O gerenciamento do tempo das aulas de educação física no ensino médio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/101735 |
Resumo: | Diversos autores (SANDERS, 2005; SIEDENTOP, 2010; PIERÓN, 2005, GALLAHUE E DONNELLY, 2008) destacam a importância do gerenciamento do tempo nas aulas de educaçãoo física uma vez que a eficácia do ensino dos elementos da cultura corporal está ligada às ocasiões de práticas oferecidas aos estudantes. No processo de formação dos professores de educação física, os estágios de docência configuram-se num momento muito relevante, uma vez que configuram-se em oportunidades de exercício de docência em turmas do ambiente escolar sob orientação de docentes da universidade e de professores atuantes no local da realização do estágio. Espera-se que durante os estágios de docência sejam analisados e discutidos diferentes aspectos da prática docente dos estagiários com a perspectiva de auxiliá-los a superar suas dificuldades iniciais no exercício da docência. Nesta perspectiva, o presente trabalho teve como objetivo verificar como acontece o gerenciamento do tempo das aulas de educação física na turma de 1º ano do ensino médio do Colégio Estadual Padre Rambo. A partir da autorização da direção da escola, dos professores coordenadores e supervisores do estágio, bem como dos estagiários responsáveis em ministrar as aulas para a turma escolhida, foram realizadas filmagens de sete aulas de educação física. A análise dos registros realizados indicou que o gerenciamento do tempo apresentou as seguintes características: 1,21% de tempo de espera, 48,28% de tempo de instrução, 28,20% de tempo de administração, restando 22,31% de tempo de prática. Esses resultados indicam que as aulas de educação física no ensino médio estão tendo grande parte de seu tempo destinados a reflexão, conversas, desenvolvimento de trabalhos restando pouco tempo para a prática efetiva destes alunos, o que será discutido no presente estudo. |
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Gasparetto, Sabine RochaCardoso, Lisiane Torres e2014-08-23T02:16:16Z2014http://hdl.handle.net/10183/101735000933352Diversos autores (SANDERS, 2005; SIEDENTOP, 2010; PIERÓN, 2005, GALLAHUE E DONNELLY, 2008) destacam a importância do gerenciamento do tempo nas aulas de educaçãoo física uma vez que a eficácia do ensino dos elementos da cultura corporal está ligada às ocasiões de práticas oferecidas aos estudantes. No processo de formação dos professores de educação física, os estágios de docência configuram-se num momento muito relevante, uma vez que configuram-se em oportunidades de exercício de docência em turmas do ambiente escolar sob orientação de docentes da universidade e de professores atuantes no local da realização do estágio. Espera-se que durante os estágios de docência sejam analisados e discutidos diferentes aspectos da prática docente dos estagiários com a perspectiva de auxiliá-los a superar suas dificuldades iniciais no exercício da docência. Nesta perspectiva, o presente trabalho teve como objetivo verificar como acontece o gerenciamento do tempo das aulas de educação física na turma de 1º ano do ensino médio do Colégio Estadual Padre Rambo. A partir da autorização da direção da escola, dos professores coordenadores e supervisores do estágio, bem como dos estagiários responsáveis em ministrar as aulas para a turma escolhida, foram realizadas filmagens de sete aulas de educação física. A análise dos registros realizados indicou que o gerenciamento do tempo apresentou as seguintes características: 1,21% de tempo de espera, 48,28% de tempo de instrução, 28,20% de tempo de administração, restando 22,31% de tempo de prática. Esses resultados indicam que as aulas de educação física no ensino médio estão tendo grande parte de seu tempo destinados a reflexão, conversas, desenvolvimento de trabalhos restando pouco tempo para a prática efetiva destes alunos, o que será discutido no presente estudo.Several authors (SANDERS, 2005; SIEDENTOP, 2010; PIERÓN, 2005, GALLAHUE and DONNELLY, 2008) highlight the importance of time management in physical education classes since the effectiveness of teaching the elements of body culture is tied to the occasions that practices were offered to students. In the process of training teachers of physical education, the stages of teaching are configured in a very relevant time once they are configured into opportunities for teaching exercise classes in the school environment under the guidance of university professors and teachers working on site the completion of the internship. It is expected that during the stages of teaching are analyzed and discussed different aspects of the teaching practice of trainees with the perspective of helping them to overcome their initial difficulties in the teaching profession. In this perspective, the present study aimed to verify how time management of physical education classes in the class of 1st year of high school of the State College Padre Rambo. As from the authorization of school administrators, coordinators, professors, and supervisors of stage, as well as interns, responsible in teach the classes in the class chosen a filming of seven physical education classes were held. The record analysis performed indicated that time management showed the following characteristics: 1.21% waiting time, 48.28% of instruction time, 28.20% of administration time, leaving 22.31% of time practice. These results indicates that physical education classes in high school are taking much of its time destined for reflection, conversation, development of work, leaving little time for the effective practice of these students, which will be discussed in this study.application/pdfporEducação física escolarEducaçãoEnsino médioTime management in physical education classesPhysical education in high schoolSchool physical educationO gerenciamento do tempo das aulas de educação física no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2014Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000933352.pdf000933352.pdfTexto completoapplication/pdf178719http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101735/1/000933352.pdf79cc8ba71a7a57d7cade11d44e3c8c03MD51TEXT000933352.pdf.txt000933352.pdf.txtExtracted Texttext/plain65501http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101735/2/000933352.pdf.txte6ac82f7c9b99a3bfc4b1ca7aded937dMD52THUMBNAIL000933352.pdf.jpg000933352.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1011http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101735/3/000933352.pdf.jpg0ded10cea0eb636eb432a4aab1c18b9dMD5310183/1017352018-10-22 09:25:55.926oai:www.lume.ufrgs.br:10183/101735Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:25:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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