Estratégia de fidelização de clientes em um supermercado de vizinhança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gerlin, Geisa Carla Dantas
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/77443
Resumo: A proposta do presente trabalho foi auxiliar o Supermercado Mariano, pequena empresa varejista de vizinhança, localizada no município de Cornélio Procópio, norte do Paraná, a montar uma estratégia de marketing com o intuito de fidelizar seus clientes e, conseqüentemente, obter melhores resultados financeiros, aumentando seu faturamento. Para atingir o objetivo almejado, o trabalho se fundamentou em uma base teórica focada em conceitos de marketing, marketing de varejo, consumidores, satisfação e fidelização, além da realização de uma pesquisa survey junto aos clientes do supermercado. As informações coletadas serviram para verificar o nível de satisfação dos clientes ao estabelecimento, identificar os clientes fiéis e conhecer os motivos dessa fidelização, identificar os clientes não fiéis e conhecer os motivos de sua não fidelização, além de sugerir ações ao mercado para fidelizar seus clientes. Com base na análise das insformações levantadas, foram sugeridas ações a serem implementadas pelos administradores do estabelecimento, as quais visam a fidelização de clientes. Encontra-se descrita ainda, no presente trabalho, a forma metodológica utilizada para coletar, tratar e analisar os dados que foram obtidos na realização da pesquisa.
id UFRGS-2_0b1de6df1863e2aaf6c3294d9b7a9c80
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77443
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gerlin, Geisa Carla DantasCallegaro-de-Menezes, DanielaPetroll, Martin de La Martinière2013-08-29T01:47:25Z2011http://hdl.handle.net/10183/77443000892756A proposta do presente trabalho foi auxiliar o Supermercado Mariano, pequena empresa varejista de vizinhança, localizada no município de Cornélio Procópio, norte do Paraná, a montar uma estratégia de marketing com o intuito de fidelizar seus clientes e, conseqüentemente, obter melhores resultados financeiros, aumentando seu faturamento. Para atingir o objetivo almejado, o trabalho se fundamentou em uma base teórica focada em conceitos de marketing, marketing de varejo, consumidores, satisfação e fidelização, além da realização de uma pesquisa survey junto aos clientes do supermercado. As informações coletadas serviram para verificar o nível de satisfação dos clientes ao estabelecimento, identificar os clientes fiéis e conhecer os motivos dessa fidelização, identificar os clientes não fiéis e conhecer os motivos de sua não fidelização, além de sugerir ações ao mercado para fidelizar seus clientes. Com base na análise das insformações levantadas, foram sugeridas ações a serem implementadas pelos administradores do estabelecimento, as quais visam a fidelização de clientes. Encontra-se descrita ainda, no presente trabalho, a forma metodológica utilizada para coletar, tratar e analisar os dados que foram obtidos na realização da pesquisa.application/pdfporMarketingVarejoFidelizaçãoEstratégia de fidelização de clientes em um supermercado de vizinhançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoGestão de Negócios Financeirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000892756.pdf000892756.pdfTexto completoapplication/pdf420773http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77443/1/000892756.pdf0c7b602d237ef8f06622e8bbdcac639cMD51TEXT000892756.pdf.txt000892756.pdf.txtExtracted Texttext/plain101476http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77443/2/000892756.pdf.txt95c98bb173885a928be9d30c9790b705MD52THUMBNAIL000892756.pdf.jpg000892756.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1063http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77443/3/000892756.pdf.jpgefdc908765cc828869732525cb493a48MD5310183/774432018-10-18 07:25:34.69oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77443Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:25:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégia de fidelização de clientes em um supermercado de vizinhança
title Estratégia de fidelização de clientes em um supermercado de vizinhança
spellingShingle Estratégia de fidelização de clientes em um supermercado de vizinhança
Gerlin, Geisa Carla Dantas
Marketing
Varejo
Fidelização
title_short Estratégia de fidelização de clientes em um supermercado de vizinhança
title_full Estratégia de fidelização de clientes em um supermercado de vizinhança
title_fullStr Estratégia de fidelização de clientes em um supermercado de vizinhança
title_full_unstemmed Estratégia de fidelização de clientes em um supermercado de vizinhança
title_sort Estratégia de fidelização de clientes em um supermercado de vizinhança
author Gerlin, Geisa Carla Dantas
author_facet Gerlin, Geisa Carla Dantas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gerlin, Geisa Carla Dantas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Callegaro-de-Menezes, Daniela
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Petroll, Martin de La Martinière
contributor_str_mv Callegaro-de-Menezes, Daniela
Petroll, Martin de La Martinière
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Varejo
Fidelização
topic Marketing
Varejo
Fidelização
description A proposta do presente trabalho foi auxiliar o Supermercado Mariano, pequena empresa varejista de vizinhança, localizada no município de Cornélio Procópio, norte do Paraná, a montar uma estratégia de marketing com o intuito de fidelizar seus clientes e, conseqüentemente, obter melhores resultados financeiros, aumentando seu faturamento. Para atingir o objetivo almejado, o trabalho se fundamentou em uma base teórica focada em conceitos de marketing, marketing de varejo, consumidores, satisfação e fidelização, além da realização de uma pesquisa survey junto aos clientes do supermercado. As informações coletadas serviram para verificar o nível de satisfação dos clientes ao estabelecimento, identificar os clientes fiéis e conhecer os motivos dessa fidelização, identificar os clientes não fiéis e conhecer os motivos de sua não fidelização, além de sugerir ações ao mercado para fidelizar seus clientes. Com base na análise das insformações levantadas, foram sugeridas ações a serem implementadas pelos administradores do estabelecimento, as quais visam a fidelização de clientes. Encontra-se descrita ainda, no presente trabalho, a forma metodológica utilizada para coletar, tratar e analisar os dados que foram obtidos na realização da pesquisa.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-08-29T01:47:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/77443
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000892756
url http://hdl.handle.net/10183/77443
identifier_str_mv 000892756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77443/1/000892756.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77443/2/000892756.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77443/3/000892756.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0c7b602d237ef8f06622e8bbdcac639c
95c98bb173885a928be9d30c9790b705
efdc908765cc828869732525cb493a48
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447112145436672