Paçoquita cremosa e a linguagem do culto ao produto: estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/135460 |
Resumo: | O lançamento da pasta de amendoim Paçoquita Cremosa trouxe uma considerável e peculiar comoção nas redes sociais digitais. Fato curioso é que não havia uma grande estratégia de marca, mas sim um interesse do público em comunicar o produto. Mas o que leva esses indivíduos a gerar espontânea e voluntariamente tamanha repercussão? Uma provável hipótese envolve as motivações destes usuários. Nesse estudo de caso, investigou-se o conteúdo das manifestações em prol da marca no Twitter do ponto de vista do público: como se configura esse fenômeno e de que forma os elementos de linguagem presentes nas manifestações as identificam como instrumentos de construção de identidade dentro da rede? A escolha desta monografia envolve uma inquietação que se volta para o meio acadêmico da comunicação e o âmbito mercadológico, no sentido de promover uma intersecção entre ambos. Para tanto, foi utilizado um método de estudo de caso onde analisamos a marca e o público, com maior enfoque sobre este último e seus respectivos tuítes, buscando entender suas motivações no âmbito da linguagem e identidade. Por fim, concluímos que existem demandas identitárias manifestadas nas redes sociais digitais que não necessariamente são (mas poderiam ser) correspondidas pelos atores mercadológicos aos quais elas se voltam. Ainda sobre tais manifestações, foi possível identificar potenciais criativos e de construção de linguagem dentro da rede, cujo caráter de constantes transformações, unido ao fator capital social, torna-se terreno fértil para inovação e proposições sócio-mercadológicas. |
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Fernandes, Pedro de OliveiraCarvalho, Helenice2016-04-09T02:28:53Z2015http://hdl.handle.net/10183/135460000987862O lançamento da pasta de amendoim Paçoquita Cremosa trouxe uma considerável e peculiar comoção nas redes sociais digitais. Fato curioso é que não havia uma grande estratégia de marca, mas sim um interesse do público em comunicar o produto. Mas o que leva esses indivíduos a gerar espontânea e voluntariamente tamanha repercussão? Uma provável hipótese envolve as motivações destes usuários. Nesse estudo de caso, investigou-se o conteúdo das manifestações em prol da marca no Twitter do ponto de vista do público: como se configura esse fenômeno e de que forma os elementos de linguagem presentes nas manifestações as identificam como instrumentos de construção de identidade dentro da rede? A escolha desta monografia envolve uma inquietação que se volta para o meio acadêmico da comunicação e o âmbito mercadológico, no sentido de promover uma intersecção entre ambos. Para tanto, foi utilizado um método de estudo de caso onde analisamos a marca e o público, com maior enfoque sobre este último e seus respectivos tuítes, buscando entender suas motivações no âmbito da linguagem e identidade. Por fim, concluímos que existem demandas identitárias manifestadas nas redes sociais digitais que não necessariamente são (mas poderiam ser) correspondidas pelos atores mercadológicos aos quais elas se voltam. Ainda sobre tais manifestações, foi possível identificar potenciais criativos e de construção de linguagem dentro da rede, cujo caráter de constantes transformações, unido ao fator capital social, torna-se terreno fértil para inovação e proposições sócio-mercadológicas.application/pdfporMarcaLinguagemTwitter (Site)Paçoquita cremosa e a linguagem do culto ao produto: estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000987862.pdf000987862.pdfTexto completoapplication/pdf1695612http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135460/1/000987862.pdfd5ecac1f78d3265f616a2d80ef96352eMD51TEXT000987862.pdf.txt000987862.pdf.txtExtracted Texttext/plain129432http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135460/2/000987862.pdf.txt3a22037cfce622b43150e1ff2d6785d7MD52THUMBNAIL000987862.pdf.jpg000987862.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1046http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135460/3/000987862.pdf.jpgb5b686e4d3357d75ae7a64fd5b96a9e2MD5310183/1354602018-10-11 08:26:03.833oai:www.lume.ufrgs.br:10183/135460Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:26:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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