Tecnologias na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133898 |
Resumo: | O principal objetivo deste trabalho foi evidenciar a importância do uso dos recursos tecnológicos na educação infantil, bem como as possíveis consequências no acréscimo de aprendizagens na linguagem oral e escrita. O estudo foi realizado pela metodologia de pesquisa qualitativa que descreve as práticas de forma comparativa, uso e não uso das tecnologias, com a turma do Jardim de crianças com quatro anos de idade. Os referenciais teóricos contribuíram e acompanharam o trabalho que permitiu compreender melhor a função da educação infantil e suas contribuições para a sociedade de hoje. O “Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil”(1998) é importante bibliografia que acompanhou e auxiliou a minha monografia na realização das práticas na educação infantil. Nos dias atuais uma ação docente comprometida com a qualidade da aprendizagem a qual é importante na construção da autonomia, respeitando o ritmo próprio de cada criança na conquista dos novos saberes. Por isso, é necessário que as crianças recebam os estímulos necessários, através das atividades lúdicas, brincadeiras, jogos e recursos de tecnologia. O estudo de caso da turma de crianças do jardim com propostas e desafios com o uso do microfone para a gravação e computador para ampliar o conhecimento da linguagem oral e escrita de forma espontânea. A bagagem de conhecimento trazida do convívio fora da escola que é permeada pela publicidade midiática também traz influência na função social da linguagem oral e escrita, o letramento, crianças leitoras que ainda não são alfabetizadas. Esta pesquisa não teve como objetivo a alfabetização, mas a importância de que se desenvolva num contexto de letramento, entendido este por Magda Soares(1998) como a etapa inicial da aprendizagem da escrita. Assim, constatou-se crianças motivadas em participar, criativas e alegres onde expressaram seus desejos, interesses, sentimentos, valores e conhecimentos com as propostas do uso das tecnologias. |
id |
UFRGS-2_30abb23e22c4facd7c8b56518ce4f415 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133898 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Amaro, Maria Magdalena SchommerHahn, Raquel Usevicius2016-03-17T02:05:27Z2015http://hdl.handle.net/10183/133898000981828O principal objetivo deste trabalho foi evidenciar a importância do uso dos recursos tecnológicos na educação infantil, bem como as possíveis consequências no acréscimo de aprendizagens na linguagem oral e escrita. O estudo foi realizado pela metodologia de pesquisa qualitativa que descreve as práticas de forma comparativa, uso e não uso das tecnologias, com a turma do Jardim de crianças com quatro anos de idade. Os referenciais teóricos contribuíram e acompanharam o trabalho que permitiu compreender melhor a função da educação infantil e suas contribuições para a sociedade de hoje. O “Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil”(1998) é importante bibliografia que acompanhou e auxiliou a minha monografia na realização das práticas na educação infantil. Nos dias atuais uma ação docente comprometida com a qualidade da aprendizagem a qual é importante na construção da autonomia, respeitando o ritmo próprio de cada criança na conquista dos novos saberes. Por isso, é necessário que as crianças recebam os estímulos necessários, através das atividades lúdicas, brincadeiras, jogos e recursos de tecnologia. O estudo de caso da turma de crianças do jardim com propostas e desafios com o uso do microfone para a gravação e computador para ampliar o conhecimento da linguagem oral e escrita de forma espontânea. A bagagem de conhecimento trazida do convívio fora da escola que é permeada pela publicidade midiática também traz influência na função social da linguagem oral e escrita, o letramento, crianças leitoras que ainda não são alfabetizadas. Esta pesquisa não teve como objetivo a alfabetização, mas a importância de que se desenvolva num contexto de letramento, entendido este por Magda Soares(1998) como a etapa inicial da aprendizagem da escrita. Assim, constatou-se crianças motivadas em participar, criativas e alegres onde expressaram seus desejos, interesses, sentimentos, valores e conhecimentos com as propostas do uso das tecnologias.The main objective of this study was to highlight the importance of the use of technological resources in early childhood education, as well as the possible consequences on learning of increase in oral and written language. The study was conducted by qualitative research methodology that describes the practices in a comparative way, use and non-use of technologies, with the group of children Garden four years old. The theoretical frameworks contributed and followed the work which allowed better understand the role of early childhood education and its contributions to society today. The "Reference National Curriculum from Kindergarten" (1998) is important bibliography that accompanied and assisted my monograph on the realization of practices in early childhood education. Nowadays a teaching action committed to the quality of children's learning, which is important in the construction of autonomy within the rhythm of each child in the conquest of new knowledge. Therefore, it is necessary that children receive the necessary stimulation, through play activities, games, and resources of technology. The case study of children proposed and with challenges with microphone used for recording and computer to increase knowledge of oral and written language with spontaneously. The baggage of knowledge brought from socializing outside of school that is permeated by the media advertising also brings influence on the social function of oral and written language, literacy, children readers who are not yet literate. This research is not aimed literacy, but the importance of it to develop a literacy context, understood by Magda Soares (1998) as the initial stage of learning of writing. There was kids motivated to participate, creative and cheerful, which expressed their desires, interests, feelings, values and knowledge with the proposals of the use of technology.