A indisciplina em uma instituição escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Angela Cloé Pacheco
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/71882
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma reflexão a respeito da indisciplina nas séries iniciais do ensino fundamental em uma escola pública da região metropolitana de Porto Alegre. Os sujeitos da pesquisa foram professores desta instituição. A metodologia adotada privilegiou uma abordagem de cunho qualitativo e o instrumento utilizado para a coleta de dados foram entrevistas. O suporte teórico utilizado foram os autores Celso Antunes, Içami Tiba, Piaget e Aquino. Estes foram escolhidos por explorarem questões como: os limites, o diálogo em família, os valores éticos e sociais. Assim, este trabalho aborda a concepção de indisciplina, suas principais causas, distúrbios de condutas, além de apontar soluções para enfrentar este problema. Enfim, concluiu-se que disciplinar não é castigar incoerentemente uma criança, é fazê-la compreender que para a sua formação social é preciso que entenda e respeite as regras criadas seja pela sociedade, família ou escola, pois todos estes sistemas têm um único objetivo o seu desenvolvimento e a sua aceitação como ser crítico, autônomo e feliz na sociedade e no mundo que está inserido.
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