Concepção e descrição de situações olímpicas com auxílio do GeoGebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Cícera Carla do Nascimento
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Alves, Francisco Régis Vieira, Silva, Rodrigo Sychocki da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/170026
Resumo: Propõe-se neste artigo, um recorte da dissertação de mestrado de Oliveira (2016), a descrição de situações didáticas voltadas para a resolução de problemas de Olimpíadas de Matemática em sala de aula como forma de ensino e aprendizado. Por meio da Engenharia Didática, especificamente das duas primeiras etapas, realizou-se uma análise de materiais que contemplam atividades olímpicas, buscando perceber o quanto estes podem ou não contribuir com a prática do professor em sala de aula. Objetiva-se descrever uma estratégia de ensino para o entendimento e evolução da resolução de problemas olímpicos, sendo que esta sequência de aprendizado segue as fases da Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau. Investigam-se questões de Olimpíada de Matemática que possam ser usadas em sala de aula com o auxílio do software GeoGebra. Infere-se que ao fazer uso de um meio dinâmico na exploração dos problemas, o professor pode gerenciar uma aula que permitirá o envolvimento do estudante em várias etapas do desenvolvimento e construção do conhecimento em análise.
id UFRGS-2_0a2102bd7ac921beeec025af9e39b0ff
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170026
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Cícera Carla do NascimentoAlves, Francisco Régis VieiraSilva, Rodrigo Sychocki da2017-11-04T02:30:49Z20171517-6312http://hdl.handle.net/10183/170026001045033Propõe-se neste artigo, um recorte da dissertação de mestrado de Oliveira (2016), a descrição de situações didáticas voltadas para a resolução de problemas de Olimpíadas de Matemática em sala de aula como forma de ensino e aprendizado. Por meio da Engenharia Didática, especificamente das duas primeiras etapas, realizou-se uma análise de materiais que contemplam atividades olímpicas, buscando perceber o quanto estes podem ou não contribuir com a prática do professor em sala de aula. Objetiva-se descrever uma estratégia de ensino para o entendimento e evolução da resolução de problemas olímpicos, sendo que esta sequência de aprendizado segue as fases da Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau. Investigam-se questões de Olimpíada de Matemática que possam ser usadas em sala de aula com o auxílio do software GeoGebra. Infere-se que ao fazer uso de um meio dinâmico na exploração dos problemas, o professor pode gerenciar uma aula que permitirá o envolvimento do estudante em várias etapas do desenvolvimento e construção do conhecimento em análise.This article proposes a description of the dissertation of Oliveira (2016), the description of didactic situations aimed at solving problems of Mathematical Olympiads in the classroom as a form of teaching and learning. Through Didactic Engineering, specifically the first two stages, an analysis was made of materials that contemplate Olympic activities, seeking to understand how these may or may not contribute to the teacher's practice in the classroom. The objective of this course is to describe a teaching strategy for the understanding and evolution of the resolution of Olympic problems, and this sequence of learning follows the stages of Guy Brousseau's Theory of Teaching Situations. Mathematical Olympiad questions that can be used in the classroom with the help of GeoGebra software are investigated. It is inferred that by making use of a dynamic means in the exploration of problems, the teacher can manage a class that will allow the student's involvement in several stages of the development and construction of the knowledge under analysis.application/pdfporThema : revista científica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas. Pelotas. Vol. 14, n. 3 (2017), p. 250-263GeoGebra : SoftwareOlímpiadas matematicasAprendizagemLearningMathematical olympiadTheory of didactic situationsOlympic situationsDigital technologiesConcepção e descrição de situações olímpicas com auxílio do GeoGebraConcept and description of olympic situations with GeoGebra aid info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001045033.pdf001045033.pdfTexto completoapplication/pdf678357http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170026/1/001045033.pdfd138a8078fd16ec6dbff6a64eb5e3788MD51TEXT001045033.pdf.txt001045033.pdf.txtExtracted Texttext/plain40154http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170026/2/001045033.pdf.txt4818a781c82408719cc15c317f6c1a75MD52THUMBNAIL001045033.pdf.jpg001045033.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1936http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170026/3/001045033.pdf.jpg83cf933bbad18b5c905a0f9ab6abddddMD5310183/1700262018-10-30 08:06:16.136oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170026Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-30T11:06:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Concepção e descrição de situações olímpicas com auxílio do GeoGebra
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Concept and description of olympic situations with GeoGebra aid
title Concepção e descrição de situações olímpicas com auxílio do GeoGebra
spellingShingle Concepção e descrição de situações olímpicas com auxílio do GeoGebra
Oliveira, Cícera Carla do Nascimento
GeoGebra : Software
Olímpiadas matematicas
Aprendizagem
Learning
Mathematical olympiad
Theory of didactic situations
Olympic situations
Digital technologies
title_short Concepção e descrição de situações olímpicas com auxílio do GeoGebra
title_full Concepção e descrição de situações olímpicas com auxílio do GeoGebra
title_fullStr Concepção e descrição de situações olímpicas com auxílio do GeoGebra
title_full_unstemmed Concepção e descrição de situações olímpicas com auxílio do GeoGebra
title_sort Concepção e descrição de situações olímpicas com auxílio do GeoGebra
author Oliveira, Cícera Carla do Nascimento
author_facet Oliveira, Cícera Carla do Nascimento
Alves, Francisco Régis Vieira
Silva, Rodrigo Sychocki da
author_role author
author2 Alves, Francisco Régis Vieira
Silva, Rodrigo Sychocki da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Cícera Carla do Nascimento
Alves, Francisco Régis Vieira
Silva, Rodrigo Sychocki da
dc.subject.por.fl_str_mv GeoGebra : Software
Olímpiadas matematicas
Aprendizagem
topic GeoGebra : Software
Olímpiadas matematicas
Aprendizagem
Learning
Mathematical olympiad
Theory of didactic situations
Olympic situations
Digital technologies
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning
Mathematical olympiad
Theory of didactic situations
Olympic situations
Digital technologies
description Propõe-se neste artigo, um recorte da dissertação de mestrado de Oliveira (2016), a descrição de situações didáticas voltadas para a resolução de problemas de Olimpíadas de Matemática em sala de aula como forma de ensino e aprendizado. Por meio da Engenharia Didática, especificamente das duas primeiras etapas, realizou-se uma análise de materiais que contemplam atividades olímpicas, buscando perceber o quanto estes podem ou não contribuir com a prática do professor em sala de aula. Objetiva-se descrever uma estratégia de ensino para o entendimento e evolução da resolução de problemas olímpicos, sendo que esta sequência de aprendizado segue as fases da Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau. Investigam-se questões de Olimpíada de Matemática que possam ser usadas em sala de aula com o auxílio do software GeoGebra. Infere-se que ao fazer uso de um meio dinâmico na exploração dos problemas, o professor pode gerenciar uma aula que permitirá o envolvimento do estudante em várias etapas do desenvolvimento e construção do conhecimento em análise.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-11-04T02:30:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/170026
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1517-6312
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001045033
identifier_str_mv 1517-6312
001045033
url http://hdl.handle.net/10183/170026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Thema : revista científica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas. Pelotas. Vol. 14, n. 3 (2017), p. 250-263
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170026/1/001045033.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170026/2/001045033.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170026/3/001045033.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d138a8078fd16ec6dbff6a64eb5e3788
4818a781c82408719cc15c317f6c1a75
83cf933bbad18b5c905a0f9ab6abdddd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447647836700672