Estratégia de fidelização de clientes em um supermercado de vizinhança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/77443 |
Resumo: | A proposta do presente trabalho foi auxiliar o Supermercado Mariano, pequena empresa varejista de vizinhança, localizada no município de Cornélio Procópio, norte do Paraná, a montar uma estratégia de marketing com o intuito de fidelizar seus clientes e, conseqüentemente, obter melhores resultados financeiros, aumentando seu faturamento. Para atingir o objetivo almejado, o trabalho se fundamentou em uma base teórica focada em conceitos de marketing, marketing de varejo, consumidores, satisfação e fidelização, além da realização de uma pesquisa survey junto aos clientes do supermercado. As informações coletadas serviram para verificar o nível de satisfação dos clientes ao estabelecimento, identificar os clientes fiéis e conhecer os motivos dessa fidelização, identificar os clientes não fiéis e conhecer os motivos de sua não fidelização, além de sugerir ações ao mercado para fidelizar seus clientes. Com base na análise das insformações levantadas, foram sugeridas ações a serem implementadas pelos administradores do estabelecimento, as quais visam a fidelização de clientes. Encontra-se descrita ainda, no presente trabalho, a forma metodológica utilizada para coletar, tratar e analisar os dados que foram obtidos na realização da pesquisa. |
id |
UFRGS-2_0b1de6df1863e2aaf6c3294d9b7a9c80 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77443 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gerlin, Geisa Carla DantasCallegaro-de-Menezes, DanielaPetroll, Martin de La Martinière2013-08-29T01:47:25Z2011http://hdl.handle.net/10183/77443000892756A proposta do presente trabalho foi auxiliar o Supermercado Mariano, pequena empresa varejista de vizinhança, localizada no município de Cornélio Procópio, norte do Paraná, a montar uma estratégia de marketing com o intuito de fidelizar seus clientes e, conseqüentemente, obter melhores resultados financeiros, aumentando seu faturamento. Para atingir o objetivo almejado, o trabalho se fundamentou em uma base teórica focada em conceitos de marketing, marketing de varejo, consumidores, satisfação e fidelização, além da realização de uma pesquisa survey junto aos clientes do supermercado. As informações coletadas serviram para verificar o nível de satisfação dos clientes ao estabelecimento, identificar os clientes fiéis e conhecer os motivos dessa fidelização, identificar os clientes não fiéis e conhecer os motivos de sua não fidelização, além de sugerir ações ao mercado para fidelizar seus clientes. Com base na análise das insformações levantadas, foram sugeridas ações a serem implementadas pelos administradores do estabelecimento, as quais visam a fidelização de clientes. Encontra-se descrita ainda, no presente trabalho, a forma metodológica utilizada para coletar, tratar e analisar os dados que foram obtidos na realização da pesquisa.application/pdfporMarketingVarejoFidelizaçãoEstratégia de fidelização de clientes em um supermercado de vizinhançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoGestão de Negócios Financeirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000892756.pdf000892756.pdfTexto completoapplication/pdf420773http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77443/1/000892756.pdf0c7b602d237ef8f06622e8bbdcac639cMD51TEXT000892756.pdf.txt000892756.pdf.txtExtracted Texttext/plain101476http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77443/2/000892756.pdf.txt95c98bb173885a928be9d30c9790b705MD52THUMBNAIL000892756.pdf.jpg000892756.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1063http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77443/3/000892756.pdf.jpgefdc908765cc828869732525cb493a48MD5310183/774432018-10-18 07:25:34.69oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77443Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:25:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégia de fidelização de clientes em um supermercado de vizinhança |
title |
Estratégia de fidelização de clientes em um supermercado de vizinhança |
spellingShingle |
Estratégia de fidelização de clientes em um supermercado de vizinhança Gerlin, Geisa Carla Dantas Marketing Varejo Fidelização |
title_short |
Estratégia de fidelização de clientes em um supermercado de vizinhança |
title_full |
Estratégia de fidelização de clientes em um supermercado de vizinhança |
title_fullStr |
Estratégia de fidelização de clientes em um supermercado de vizinhança |
title_full_unstemmed |
Estratégia de fidelização de clientes em um supermercado de vizinhança |
title_sort |
Estratégia de fidelização de clientes em um supermercado de vizinhança |
author |
Gerlin, Geisa Carla Dantas |
author_facet |
Gerlin, Geisa Carla Dantas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gerlin, Geisa Carla Dantas |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Callegaro-de-Menezes, Daniela |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Petroll, Martin de La Martinière |
contributor_str_mv |
Callegaro-de-Menezes, Daniela Petroll, Martin de La Martinière |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Varejo Fidelização |
topic |
Marketing Varejo Fidelização |
description |
A proposta do presente trabalho foi auxiliar o Supermercado Mariano, pequena empresa varejista de vizinhança, localizada no município de Cornélio Procópio, norte do Paraná, a montar uma estratégia de marketing com o intuito de fidelizar seus clientes e, conseqüentemente, obter melhores resultados financeiros, aumentando seu faturamento. Para atingir o objetivo almejado, o trabalho se fundamentou em uma base teórica focada em conceitos de marketing, marketing de varejo, consumidores, satisfação e fidelização, além da realização de uma pesquisa survey junto aos clientes do supermercado. As informações coletadas serviram para verificar o nível de satisfação dos clientes ao estabelecimento, identificar os clientes fiéis e conhecer os motivos dessa fidelização, identificar os clientes não fiéis e conhecer os motivos de sua não fidelização, além de sugerir ações ao mercado para fidelizar seus clientes. Com base na análise das insformações levantadas, foram sugeridas ações a serem implementadas pelos administradores do estabelecimento, as quais visam a fidelização de clientes. Encontra-se descrita ainda, no presente trabalho, a forma metodológica utilizada para coletar, tratar e analisar os dados que foram obtidos na realização da pesquisa. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-08-29T01:47:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/77443 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000892756 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/77443 |
identifier_str_mv |
000892756 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77443/1/000892756.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77443/2/000892756.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77443/3/000892756.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0c7b602d237ef8f06622e8bbdcac639c 95c98bb173885a928be9d30c9790b705 efdc908765cc828869732525cb493a48 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447112145436672 |