Educação de sujeitos escolares em contexto de isolamento social : princípio político da escola e da docência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/252702 |
Resumo: | Neste artigo estuda-se a docência em Educação Especial no contexto de isolamento social. É uma pesquisa qualitativa com foco na análise documental. As reorganizações da escola, no contexto da pandemia da Covid-19, mostram que a sua função política corresponde ao compromisso com uma formação ampla e qualificada, através de uma relação imanente entre a aprendizagem e o que ela torna possível em relação às demandas do mundo. Isso requer responsabilidade coletiva na prática pedagógica, em que o princípio político da docência compreende a corresponsabilidade como subjetivação ética. |
id |
UFRGS-2_0eb4b9a2aeb80636e0fe26374a4c16c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252702 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Kraemer, Graciele MarjanaLopes, Luciane BrescianiGiordani, Liliane Ferrari2022-12-14T04:55:30Z20220103-7706http://hdl.handle.net/10183/252702001155332Neste artigo estuda-se a docência em Educação Especial no contexto de isolamento social. É uma pesquisa qualitativa com foco na análise documental. As reorganizações da escola, no contexto da pandemia da Covid-19, mostram que a sua função política corresponde ao compromisso com uma formação ampla e qualificada, através de uma relação imanente entre a aprendizagem e o que ela torna possível em relação às demandas do mundo. Isso requer responsabilidade coletiva na prática pedagógica, em que o princípio político da docência compreende a corresponsabilidade como subjetivação ética.In this study, we reflect on Special Education teaching in the context of social isolation. This qualitative research has a focus on documentary analysis. School reorganizations, in the context of the Covid-19 pandemic, have shown that the school political function corresponds to its commitment to provide a broad, qualified education to the subjects, by integrating an immanent relationship between learning experiences and the demands of the world that it enables. This commitment requires collective responsibility in developing the pedagogical practice, in which the political principle of teaching comprehends co-responsibility as ethical subjectification.application/pdfporHorizontes (Bragança Paulista). Bragança Paulista, SP. Vol. 40, n. 1 (jan./dez. 2022), e022050, p. 1-23Ensino Remoto Emergencial (ERE)Social isolationSchoolTeachingSchool subjectsRemote teachingEducação de sujeitos escolares em contexto de isolamento social : princípio político da escola e da docênciaEducation of school subjects in the context of social isolation : political principle of the school and teachinginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001155332.pdf.txt001155332.pdf.txtExtracted Texttext/plain57047http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252702/2/001155332.pdf.txta2867e0387d5d93f64dd4ce929796c4bMD52ORIGINAL001155332.pdfTexto completoapplication/pdf344423http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252702/1/001155332.pdfd77698c212fe7f1af758fcc3a4ce130bMD5110183/2527022022-12-15 05:50:31.771965oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252702Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-15T07:50:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação de sujeitos escolares em contexto de isolamento social : princípio político da escola e da docência |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Education of school subjects in the context of social isolation : political principle of the school and teaching |
title |
Educação de sujeitos escolares em contexto de isolamento social : princípio político da escola e da docência |
spellingShingle |
Educação de sujeitos escolares em contexto de isolamento social : princípio político da escola e da docência Kraemer, Graciele Marjana Ensino Remoto Emergencial (ERE) Social isolation School Teaching School subjects Remote teaching |
title_short |
Educação de sujeitos escolares em contexto de isolamento social : princípio político da escola e da docência |
title_full |
Educação de sujeitos escolares em contexto de isolamento social : princípio político da escola e da docência |
title_fullStr |
Educação de sujeitos escolares em contexto de isolamento social : princípio político da escola e da docência |
title_full_unstemmed |
Educação de sujeitos escolares em contexto de isolamento social : princípio político da escola e da docência |
title_sort |
Educação de sujeitos escolares em contexto de isolamento social : princípio político da escola e da docência |
author |
Kraemer, Graciele Marjana |
author_facet |
Kraemer, Graciele Marjana Lopes, Luciane Bresciani Giordani, Liliane Ferrari |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Luciane Bresciani Giordani, Liliane Ferrari |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kraemer, Graciele Marjana Lopes, Luciane Bresciani Giordani, Liliane Ferrari |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Remoto Emergencial (ERE) |
topic |
Ensino Remoto Emergencial (ERE) Social isolation School Teaching School subjects Remote teaching |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Social isolation School Teaching School subjects Remote teaching |
description |
Neste artigo estuda-se a docência em Educação Especial no contexto de isolamento social. É uma pesquisa qualitativa com foco na análise documental. As reorganizações da escola, no contexto da pandemia da Covid-19, mostram que a sua função política corresponde ao compromisso com uma formação ampla e qualificada, através de uma relação imanente entre a aprendizagem e o que ela torna possível em relação às demandas do mundo. Isso requer responsabilidade coletiva na prática pedagógica, em que o princípio político da docência compreende a corresponsabilidade como subjetivação ética. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-14T04:55:30Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/252702 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0103-7706 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001155332 |
identifier_str_mv |
0103-7706 001155332 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/252702 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Horizontes (Bragança Paulista). Bragança Paulista, SP. Vol. 40, n. 1 (jan./dez. 2022), e022050, p. 1-23 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252702/2/001155332.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252702/1/001155332.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a2867e0387d5d93f64dd4ce929796c4b d77698c212fe7f1af758fcc3a4ce130b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447814419775488 |