Educação de sujeitos escolares em contexto de isolamento social : princípio político da escola e da docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kraemer, Graciele Marjana
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lopes, Luciane Bresciani, Giordani, Liliane Ferrari
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/252702
Resumo: Neste artigo estuda-se a docência em Educação Especial no contexto de isolamento social. É uma pesquisa qualitativa com foco na análise documental. As reorganizações da escola, no contexto da pandemia da Covid-19, mostram que a sua função política corresponde ao compromisso com uma formação ampla e qualificada, através de uma relação imanente entre a aprendizagem e o que ela torna possível em relação às demandas do mundo. Isso requer responsabilidade coletiva na prática pedagógica, em que o princípio político da docência compreende a corresponsabilidade como subjetivação ética.
id UFRGS-2_0eb4b9a2aeb80636e0fe26374a4c16c2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252702
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Kraemer, Graciele MarjanaLopes, Luciane BrescianiGiordani, Liliane Ferrari2022-12-14T04:55:30Z20220103-7706http://hdl.handle.net/10183/252702001155332Neste artigo estuda-se a docência em Educação Especial no contexto de isolamento social. É uma pesquisa qualitativa com foco na análise documental. As reorganizações da escola, no contexto da pandemia da Covid-19, mostram que a sua função política corresponde ao compromisso com uma formação ampla e qualificada, através de uma relação imanente entre a aprendizagem e o que ela torna possível em relação às demandas do mundo. Isso requer responsabilidade coletiva na prática pedagógica, em que o princípio político da docência compreende a corresponsabilidade como subjetivação ética.In this study, we reflect on Special Education teaching in the context of social isolation. This qualitative research has a focus on documentary analysis. School reorganizations, in the context of the Covid-19 pandemic, have shown that the school political function corresponds to its commitment to provide a broad, qualified education to the subjects, by integrating an immanent relationship between learning experiences and the demands of the world that it enables. This commitment requires collective responsibility in developing the pedagogical practice, in which the political principle of teaching comprehends co-responsibility as ethical subjectification.application/pdfporHorizontes (Bragança Paulista). Bragança Paulista, SP. Vol. 40, n. 1 (jan./dez. 2022), e022050, p. 1-23Ensino Remoto Emergencial (ERE)Social isolationSchoolTeachingSchool subjectsRemote teachingEducação de sujeitos escolares em contexto de isolamento social : princípio político da escola e da docênciaEducation of school subjects in the context of social isolation : political principle of the school and teachinginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001155332.pdf.txt001155332.pdf.txtExtracted Texttext/plain57047http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252702/2/001155332.pdf.txta2867e0387d5d93f64dd4ce929796c4bMD52ORIGINAL001155332.pdfTexto completoapplication/pdf344423http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252702/1/001155332.pdfd77698c212fe7f1af758fcc3a4ce130bMD5110183/2527022022-12-15 05:50:31.771965oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252702Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-15T07:50:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação de sujeitos escolares em contexto de isolamento social : princípio político da escola e da docência
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Education of school subjects in the context of social isolation : political principle of the school and teaching
title Educação de sujeitos escolares em contexto de isolamento social : princípio político da escola e da docência
spellingShingle Educação de sujeitos escolares em contexto de isolamento social : princípio político da escola e da docência
Kraemer, Graciele Marjana
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Social isolation
School
Teaching
School subjects
Remote teaching
title_short Educação de sujeitos escolares em contexto de isolamento social : princípio político da escola e da docência
title_full Educação de sujeitos escolares em contexto de isolamento social : princípio político da escola e da docência
title_fullStr Educação de sujeitos escolares em contexto de isolamento social : princípio político da escola e da docência
title_full_unstemmed Educação de sujeitos escolares em contexto de isolamento social : princípio político da escola e da docência
title_sort Educação de sujeitos escolares em contexto de isolamento social : princípio político da escola e da docência
author Kraemer, Graciele Marjana
author_facet Kraemer, Graciele Marjana
Lopes, Luciane Bresciani
Giordani, Liliane Ferrari
author_role author
author2 Lopes, Luciane Bresciani
Giordani, Liliane Ferrari
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kraemer, Graciele Marjana
Lopes, Luciane Bresciani
Giordani, Liliane Ferrari
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Remoto Emergencial (ERE)
topic Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Social isolation
School
Teaching
School subjects
Remote teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Social isolation
School
Teaching
School subjects
Remote teaching
description Neste artigo estuda-se a docência em Educação Especial no contexto de isolamento social. É uma pesquisa qualitativa com foco na análise documental. As reorganizações da escola, no contexto da pandemia da Covid-19, mostram que a sua função política corresponde ao compromisso com uma formação ampla e qualificada, através de uma relação imanente entre a aprendizagem e o que ela torna possível em relação às demandas do mundo. Isso requer responsabilidade coletiva na prática pedagógica, em que o princípio político da docência compreende a corresponsabilidade como subjetivação ética.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-14T04:55:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/252702
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-7706
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001155332
identifier_str_mv 0103-7706
001155332
url http://hdl.handle.net/10183/252702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Horizontes (Bragança Paulista). Bragança Paulista, SP. Vol. 40, n. 1 (jan./dez. 2022), e022050, p. 1-23
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252702/2/001155332.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252702/1/001155332.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a2867e0387d5d93f64dd4ce929796c4b
d77698c212fe7f1af758fcc3a4ce130b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447814419775488