Concepção e descrição de situações olímpicas com auxílio do GeoGebra
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/170026 |
Resumo: | Propõe-se neste artigo, um recorte da dissertação de mestrado de Oliveira (2016), a descrição de situações didáticas voltadas para a resolução de problemas de Olimpíadas de Matemática em sala de aula como forma de ensino e aprendizado. Por meio da Engenharia Didática, especificamente das duas primeiras etapas, realizou-se uma análise de materiais que contemplam atividades olímpicas, buscando perceber o quanto estes podem ou não contribuir com a prática do professor em sala de aula. Objetiva-se descrever uma estratégia de ensino para o entendimento e evolução da resolução de problemas olímpicos, sendo que esta sequência de aprendizado segue as fases da Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau. Investigam-se questões de Olimpíada de Matemática que possam ser usadas em sala de aula com o auxílio do software GeoGebra. Infere-se que ao fazer uso de um meio dinâmico na exploração dos problemas, o professor pode gerenciar uma aula que permitirá o envolvimento do estudante em várias etapas do desenvolvimento e construção do conhecimento em análise. |
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Oliveira, Cícera Carla do NascimentoAlves, Francisco Régis VieiraSilva, Rodrigo Sychocki da2017-11-04T02:30:49Z20171517-6312http://hdl.handle.net/10183/170026001045033Propõe-se neste artigo, um recorte da dissertação de mestrado de Oliveira (2016), a descrição de situações didáticas voltadas para a resolução de problemas de Olimpíadas de Matemática em sala de aula como forma de ensino e aprendizado. Por meio da Engenharia Didática, especificamente das duas primeiras etapas, realizou-se uma análise de materiais que contemplam atividades olímpicas, buscando perceber o quanto estes podem ou não contribuir com a prática do professor em sala de aula. Objetiva-se descrever uma estratégia de ensino para o entendimento e evolução da resolução de problemas olímpicos, sendo que esta sequência de aprendizado segue as fases da Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau. Investigam-se questões de Olimpíada de Matemática que possam ser usadas em sala de aula com o auxílio do software GeoGebra. Infere-se que ao fazer uso de um meio dinâmico na exploração dos problemas, o professor pode gerenciar uma aula que permitirá o envolvimento do estudante em várias etapas do desenvolvimento e construção do conhecimento em análise.This article proposes a description of the dissertation of Oliveira (2016), the description of didactic situations aimed at solving problems of Mathematical Olympiads in the classroom as a form of teaching and learning. Through Didactic Engineering, specifically the first two stages, an analysis was made of materials that contemplate Olympic activities, seeking to understand how these may or may not contribute to the teacher's practice in the classroom. The objective of this course is to describe a teaching strategy for the understanding and evolution of the resolution of Olympic problems, and this sequence of learning follows the stages of Guy Brousseau's Theory of Teaching Situations. Mathematical Olympiad questions that can be used in the classroom with the help of GeoGebra software are investigated. It is inferred that by making use of a dynamic means in the exploration of problems, the teacher can manage a class that will allow the student's involvement in several stages of the development and construction of the knowledge under analysis.application/pdfporThema : revista científica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas. Pelotas. Vol. 14, n. 3 (2017), p. 250-263GeoGebra : SoftwareOlímpiadas matematicasAprendizagemLearningMathematical olympiadTheory of didactic situationsOlympic situationsDigital technologiesConcepção e descrição de situações olímpicas com auxílio do GeoGebraConcept and description of olympic situations with GeoGebra aid info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001045033.pdf001045033.pdfTexto completoapplication/pdf678357http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170026/1/001045033.pdfd138a8078fd16ec6dbff6a64eb5e3788MD51TEXT001045033.pdf.txt001045033.pdf.txtExtracted Texttext/plain40154http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170026/2/001045033.pdf.txt4818a781c82408719cc15c317f6c1a75MD52THUMBNAIL001045033.pdf.jpg001045033.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1936http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170026/3/001045033.pdf.jpg83cf933bbad18b5c905a0f9ab6abddddMD5310183/1700262018-10-30 08:06:16.136oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170026Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-30T11:06:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Propõe-se neste artigo, um recorte da dissertação de mestrado de Oliveira (2016), a descrição de situações didáticas voltadas para a resolução de problemas de Olimpíadas de Matemática em sala de aula como forma de ensino e aprendizado. Por meio da Engenharia Didática, especificamente das duas primeiras etapas, realizou-se uma análise de materiais que contemplam atividades olímpicas, buscando perceber o quanto estes podem ou não contribuir com a prática do professor em sala de aula. Objetiva-se descrever uma estratégia de ensino para o entendimento e evolução da resolução de problemas olímpicos, sendo que esta sequência de aprendizado segue as fases da Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau. Investigam-se questões de Olimpíada de Matemática que possam ser usadas em sala de aula com o auxílio do software GeoGebra. Infere-se que ao fazer uso de um meio dinâmico na exploração dos problemas, o professor pode gerenciar uma aula que permitirá o envolvimento do estudante em várias etapas do desenvolvimento e construção do conhecimento em análise. |
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