Aprendizagem organizacional : estudo de caso sobre o ensino a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/196640 |
Resumo: | O desafio da aprendizagem organizacional se impõe sempre que a resposta a uma dada situação organizacional, percebida como dificultadora do alcance dos objetivos, exija que os atores que irão participar da busca de soluções construam uma representação compartilhada da situação. Um desafio que para ser adequadamente enfrentado requer trocas intersubjetivas com vista à construção de sentidos comuns. Assim, o objetivo do presente artigo se direciona para a compreensão sobre a dinâmica do processo de aprendizagem organizacional, a partir de estudo de caso realizado em uma grande empresa de ativos financeiros, a qual disponibilizou aos administradores e funcionários um curso a distância com a finalidade de experimentar novos métodos com maior abrangência espacial do que as estratégias ‘tradicionais’ de formação. O referencial teórico utilizado para a análise dos achados da pesquisa de campo tem por base o modelo experimental, orientado para o desenvolvimento de competências gerenciais, idealizado por Ruas (2001). |
id |
UFRGS-2_0b3dac0bb7bf6a6e1658d3eb77d55fc1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196640 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Faé, Rogério2019-07-06T02:39:43Z20121516-1234http://hdl.handle.net/10183/196640000876426O desafio da aprendizagem organizacional se impõe sempre que a resposta a uma dada situação organizacional, percebida como dificultadora do alcance dos objetivos, exija que os atores que irão participar da busca de soluções construam uma representação compartilhada da situação. Um desafio que para ser adequadamente enfrentado requer trocas intersubjetivas com vista à construção de sentidos comuns. Assim, o objetivo do presente artigo se direciona para a compreensão sobre a dinâmica do processo de aprendizagem organizacional, a partir de estudo de caso realizado em uma grande empresa de ativos financeiros, a qual disponibilizou aos administradores e funcionários um curso a distância com a finalidade de experimentar novos métodos com maior abrangência espacial do que as estratégias ‘tradicionais’ de formação. O referencial teórico utilizado para a análise dos achados da pesquisa de campo tem por base o modelo experimental, orientado para o desenvolvimento de competências gerenciais, idealizado por Ruas (2001).The organizational learning occurs in a context where the people who compose it find themselves in a problematic situation and, because of that, are led to question and review their practices, building a shared representation of the situation. In order to face such challenge appropriately, those people must interact with each other and reach a common ground of ideas. The objective of this article is to better understand the organizational learning process based on a case study involving a large finance enterprise which has offered its employees a distance course aiming to try out new learning methods that are more financially advantageous and far-reaching than the traditional methods. The analysis was based on the experimental approach to the development of management competences, as proposed by Ruas (2001).application/pdfporRevista da FAE. Curitiba, PR. Vol. 15, n. 2 (jul./dez. 2012), p. 68-83Aprendizagem organizacionalEnsino a distânciaEstudo de casoOrganizational LearningDistance EducationCase StudyAprendizagem organizacional : estudo de caso sobre o ensino a distânciainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000876426.pdf.txt000876426.pdf.txtExtracted Texttext/plain50641http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196640/2/000876426.pdf.txt0496550bf11c6c1250ac21252cf09360MD52ORIGINAL000876426.pdfTexto completoapplication/pdf2036044http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196640/1/000876426.pdf2483dec6cb003e7cc6fa61c8ddddca7cMD5110183/1966402021-12-06 05:40:52.472517oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196640Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:40:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aprendizagem organizacional : estudo de caso sobre o ensino a distância |
title |
Aprendizagem organizacional : estudo de caso sobre o ensino a distância |
spellingShingle |
Aprendizagem organizacional : estudo de caso sobre o ensino a distância Faé, Rogério Aprendizagem organizacional Ensino a distância Estudo de caso Organizational Learning Distance Education Case Study |
title_short |
Aprendizagem organizacional : estudo de caso sobre o ensino a distância |
title_full |
Aprendizagem organizacional : estudo de caso sobre o ensino a distância |
title_fullStr |
Aprendizagem organizacional : estudo de caso sobre o ensino a distância |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem organizacional : estudo de caso sobre o ensino a distância |
title_sort |
Aprendizagem organizacional : estudo de caso sobre o ensino a distância |
author |
Faé, Rogério |
author_facet |
Faé, Rogério |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faé, Rogério |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem organizacional Ensino a distância Estudo de caso |
topic |
Aprendizagem organizacional Ensino a distância Estudo de caso Organizational Learning Distance Education Case Study |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Organizational Learning Distance Education Case Study |
description |
O desafio da aprendizagem organizacional se impõe sempre que a resposta a uma dada situação organizacional, percebida como dificultadora do alcance dos objetivos, exija que os atores que irão participar da busca de soluções construam uma representação compartilhada da situação. Um desafio que para ser adequadamente enfrentado requer trocas intersubjetivas com vista à construção de sentidos comuns. Assim, o objetivo do presente artigo se direciona para a compreensão sobre a dinâmica do processo de aprendizagem organizacional, a partir de estudo de caso realizado em uma grande empresa de ativos financeiros, a qual disponibilizou aos administradores e funcionários um curso a distância com a finalidade de experimentar novos métodos com maior abrangência espacial do que as estratégias ‘tradicionais’ de formação. O referencial teórico utilizado para a análise dos achados da pesquisa de campo tem por base o modelo experimental, orientado para o desenvolvimento de competências gerenciais, idealizado por Ruas (2001). |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-07-06T02:39:43Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/196640 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1516-1234 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000876426 |
identifier_str_mv |
1516-1234 000876426 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/196640 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista da FAE. Curitiba, PR. Vol. 15, n. 2 (jul./dez. 2012), p. 68-83 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196640/2/000876426.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196640/1/000876426.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0496550bf11c6c1250ac21252cf09360 2483dec6cb003e7cc6fa61c8ddddca7c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224970713432064 |