Fatores determinantes do crescimento do público feminino nos jogos do Grêmio FBPA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mathias, Stephanie Souza
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/158558
Resumo: Este trabalho busca identificar os fatores determinantes para o crescimento do público feminino nos jogos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, visando avaliar as motivações e os perfis da torcedora gremista, verificar a identificação com o clube, assim como os produtos e serviços relacionados ao time consumidos pelas torcedoras. Levando em consideração a importância do conhecimento do comportamento do consumidor e tendo em vista que até o presente momento poucos estudos no campo esportivo se dedicaram exclusivamente a este assunto, o objetivo deste trabalho é, também, compreender como este segmento de mercado se comporta. Como método de pesquisa, optou-se pela pesquisa qualitativa, sendo a coleta de informações realizada através de entrevistas semiestruturadas. Foram entrevistadas 19 torcedoras gremistas de Porto Alegre e região metropolitana que vão ao estádio no mínimo uma vez ao ano. Nas entrevistas, foram identificadas 10 categorias iniciais, que foram agrupadas tematicamente, originando 7 categoriais intermediárias, que foram aglutinadas em função da ocorrência dos temas, gerando 5 categorias finais: identificação com o futebol e o Grêmio, envolvimento com o estádio, motivações e influências, consumo e perfil da torcedora gremista. Foram identificados alguns aspectos do público feminino que frequenta o estádio: a associação do jogo de futebol como “válvula de escape”, onde aliviam o stress, a tradição do futebol que vem de família e a influência, quase sempre, de alguém do sexo masculino, o grande sentimento de paixão e o apoio ao time.
id UFRGS-2_0b27fd2db0ddbc904e674a7fd459c0b1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158558
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mathias, Stephanie SouzaRossi, Carlos Alberto Vargas2017-05-25T02:28:21Z2016http://hdl.handle.net/10183/158558001021846Este trabalho busca identificar os fatores determinantes para o crescimento do público feminino nos jogos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, visando avaliar as motivações e os perfis da torcedora gremista, verificar a identificação com o clube, assim como os produtos e serviços relacionados ao time consumidos pelas torcedoras. Levando em consideração a importância do conhecimento do comportamento do consumidor e tendo em vista que até o presente momento poucos estudos no campo esportivo se dedicaram exclusivamente a este assunto, o objetivo deste trabalho é, também, compreender como este segmento de mercado se comporta. Como método de pesquisa, optou-se pela pesquisa qualitativa, sendo a coleta de informações realizada através de entrevistas semiestruturadas. Foram entrevistadas 19 torcedoras gremistas de Porto Alegre e região metropolitana que vão ao estádio no mínimo uma vez ao ano. Nas entrevistas, foram identificadas 10 categorias iniciais, que foram agrupadas tematicamente, originando 7 categoriais intermediárias, que foram aglutinadas em função da ocorrência dos temas, gerando 5 categorias finais: identificação com o futebol e o Grêmio, envolvimento com o estádio, motivações e influências, consumo e perfil da torcedora gremista. Foram identificados alguns aspectos do público feminino que frequenta o estádio: a associação do jogo de futebol como “válvula de escape”, onde aliviam o stress, a tradição do futebol que vem de família e a influência, quase sempre, de alguém do sexo masculino, o grande sentimento de paixão e o apoio ao time.This work seeks to identify the determinant factors for the female audience increase on the Gremio Football Porto Alegrense games, aiming to evaluate the motivations and profile of female gremista fan, check the identification with the club, as well as the products and services related to team consumed by these fans. Taking into consideration the importance of consumer behavior knowledge and with regard to that until the present moment few studies in the sports field is devoted exclusively to this subject, the objective of this work is also to understand how this market segment behaves. As a research method, the qualitative research was chosen, and the collect of information carried out through semi-structured interviews. Nineteen gremistas fans from Porto Alegre and the metropolitan area that go to the stadium at least once a year were interviewed. In the interviews, we identified 10 initial categories, which have been grouped thematically, giving 7 intermediate categories, which were merged due to the occurrence of themes, generating final 5 categories: identification with soccer and Gremio, involvement with the stadium, motivations and influences, consumption and profile of female Gremio´s fan. We identified some aspects of the