Aprendizagem organizacional : estudo de caso sobre o ensino a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faé, Rogério
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/196640
Resumo: O desafio da aprendizagem organizacional se impõe sempre que a resposta a uma dada situação organizacional, percebida como dificultadora do alcance dos objetivos, exija que os atores que irão participar da busca de soluções construam uma representação compartilhada da situação. Um desafio que para ser adequadamente enfrentado requer trocas intersubjetivas com vista à construção de sentidos comuns. Assim, o objetivo do presente artigo se direciona para a compreensão sobre a dinâmica do processo de aprendizagem organizacional, a partir de estudo de caso realizado em uma grande empresa de ativos financeiros, a qual disponibilizou aos administradores e funcionários um curso a distância com a finalidade de experimentar novos métodos com maior abrangência espacial do que as estratégias ‘tradicionais’ de formação. O referencial teórico utilizado para a análise dos achados da pesquisa de campo tem por base o modelo experimental, orientado para o desenvolvimento de competências gerenciais, idealizado por Ruas (2001).
id UFRGS-2_0b3dac0bb7bf6a6e1658d3eb77d55fc1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196640
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Faé, Rogério2019-07-06T02:39:43Z20121516-1234http://hdl.handle.net/10183/196640000876426O desafio da aprendizagem organizacional se impõe sempre que a resposta a uma dada situação organizacional, percebida como dificultadora do alcance dos objetivos, exija que os atores que irão participar da busca de soluções construam uma representação compartilhada da situação. Um desafio que para ser adequadamente enfrentado requer trocas intersubjetivas com vista à construção de sentidos comuns. Assim, o objetivo do presente artigo se direciona para a compreensão sobre a dinâmica do processo de aprendizagem organizacional, a partir de estudo de caso realizado em uma grande empresa de ativos financeiros, a qual disponibilizou aos administradores e funcionários um curso a distância com a finalidade de experimentar novos métodos com maior abrangência espacial do que as estratégias ‘tradicionais’ de formação. O referencial teórico utilizado para a análise dos achados da pesquisa de campo tem por base o modelo experimental, orientado para o desenvolvimento de competências gerenciais, idealizado por Ruas (2001).The organizational learning occurs in a context where the people who compose it find themselves in a problematic situation and, because of that, are led to question and review their practices, building a shared representation of the situation. In order to face such challenge appropriately, those people must interact with each other and reach a common ground of ideas. The objective of this article is to better understand the organizational learning process based on a case study involving a large finance enterprise which has offered its employees a distance course aiming to try out new learning methods that are more financially advantageous and far-reaching than the traditional methods. The analysis was based on the experimental approach to the development of management competences, as proposed by Ruas (2001).application/pdfporRevista da FAE. Curitiba, PR. Vol. 15, n. 2 (jul./dez. 2012), p. 68-83Aprendizagem organizacionalEnsino a distânciaEstudo de casoOrganizational LearningDistance EducationCase StudyAprendizagem organizacional : estudo de caso sobre o ensino a distânciainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000876426.pdf.txt000876426.pdf.txtExtracted Texttext/plain50641http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196640/2/000876426.pdf.txt0496550bf11c6c1250ac21252cf09360MD52ORIGINAL000876426.pdfTexto completoapplication/pdf2036044http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196640/1/000876426.pdf2483dec6cb003e7cc6fa61c8ddddca7cMD5110183/1966402021-12-06 05:40:52.472517oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196640Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:40:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagem organizacional : estudo de caso sobre o ensino a distância
title Aprendizagem organizacional : estudo de caso sobre o ensino a distância
spellingShingle Aprendizagem organizacional : estudo de caso sobre o ensino a distância
Faé, Rogério
Aprendizagem organizacional
Ensino a distância
Estudo de caso
Organizational Learning
Distance Education
Case Study
title_short Aprendizagem organizacional : estudo de caso sobre o ensino a distância
title_full Aprendizagem organizacional : estudo de caso sobre o ensino a distância
title_fullStr Aprendizagem organizacional : estudo de caso sobre o ensino a distância
title_full_unstemmed Aprendizagem organizacional : estudo de caso sobre o ensino a distância
title_sort Aprendizagem organizacional : estudo de caso sobre o ensino a distância
author Faé, Rogério
author_facet Faé, Rogério
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faé, Rogério
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem organizacional
Ensino a distância
Estudo de caso
topic Aprendizagem organizacional
Ensino a distância
Estudo de caso
Organizational Learning
Distance Education
Case Study
dc.subject.eng.fl_str_mv Organizational Learning
Distance Education
Case Study
description O desafio da aprendizagem organizacional se impõe sempre que a resposta a uma dada situação organizacional, percebida como dificultadora do alcance dos objetivos, exija que os atores que irão participar da busca de soluções construam uma representação compartilhada da situação. Um desafio que para ser adequadamente enfrentado requer trocas intersubjetivas com vista à construção de sentidos comuns. Assim, o objetivo do presente artigo se direciona para a compreensão sobre a dinâmica do processo de aprendizagem organizacional, a partir de estudo de caso realizado em uma grande empresa de ativos financeiros, a qual disponibilizou aos administradores e funcionários um curso a distância com a finalidade de experimentar novos métodos com maior abrangência espacial do que as estratégias ‘tradicionais’ de formação. O referencial teórico utilizado para a análise dos achados da pesquisa de campo tem por base o modelo experimental, orientado para o desenvolvimento de competências gerenciais, idealizado por Ruas (2001).
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-06T02:39:43Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/196640
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1516-1234
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000876426
identifier_str_mv 1516-1234
000876426
url http://hdl.handle.net/10183/196640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista da FAE. Curitiba, PR. Vol. 15, n. 2 (jul./dez. 2012), p. 68-83
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196640/2/000876426.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196640/1/000876426.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0496550bf11c6c1250ac21252cf09360
2483dec6cb003e7cc6fa61c8ddddca7c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224970713432064