Marcas humanas : uma análise da comunicação do Pontofrio no Twitter

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimenta, Luiza Figueiredo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/103484
Resumo: O presente trabalho teve como tema a estratégia de comunicação da marca Pontofrio no Twitter sob a perspectiva do conceito de marcas que adotam posturas mais humanas. O objetivo do trabalho foi entender de que forma o Pontofrio se posiciona comunicativamente através do personagem-intelocutor Pinguim no Twitter e como seus consumidores se relacionam com a marca. Em um primeiro momento, através de pesquisa bibliográfica, foram apresentados conceitos de marca, brand equity e marcas humanas; em seguida, discutimos o contexto das redes sociais na Internet, onde estudamos seus elementos, as conversações e especificidades do Twitter. Na etapa empírica, partimos para uma pesquisa exploratória, quanti-qualitativa e documental onde analisamos postagens do Pontofrio durante uma semana a fim de estudar aspectos da comunicação da marca no Twitter. Como resultados vimos que a comunicação humanizada é possível e positiva, principalmente pela construção sólida do personagem Pinguim, que possui uma postura próxima, linguagem própria e coloquial e que estimula conversações que geram vínculo emocional com a marca.
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