female audience that attends the stadium: the association of the football game as an "escape valve", which relieve stress, the tradition of football that comes from the family and influence often from some male, the great feeling of passion and support to the team.application/pdfporGênero femininoFutebolEstádiosMarketing esportivoComportamento do consumidorFemale audienceGremioStadiumConsumer behaviorSports marketingFatores determinantes do crescimento do público feminino nos jogos do Grêmio FBPAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2016Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001021846.pdf001021846.pdfTexto completoapplication/pdf938279http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158558/1/001021846.pdf9469dc62a7acf1dcb2e93e1f1b526a79MD51TEXT001021846.pdf.txt001021846.pdf.txtExtracted Texttext/plain103462http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158558/2/001021846.pdf.txt85ca0b036c62219f454c6eeecf245625MD5210183/1585582017-05-26 02:32:38.003158oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158558Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-05-26T05:32:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fatores determinantes do crescimento do público feminino nos jogos do Grêmio FBPA
title Fatores determinantes do crescimento do público feminino nos jogos do Grêmio FBPA
spellingShingle Fatores determinantes do crescimento do público feminino nos jogos do Grêmio FBPA
Mathias, Stephanie Souza
Gênero feminino
Futebol
Estádios
Marketing esportivo
Comportamento do consumidor
Female audience
Gremio
Stadium
Consumer behavior
Sports marketing
title_short Fatores determinantes do crescimento do público feminino nos jogos do Grêmio FBPA
title_full Fatores determinantes do crescimento do público feminino nos jogos do Grêmio FBPA
title_fullStr Fatores determinantes do crescimento do público feminino nos jogos do Grêmio FBPA
title_full_unstemmed Fatores determinantes do crescimento do público feminino nos jogos do Grêmio FBPA
title_sort Fatores determinantes do crescimento do público feminino nos jogos do Grêmio FBPA
author Mathias, Stephanie Souza
author_facet Mathias, Stephanie Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mathias, Stephanie Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rossi, Carlos Alberto Vargas
contributor_str_mv Rossi, Carlos Alberto Vargas
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero feminino
Futebol
Estádios
Marketing esportivo
Comportamento do consumidor
topic Gênero feminino
Futebol
Estádios
Marketing esportivo
Comportamento do consumidor
Female audience
Gremio
Stadium
Consumer behavior
Sports marketing
dc.subject.eng.fl_str_mv Female audience
Gremio
Stadium
Consumer behavior
Sports marketing
description Este trabalho busca identificar os fatores determinantes para o crescimento do público feminino nos jogos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, visando avaliar as motivações e os perfis da torcedora gremista, verificar a identificação com o clube, assim como os produtos e serviços relacionados ao time consumidos pelas torcedoras. Levando em consideração a importância do conhecimento do comportamento do consumidor e tendo em vista que até o presente momento poucos estudos no campo esportivo se dedicaram exclusivamente a este assunto, o objetivo deste trabalho é, também, compreender como este segmento de mercado se comporta. Como método de pesquisa, optou-se pela pesquisa qualitativa, sendo a coleta de informações realizada através de entrevistas semiestruturadas. Foram entrevistadas 19 torcedoras gremistas de Porto Alegre e região metropolitana que vão ao estádio no mínimo uma vez ao ano. Nas entrevistas, foram identificadas 10 categorias iniciais, que foram agrupadas tematicamente, originando 7 categoriais intermediárias, que foram aglutinadas em função da ocorrência dos temas, gerando 5 categorias finais: identificação com o futebol e o Grêmio, envolvimento com o estádio, motivações e influências, consumo e perfil da torcedora gremista. Foram identificados alguns aspectos do público feminino que frequenta o estádio: a associação do jogo de futebol como “válvula de escape”, onde aliviam o stress, a tradição do futebol que vem de família e a influência, quase sempre, de alguém do sexo masculino, o grande sentimento de paixão e o apoio ao time.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-25T02:28:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/158558
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001021846
url http://hdl.handle.net/10183/158558
identifier_str_mv 001021846
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158558/1/001021846.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158558/2/001021846.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9469dc62a7acf1dcb2e93e1f1b526a79
85ca0b036c62219f454c6eeecf245625
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224531942047744