Cultura Harley-Davidson: o papel da comunicação na construção da imagem da marca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Keine Lopes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157344
Resumo: Fundada há mais de 100 anos, a Harley-Davidson passou por diversas dificuldades para consolidar seu nome no mercado e criar uma legião de seguidores ao redor do mundo. A cultura por trás da marca é a principal fonte de inspiração deste trabalho, onde será estudado a origem desta e como a comunicação influenciou para seu surgimento. O estudo foi fundamentado com base nas teorias do consumo e de marketing, como também noções de Branding por questões referentes a como os consumidores pertencentes a diversos contextos sociais diferentes são atraídos pela marca por uma experiência de vida em comum. Por meio de uma análise na história da empresa e observação de imagens, filmes e fotografias, o pesquisador buscou identificar um quadro de referências que inspiram, atraem e mantêm os consumidores fiéis à marca. A importância das imagens neste universo é reforçada pela fotografia que auxilia a identificar o que é entendido como estilo Harley- Davidson e igualmente cultura Harley-Davidson. Como procedimento metodológico, utiliza-se uma análise documental e bibliográfica sobre a marca, possibilitando assim um entendimento amplo sobre o assunto para então estabelecer uma relação com as teorias estudadas e encontrar uma resposta para o problema apresentado. Como resultado, foi possível observar que existem três principais pontos que convergem para o surgimento, a difusão e a consolidação do que fica entendido como cultura Harley-Davidson sendo eles respectivamente: o cinema, o consumidor e a própria empresa.
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