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Educação infantilLetramentoEarly childhood educationTechnologiesLiteracyTecnologias na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000981828.pdf000981828.pdfTexto completoapplication/pdf875393http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133898/1/000981828.pdf4305e0ca37bfc2e0d6fae05fccc77003MD51TEXT000981828.pdf.txt000981828.pdf.txtExtracted Texttext/plain78594http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133898/2/000981828.pdf.txt721241db270923a2a47e086fd0a4ec6cMD52THUMBNAIL000981828.pdf.jpg000981828.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1042http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133898/3/000981828.pdf.jpga7ac354f7cec96939941941932f1aa9fMD5310183/1338982018-10-29 07:44:11.525oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133898Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:44:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tecnologias na educação infantil |
title |
Tecnologias na educação infantil |
spellingShingle |
Tecnologias na educação infantil Amaro, Maria Magdalena Schommer Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Educação infantil Letramento Early childhood education Technologies Literacy |
title_short |
Tecnologias na educação infantil |
title_full |
Tecnologias na educação infantil |
title_fullStr |
Tecnologias na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Tecnologias na educação infantil |
title_sort |
Tecnologias na educação infantil |
author |
Amaro, Maria Magdalena Schommer |
author_facet |
Amaro, Maria Magdalena Schommer |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaro, Maria Magdalena Schommer |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hahn, Raquel Usevicius |
contributor_str_mv |
Hahn, Raquel Usevicius |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Educação infantil Letramento |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Educação infantil Letramento Early childhood education Technologies Literacy |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Early childhood education Technologies Literacy |
description |
O principal objetivo deste trabalho foi evidenciar a importância do uso dos recursos tecnológicos na educação infantil, bem como as possíveis consequências no acréscimo de aprendizagens na linguagem oral e escrita. O estudo foi realizado pela metodologia de pesquisa qualitativa que descreve as práticas de forma comparativa, uso e não uso das tecnologias, com a turma do Jardim de crianças com quatro anos de idade. Os referenciais teóricos contribuíram e acompanharam o trabalho que permitiu compreender melhor a função da educação infantil e suas contribuições para a sociedade de hoje. O “Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil”(1998) é importante bibliografia que acompanhou e auxiliou a minha monografia na realização das práticas na educação infantil. Nos dias atuais uma ação docente comprometida com a qualidade da aprendizagem a qual é importante na construção da autonomia, respeitando o ritmo próprio de cada criança na conquista dos novos saberes. Por isso, é necessário que as crianças recebam os estímulos necessários, através das atividades lúdicas, brincadeiras, jogos e recursos de tecnologia. O estudo de caso da turma de crianças do jardim com propostas e desafios com o uso do microfone para a gravação e computador para ampliar o conhecimento da linguagem oral e escrita de forma espontânea. A bagagem de conhecimento trazida do convívio fora da escola que é permeada pela publicidade midiática também traz influência na função social da linguagem oral e escrita, o letramento, crianças leitoras que ainda não são alfabetizadas. Esta pesquisa não teve como objetivo a alfabetização, mas a importância de que se desenvolva num contexto de letramento, entendido este por Magda Soares(1998) como a etapa inicial da aprendizagem da escrita. Assim, constatou-se crianças motivadas em participar, criativas e alegres onde expressaram seus desejos, interesses, sentimentos, valores e conhecimentos com as propostas do uso das tecnologias. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-17T02:05:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/133898 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000981828 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/133898 |
identifier_str_mv |
000981828 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133898/1/000981828.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133898/2/000981828.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133898/3/000981828.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4305e0ca37bfc2e0d6fae05fccc77003 721241db270923a2a47e086fd0a4ec6c a7ac354f7cec96939941941932f1aa9f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447164038414336 |