Tecnologias na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaro, Maria Magdalena Schommer
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133898
Resumo: O principal objetivo deste trabalho foi evidenciar a importância do uso dos recursos tecnológicos na educação infantil, bem como as possíveis consequências no acréscimo de aprendizagens na linguagem oral e escrita. O estudo foi realizado pela metodologia de pesquisa qualitativa que descreve as práticas de forma comparativa, uso e não uso das tecnologias, com a turma do Jardim de crianças com quatro anos de idade. Os referenciais teóricos contribuíram e acompanharam o trabalho que permitiu compreender melhor a função da educação infantil e suas contribuições para a sociedade de hoje. O “Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil”(1998) é importante bibliografia que acompanhou e auxiliou a minha monografia na realização das práticas na educação infantil. Nos dias atuais uma ação docente comprometida com a qualidade da aprendizagem a qual é importante na construção da autonomia, respeitando o ritmo próprio de cada criança na conquista dos novos saberes. Por isso, é necessário que as crianças recebam os estímulos necessários, através das atividades lúdicas, brincadeiras, jogos e recursos de tecnologia. O estudo de caso da turma de crianças do jardim com propostas e desafios com o uso do microfone para a gravação e computador para ampliar o conhecimento da linguagem oral e escrita de forma espontânea. A bagagem de conhecimento trazida do convívio fora da escola que é permeada pela publicidade midiática também traz influência na função social da linguagem oral e escrita, o letramento, crianças leitoras que ainda não são alfabetizadas. Esta pesquisa não teve como objetivo a alfabetização, mas a importância de que se desenvolva num contexto de letramento, entendido este por Magda Soares(1998) como a etapa inicial da aprendizagem da escrita. Assim, constatou-se crianças motivadas em participar, criativas e alegres onde expressaram seus desejos, interesses, sentimentos, valores e conhecimentos com as propostas do uso das tecnologias.
id UFRGS-2_30abb23e22c4facd7c8b56518ce4f415
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133898
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Amaro, Maria Magdalena SchommerHahn, Raquel Usevicius2016-03-17T02:05:27Z2015http://hdl.handle.net/10183/133898000981828O principal objetivo deste trabalho foi evidenciar a importância do uso dos recursos tecnológicos na educação infantil, bem como as possíveis consequências no acréscimo de aprendizagens na linguagem oral e escrita. O estudo foi realizado pela metodologia de pesquisa qualitativa que descreve as práticas de forma comparativa, uso e não uso das tecnologias, com a turma do Jardim de crianças com quatro anos de idade. Os referenciais teóricos contribuíram e acompanharam o trabalho que permitiu compreender melhor a função da educação infantil e suas contribuições para a sociedade de hoje. O “Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil”(1998) é importante bibliografia que acompanhou e auxiliou a minha monografia na realização das práticas na educação infantil. Nos dias atuais uma ação docente comprometida com a qualidade da aprendizagem a qual é importante na construção da autonomia, respeitando o ritmo próprio de cada criança na conquista dos novos saberes. Por isso, é necessário que as crianças recebam os estímulos necessários, através das atividades lúdicas, brincadeiras, jogos e recursos de tecnologia. O estudo de caso da turma de crianças do jardim com propostas e desafios com o uso do microfone para a gravação e computador para ampliar o conhecimento da linguagem oral e escrita de forma espontânea. A bagagem de conhecimento trazida do convívio fora da escola que é permeada pela publicidade midiática também traz influência na função social da linguagem oral e escrita, o letramento, crianças leitoras que ainda não são alfabetizadas. Esta pesquisa não teve como objetivo a alfabetização, mas a importância de que se desenvolva num contexto de letramento, entendido este por Magda Soares(1998) como a etapa inicial da aprendizagem da escrita. Assim, constatou-se crianças motivadas em participar, criativas e alegres onde expressaram seus desejos, interesses, sentimentos, valores e conhecimentos com as propostas do uso das tecnologias.The main objective of this study was to highlight the importance of the use of technological resources in early childhood education, as well as the possible consequences on learning of increase in oral and written language. The study was conducted by qualitative research methodology that describes the practices in a comparative way, use and non-use of technologies, with the group of children Garden four years old. The theoretical frameworks contributed and followed the work which allowed better understand the role of early childhood education and its contributions to society today. The "Reference National Curriculum from Kindergarten" (1998) is important bibliography that accompanied and assisted my monograph on the realization of practices in early childhood education. Nowadays a teaching action committed to the quality of children's learning, which is important in the construction of autonomy within the rhythm of each child in the conquest of new knowledge. Therefore, it is necessary that children receive the necessary stimulation, through play activities, games, and resources of technology. The case study of children proposed and with challenges with microphone used for recording and computer to increase knowledge of oral and written language with spontaneously. The baggage of knowledge brought from socializing outside of school that is permeated by the media advertising also brings influence on the social function of oral and written language, literacy, children readers who are not yet literate. This research is not aimed literacy, but the importance of it to develop a literacy context, understood by Magda Soares (1998) as the initial stage of learning of writing. There was kids motivated to participate, creative and cheerful, which expressed their desires, interests, feelings, values and knowledge with the proposals of the use of technology.