Aulas de Educação Física separadas por sexo? com a palavra os e as estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Laura da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/174781
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo compreender como estudantes de Ensino Médio entendem as aulas de Educação Física separadas por sexo em uma Escola estadual de Porto Alegre. Quanto aos instrumentos de coleta das informações utilizados no trabalho, foi empregada a metodologia de pesquisa qualitativa. Foram realizadas entrevistas semi-estruturada com dez (10) alunos e alunas de ensino médio de uma escola estadual de Porto Alegre. As entrevistas foram gravadas e transcritas. A análise das informações coletadas permitiu identificar que os alunos e as alunas mesmo que acreditem na igualdade de gênero, parecem ainda ter dificuldades em se sentirem na condição de equidade, justificando a separação de meninos e meninas nas aulas de educação física, principalmente, com argumentos biológicos, como a diferença de força e níveis de habilidades motoras diferentes entre os sexos. Concluindo assim, que as aulas de educação física separadas por sexo no ensino médio, tem, na perspectiva dos alunos e alunas, pontos a favor, como o melhor aproveitamento das aulas tanto para as meninas quanto para os meninos, como pontos contra, como a falta de integração da turma e o sentimento de incapacidade e inferioridade das meninas em relação à suas habilidades nas atividades.
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