Faz de conta e protagonimos das crianças na educação infantil : que pensam pais e professores?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/152882 |
Resumo: | O presente trabalho centrou-se em compreender como pais e professores de uma turma de crianças entre 3 e 4 anos, numa escola de Educação Infantil da rede municipal de Novo Hamburgo, percebem as relações entre o brincar de faz de conta e o protagonismo das crianças. Para tanto, foram realizadas observações dos momentos de brincadeira de faz de conta das crianças, entrevista semiestruturada com a professora e questionário com os pais. A partir da geração de dados, a pesquisa buscou responder a duas perguntas fundamentais: ―Que pensam pais e professores sobre o papel da brincadeira de faz de conta nessa etapa da vida das crianças entre 3 e 4 anos, na escola e em casa?‖ e ―Que pensam pais e professores sobre as relações entre brincadeira de faz de conta e o protagonismo das crianças entre 3 e 4 anos, na escola e em casa?‖. A partir da geração de dados emergiram três categorias para análise: as crianças e as brincadeiras de faz de conta; as crianças como protagonistas do seu brincar; a participação dos adultos nas brincadeiras das crianças. Como referencial teórico, contou-se com autores basilares: Kuhlmann Jr. (2007); Corsaro (2011); Müller e Redin (2007); Sarmento (2003); Barbosa (2012); Oliveira (2002); Moyles (2002; 2006); Kishimoto (2008); Horn (2004); Fortunati (2009); entre outros. Ao final desta pesquisa, foi possível concluir e reafirmar quão essenciais são os momentos de brincadeira de faz de conta na vida da criança e quanto pais e professores precisam, cada vez mais, possibilitar, privilegiar momentos em que a criança possa vivenciar o faz de conta, tanto com outras crianças como com os professores e seus pais. Também foi possível perceber que os adultos sujeitos da pesquisa precisam inteirar-se mais sobre o conceito de protagonismo infantil para que possam proporcionar às crianças mais momentos de brincadeira, principalmente as de faz de conta, que possibilitam às crianças explorar e vivenciar seu protagonismo de forma lúdica e assistida pela atenção e intervenção adequada de seus pais e professores. |
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Vargas, Cristina deJunqueira Filho, Gabriel de Andrade2017-02-21T02:26:58Z2016http://hdl.handle.net/10183/152882001013611O presente trabalho centrou-se em compreender como pais e professores de uma turma de crianças entre 3 e 4 anos, numa escola de Educação Infantil da rede municipal de Novo Hamburgo, percebem as relações entre o brincar de faz de conta e o protagonismo das crianças. Para tanto, foram realizadas observações dos momentos de brincadeira de faz de conta das crianças, entrevista semiestruturada com a professora e questionário com os pais. A partir da geração de dados, a pesquisa buscou responder a duas perguntas fundamentais: ―Que pensam pais e professores sobre o papel da brincadeira de faz de conta nessa etapa da vida das crianças entre 3 e 4 anos, na escola e em casa?‖ e ―Que pensam pais e professores sobre as relações entre brincadeira de faz de conta e o protagonismo das crianças entre 3 e 4 anos, na escola e em casa?‖. A partir da geração de dados emergiram três categorias para análise: as crianças e as brincadeiras de faz de conta; as crianças como protagonistas do seu brincar; a participação dos adultos nas brincadeiras das crianças. Como referencial teórico, contou-se com autores basilares: Kuhlmann Jr. (2007); Corsaro (2011); Müller e Redin (2007); Sarmento (2003); Barbosa (2012); Oliveira (2002); Moyles (2002; 2006); Kishimoto (2008); Horn (2004); Fortunati (2009); entre outros. Ao final desta pesquisa, foi possível concluir e reafirmar quão essenciais são os momentos de brincadeira de faz de conta na vida da criança e quanto pais e professores precisam, cada vez mais, possibilitar, privilegiar momentos em que a criança possa vivenciar o faz de conta, tanto com outras crianças como com os professores e seus pais. Também foi possível perceber que os adultos sujeitos da pesquisa precisam inteirar-se mais sobre o conceito de protagonismo infantil para que possam proporcionar às crianças mais momentos de brincadeira, principalmente as de faz de conta, que possibilitam às crianças explorar e vivenciar seu protagonismo de forma lúdica e assistida pela atenção e intervenção adequada de seus pais e professores.application/pdfporEducação infantilBrinquedoFaz de conta e protagonimos das crianças na educação infantil : que pensam pais e professores?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016especializaçãoEspecialização em Docência na Educação Infantilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013611.pdf001013611.pdfTexto completoapplication/pdf952152http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152882/1/001013611.pdf75ebf0a270bb15a293fd760221019a2eMD51TEXT001013611.pdf.txt001013611.pdf.txtExtracted Texttext/plain211385http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152882/2/001013611.pdf.txta3dbd8822e430ce3f6c8961e4e87384aMD5210183/1528822017-02-22 02:27:37.153991oai:www.lume.ufrgs.br:10183/152882Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-22T05:27:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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