazem com que pais e filhos não desfrutem de momentos lúdicos. Na maioria das vezes a falta de tempo, aliada às dificuldades da vida contemporânea, acaba intervindo de modo que o convívio em família acabe em segundo plano. Isso acaba resultando em problemas de ordem familiar que se refletem em dificuldades no processo de ensino aprendizagem. O que, por fim, se traduz em crianças que não conseguem interagir plenamente com os colegas e, portanto, com o mundo à sua volta. Muitas vezes se sentem incompreendidas, solitárias e carentes de atenção. Um ambiente escolar que leve em conta o tamanho da importância do lúdico viria a contribuir para melhorar esta realidade. Uma vez que a brincadeira possibilita aos pais e professores conhecer melhor a criança, suas dificuldades e anseios. Para isso, seria necessário, não somente disponibilizar brinquedos às crianças, mas um novo posicionamento da família e da escola em relação ao lúdico. De forma que ambos encarassem o brinquedo como algo inerente à natureza humana.application/pdfporEducação infantilBrinquedoA importância do brincar para os pais de alunos de uma turma de educação infantil : um olhar a partir da escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000992202.pdf000992202.pdfTexto completoapplication/pdf239138http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141241/1/000992202.pdf4aa4c99ec51c820d57baed1d41b4d800MD51TEXT000992202.pdf.txt000992202.pdf.txtExtracted Texttext/plain65821http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141241/2/000992202.pdf.txt9b9c18384429c77dfc3dab38d2ac25beMD52THUMBNAIL000992202.pdf.jpg000992202.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1040http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141241/3/000992202.pdf.jpgac5866c3ad796b6d4b661d3042caad5bMD5310183/1412412018-10-25 09:55:36.242oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141241Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:55:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância do brincar para os pais de alunos de uma turma de educação infantil : um olhar a partir da escola |
title |
A importância do brincar para os pais de alunos de uma turma de educação infantil : um olhar a partir da escola |
spellingShingle |
A importância do brincar para os pais de alunos de uma turma de educação infantil : um olhar a partir da escola Maus, Viviane Educação infantil Brinquedo |
title_short |
A importância do brincar para os pais de alunos de uma turma de educação infantil : um olhar a partir da escola |
title_full |
A importância do brincar para os pais de alunos de uma turma de educação infantil : um olhar a partir da escola |
title_fullStr |
A importância do brincar para os pais de alunos de uma turma de educação infantil : um olhar a partir da escola |
title_full_unstemmed |
A importância do brincar para os pais de alunos de uma turma de educação infantil : um olhar a partir da escola |
title_sort |
A importância do brincar para os pais de alunos de uma turma de educação infantil : um olhar a partir da escola |
author |
Maus, Viviane |
author_facet |
Maus, Viviane |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maus, Viviane |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gil, Natália de Lacerda |
contributor_str_mv |
Gil, Natália de Lacerda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Brinquedo |
topic |
Educação infantil Brinquedo |
description |
O presente trabalho investigou qual a importância dada pelos pais aos momentos lúdicos com seus filhos. Essa pesquisa teve como objeto de estudo uma turma de Educação Infantil, de uma escola da rede estadual, localizada no município de Taquara, Rio Grande do Sul. Esse estudo reuniu elementos de caráter qualitativo através de observações dos momentos de brincadeiras desta turma. Além disso, outros dados foram coletados através de um questionário que foi entregue aos pais dos alunos com a intenção de saber se dedicam algum tempo para brincar com seus filhos e qual a compreensão que têm sobre a importância destes momentos. Por fim também foi feito uma análise do Plano Político Pedagógico da escola onde o estágio foi realizado. Esta análise foi feita não só com o intuito de identificar o contexto escolar, mas também verificar qual a importância do lúdico neste ambiente e como isto se faz presente, ou não, na prática dos professores. Muitos são os motivos que fazem com que pais e filhos não desfrutem de momentos lúdicos. Na maioria das vezes a falta de tempo, aliada às dificuldades da vida contemporânea, acaba intervindo de modo que o convívio em família acabe em segundo plano. Isso acaba resultando em problemas de ordem familiar que se refletem em dificuldades no processo de ensino aprendizagem. O que, por fim, se traduz em crianças que não conseguem interagir plenamente com os colegas e, portanto, com o mundo à sua volta. Muitas vezes se sentem incompreendidas, solitárias e carentes de atenção. Um ambiente escolar que leve em conta o tamanho da importância do lúdico viria a contribuir para melhorar esta realidade. Uma vez que a brincadeira possibilita aos pais e professores conhecer melhor a criança, suas dificuldades e anseios. Para isso, seria necessário, não somente disponibilizar brinquedos às crianças, mas um novo posicionamento da família e da escola em relação ao lúdico. De forma que ambos encarassem o brinquedo como algo inerente à natureza humana. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-18T02:07:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/141241 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000992202 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/141241 |
identifier_str_mv |
000992202 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141241/1/000992202.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141241/2/000992202.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141241/3/000992202.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4aa4c99ec51c820d57baed1d41b4d800 9b9c18384429c77dfc3dab38d2ac25be ac5866c3ad796b6d4b661d3042caad5b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224509199482880 |