Aulas de Educação Física separadas por sexo? com a palavra os e as estudantes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/174781 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo compreender como estudantes de Ensino Médio entendem as aulas de Educação Física separadas por sexo em uma Escola estadual de Porto Alegre. Quanto aos instrumentos de coleta das informações utilizados no trabalho, foi empregada a metodologia de pesquisa qualitativa. Foram realizadas entrevistas semi-estruturada com dez (10) alunos e alunas de ensino médio de uma escola estadual de Porto Alegre. As entrevistas foram gravadas e transcritas. A análise das informações coletadas permitiu identificar que os alunos e as alunas mesmo que acreditem na igualdade de gênero, parecem ainda ter dificuldades em se sentirem na condição de equidade, justificando a separação de meninos e meninas nas aulas de educação física, principalmente, com argumentos biológicos, como a diferença de força e níveis de habilidades motoras diferentes entre os sexos. Concluindo assim, que as aulas de educação física separadas por sexo no ensino médio, tem, na perspectiva dos alunos e alunas, pontos a favor, como o melhor aproveitamento das aulas tanto para as meninas quanto para os meninos, como pontos contra, como a falta de integração da turma e o sentimento de incapacidade e inferioridade das meninas em relação à suas habilidades nas atividades. |
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Silva, Laura daBossle, Fabiano2018-04-17T02:27:49Z2017http://hdl.handle.net/10183/174781001063280A presente pesquisa tem como objetivo compreender como estudantes de Ensino Médio entendem as aulas de Educação Física separadas por sexo em uma Escola estadual de Porto Alegre. Quanto aos instrumentos de coleta das informações utilizados no trabalho, foi empregada a metodologia de pesquisa qualitativa. Foram realizadas entrevistas semi-estruturada com dez (10) alunos e alunas de ensino médio de uma escola estadual de Porto Alegre. As entrevistas foram gravadas e transcritas. A análise das informações coletadas permitiu identificar que os alunos e as alunas mesmo que acreditem na igualdade de gênero, parecem ainda ter dificuldades em se sentirem na condição de equidade, justificando a separação de meninos e meninas nas aulas de educação física, principalmente, com argumentos biológicos, como a diferença de força e níveis de habilidades motoras diferentes entre os sexos. Concluindo assim, que as aulas de educação física separadas por sexo no ensino médio, tem, na perspectiva dos alunos e alunas, pontos a favor, como o melhor aproveitamento das aulas tanto para as meninas quanto para os meninos, como pontos contra, como a falta de integração da turma e o sentimento de incapacidade e inferioridade das meninas em relação à suas habilidades nas atividades.The present research aims to understand how high school students understand the classes of Physical Education separated by sex in a State School of Porto Alegre. As for the instruments used to collect the information used in the study, a qualitative research methodology was used. Semi-structured interviews were conducted with ten (10) students and high school students from a state school in Porto Alegre. The interviews were recorded and transcribed. The analysis of the information collected allowed us to identify that students, even if they believe in gender equality, still seem to have difficulties in feeling in the condition of equity, justifying the separation of boys and girls in physical education classes, mainly with arguments such as the difference in strength and different levels of motor skills between the sexes. In conclusion, physical education classes separated by sex in high school have, in the students' perspective, favorable points such as the best use of the classes for both girls and boys as points against, such as lack of integration of the class and the feeling of inability and inferiority of the girls in relation to their abilities in the activities.application/pdfporEnsino médioEducação física escolarGêneroPhysical EducationHigh schoolDivision by SexAulas de Educação Física separadas por sexo? com a palavra os e as estudantesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2017Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001063280.pdf001063280.pdfTexto completoapplication/pdf614449http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174781/1/001063280.pdf778493e39131c9c1a10be55cfe21d1baMD51TEXT001063280.pdf.txt001063280.pdf.txtExtracted Texttext/plain59537http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174781/2/001063280.pdf.txt5dc03fc77fedc958ac0dcb588e4d6b4eMD52THUMBNAIL001063280.pdf.jpg001063280.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1020http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174781/3/001063280.pdf.jpg1dfcf43b84b8657826e6889430cbf90eMD5310183/1747812018-10-30 07:55:38.968oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174781Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-30T10:55:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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