'Profe, você é uma princesa esperta' : nos bilhetinhos das crianças as manifestações de aprendizagens, afetos e emoções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ligiana Rocha de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/27412
Resumo: A presente pesquisa, resultado do Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, apresenta como foco de análise bilhetes que as crianças do segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal do interior do Rio Grande do Sul escreveram para sua professora de forma espontânea durante o ano letivo de dois mil e dez. Tem como objetivo refletir sobre as marcas de aprendizagens, afetos e emoções contidas nos referidos bilhetes, levantando a questão do modo que o afeto e o lúdico se inscrevem no cenário pedagógico e contribuem para a construção da aprendizagem. A pesquisa inscreve-se no campo dos Estudos da Epistemologia Genética aliado ao campo da Psicanálise. O aporte teórico metodológico utilizado foi a abordagem qualitativa de investigação do tipo Estudo de Caso de cunho Etnográfico, pois trata-se da reflexão a partir do observado. As análises desenvolvidas possibilitaram a observância de marcas de aprendizagens, vivências, prazer e afetos confidenciados pelos alunos através dos bilhetes, mostrando o quanto a figura do professor e a proposta de trabalho de que se utiliza é importante na colaboração da construção de aprendizagens (significativas).
id UFRGS-2_09d09959eec2b81d047e5ed2314ac13f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27412
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Ligiana Rocha deCollares, Darli2011-01-12T05:59:43Z2010http://hdl.handle.net/10183/27412000764708A presente pesquisa, resultado do Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, apresenta como foco de análise bilhetes que as crianças do segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal do interior do Rio Grande do Sul escreveram para sua professora de forma espontânea durante o ano letivo de dois mil e dez. Tem como objetivo refletir sobre as marcas de aprendizagens, afetos e emoções contidas nos referidos bilhetes, levantando a questão do modo que o afeto e o lúdico se inscrevem no cenário pedagógico e contribuem para a construção da aprendizagem. A pesquisa inscreve-se no campo dos Estudos da Epistemologia Genética aliado ao campo da Psicanálise. O aporte teórico metodológico utilizado foi a abordagem qualitativa de investigação do tipo Estudo de Caso de cunho Etnográfico, pois trata-se da reflexão a partir do observado. As análises desenvolvidas possibilitaram a observância de marcas de aprendizagens, vivências, prazer e afetos confidenciados pelos alunos através dos bilhetes, mostrando o quanto a figura do professor e a proposta de trabalho de que se utiliza é importante na colaboração da construção de aprendizagens (significativas).application/pdfporLudicidadeAfetividadeEducação infantil'Profe, você é uma princesa esperta' : nos bilhetinhos das crianças as manifestações de aprendizagens, afetos e emoçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000764708.pdf000764708.pdfTexto completoapplication/pdf1334200http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27412/1/000764708.pdfc8d6d8797d3490a863a8bdb35c7a6f76MD51TEXT000764708.pdf.txt000764708.pdf.txtExtracted Texttext/plain82350http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27412/2/000764708.pdf.txtd0aeece189af599b496f7b99a0a04211MD52THUMBNAIL000764708.pdf.jpg000764708.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1081http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27412/3/000764708.pdf.jpg96093093ac9999ec311cf6291111c84dMD5310183/274122018-10-11 09:17:12.353oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27412Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T12:17:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv 'Profe, você é uma princesa esperta' : nos bilhetinhos das crianças as manifestações de aprendizagens, afetos e emoções
title 'Profe, você é uma princesa esperta' : nos bilhetinhos das crianças as manifestações de aprendizagens, afetos e emoções
spellingShingle 'Profe, você é uma princesa esperta' : nos bilhetinhos das crianças as manifestações de aprendizagens, afetos e emoções
Souza, Ligiana Rocha de
Ludicidade
Afetividade
Educação infantil
title_short 'Profe, você é uma princesa esperta' : nos bilhetinhos das crianças as manifestações de aprendizagens, afetos e emoções
title_full 'Profe, você é uma princesa esperta' : nos bilhetinhos das crianças as manifestações de aprendizagens, afetos e emoções
title_fullStr 'Profe, você é uma princesa esperta' : nos bilhetinhos das crianças as manifestações de aprendizagens, afetos e emoções
title_full_unstemmed 'Profe, você é uma princesa esperta' : nos bilhetinhos das crianças as manifestações de aprendizagens, afetos e emoções
title_sort 'Profe, você é uma princesa esperta' : nos bilhetinhos das crianças as manifestações de aprendizagens, afetos e emoções
author Souza, Ligiana Rocha de
author_facet Souza, Ligiana Rocha de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Ligiana Rocha de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Collares, Darli
contributor_str_mv Collares, Darli
dc.subject.por.fl_str_mv Ludicidade
Afetividade
Educação infantil
topic Ludicidade
Afetividade
Educação infantil
description A presente pesquisa, resultado do Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, apresenta como foco de análise bilhetes que as crianças do segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal do interior do Rio Grande do Sul escreveram para sua professora de forma espontânea durante o ano letivo de dois mil e dez. Tem como objetivo refletir sobre as marcas de aprendizagens, afetos e emoções contidas nos referidos bilhetes, levantando a questão do modo que o afeto e o lúdico se inscrevem no cenário pedagógico e contribuem para a construção da aprendizagem. A pesquisa inscreve-se no campo dos Estudos da Epistemologia Genética aliado ao campo da Psicanálise. O aporte teórico metodológico utilizado foi a abordagem qualitativa de investigação do tipo Estudo de Caso de cunho Etnográfico, pois trata-se da reflexão a partir do observado. As análises desenvolvidas possibilitaram a observância de marcas de aprendizagens, vivências, prazer e afetos confidenciados pelos alunos através dos bilhetes, mostrando o quanto a figura do professor e a proposta de trabalho de que se utiliza é importante na colaboração da construção de aprendizagens (significativas).
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-01-12T05:59:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/27412
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000764708
url http://hdl.handle.net/10183/27412
identifier_str_mv 000764708
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27412/1/000764708.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27412/2/000764708.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27412/3/000764708.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c8d6d8797d3490a863a8bdb35c7a6f76
d0aeece189af599b496f7b99a0a04211
96093093ac9999ec311cf6291111c84d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447051983388672