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Educação infantilLetramentoEarly childhood educationTechnologiesLiteracyTecnologias na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000981828.pdf000981828.pdfTexto completoapplication/pdf875393http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133898/1/000981828.pdf4305e0ca37bfc2e0d6fae05fccc77003MD51TEXT000981828.pdf.txt000981828.pdf.txtExtracted Texttext/plain78594http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133898/2/000981828.pdf.txt721241db270923a2a47e086fd0a4ec6cMD52THUMBNAIL000981828.pdf.jpg000981828.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1042http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133898/3/000981828.pdf.jpga7ac354f7cec96939941941932f1aa9fMD5310183/1338982018-10-29 07:44:11.525oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133898Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:44:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tecnologias na educação infantil
title Tecnologias na educação infantil
spellingShingle Tecnologias na educação infantil
Amaro, Maria Magdalena Schommer
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação infantil
Letramento
Early childhood education
Technologies
Literacy
title_short Tecnologias na educação infantil
title_full Tecnologias na educação infantil
title_fullStr Tecnologias na educação infantil
title_full_unstemmed Tecnologias na educação infantil
title_sort Tecnologias na educação infantil
author Amaro, Maria Magdalena Schommer
author_facet Amaro, Maria Magdalena Schommer
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaro, Maria Magdalena Schommer
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hahn, Raquel Usevicius
contributor_str_mv Hahn, Raquel Usevicius
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação infantil
Letramento
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação infantil
Letramento
Early childhood education
Technologies
Literacy
dc.subject.eng.fl_str_mv Early childhood education
Technologies
Literacy
description O principal objetivo deste trabalho foi evidenciar a importância do uso dos recursos tecnológicos na educação infantil, bem como as possíveis consequências no acréscimo de aprendizagens na linguagem oral e escrita. O estudo foi realizado pela metodologia de pesquisa qualitativa que descreve as práticas de forma comparativa, uso e não uso das tecnologias, com a turma do Jardim de crianças com quatro anos de idade. Os referenciais teóricos contribuíram e acompanharam o trabalho que permitiu compreender melhor a função da educação infantil e suas contribuições para a sociedade de hoje. O “Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil”(1998) é importante bibliografia que acompanhou e auxiliou a minha monografia na realização das práticas na educação infantil. Nos dias atuais uma ação docente comprometida com a qualidade da aprendizagem a qual é importante na construção da autonomia, respeitando o ritmo próprio de cada criança na conquista dos novos saberes. Por isso, é necessário que as crianças recebam os estímulos necessários, através das atividades lúdicas, brincadeiras, jogos e recursos de tecnologia. O estudo de caso da turma de crianças do jardim com propostas e desafios com o uso do microfone para a gravação e computador para ampliar o conhecimento da linguagem oral e escrita de forma espontânea. A bagagem de conhecimento trazida do convívio fora da escola que é permeada pela publicidade midiática também traz influência na função social da linguagem oral e escrita, o letramento, crianças leitoras que ainda não são alfabetizadas. Esta pesquisa não teve como objetivo a alfabetização, mas a importância de que se desenvolva num contexto de letramento, entendido este por Magda Soares(1998) como a etapa inicial da aprendizagem da escrita. Assim, constatou-se crianças motivadas em participar, criativas e alegres onde expressaram seus desejos, interesses, sentimentos, valores e conhecimentos com as propostas do uso das tecnologias.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-17T02:05:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133898
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000981828
url http://hdl.handle.net/10183/133898
identifier_str_mv 000981828
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133898/1/000981828.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133898/2/000981828.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133898/3/000981828.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4305e0ca37bfc2e0d6fae05fccc77003
721241db270923a2a47e086fd0a4ec6c
a7ac354f7cec96939941941932f1aa9f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447164038414336