A indisciplina em uma instituição escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Angela Cloé Pacheco
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/71882
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma reflexão a respeito da indisciplina nas séries iniciais do ensino fundamental em uma escola pública da região metropolitana de Porto Alegre. Os sujeitos da pesquisa foram professores desta instituição. A metodologia adotada privilegiou uma abordagem de cunho qualitativo e o instrumento utilizado para a coleta de dados foram entrevistas. O suporte teórico utilizado foram os autores Celso Antunes, Içami Tiba, Piaget e Aquino. Estes foram escolhidos por explorarem questões como: os limites, o diálogo em família, os valores éticos e sociais. Assim, este trabalho aborda a concepção de indisciplina, suas principais causas, distúrbios de condutas, além de apontar soluções para enfrentar este problema. Enfim, concluiu-se que disciplinar não é castigar incoerentemente uma criança, é fazê-la compreender que para a sua formação social é preciso que entenda e respeite as regras criadas seja pela sociedade, família ou escola, pois todos estes sistemas têm um único objetivo o seu desenvolvimento e a sua aceitação como ser crítico, autônomo e feliz na sociedade e no mundo que está inserido.
id UFRGS-2_0ebf400d001f34b37d91a26f59c50d2f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71882
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Teixeira, Angela Cloé PachecoSlomp, Paulo Francisco2013-05-24T01:48:02Z2010http://hdl.handle.net/10183/71882000880316O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma reflexão a respeito da indisciplina nas séries iniciais do ensino fundamental em uma escola pública da região metropolitana de Porto Alegre. Os sujeitos da pesquisa foram professores desta instituição. A metodologia adotada privilegiou uma abordagem de cunho qualitativo e o instrumento utilizado para a coleta de dados foram entrevistas. O suporte teórico utilizado foram os autores Celso Antunes, Içami Tiba, Piaget e Aquino. Estes foram escolhidos por explorarem questões como: os limites, o diálogo em família, os valores éticos e sociais. Assim, este trabalho aborda a concepção de indisciplina, suas principais causas, distúrbios de condutas, além de apontar soluções para enfrentar este problema. Enfim, concluiu-se que disciplinar não é castigar incoerentemente uma criança, é fazê-la compreender que para a sua formação social é preciso que entenda e respeite as regras criadas seja pela sociedade, família ou escola, pois todos estes sistemas têm um único objetivo o seu desenvolvimento e a sua aceitação como ser crítico, autônomo e feliz na sociedade e no mundo que está inserido.application/pdfporIndisciplinaInstituições de ensinoA indisciplina em uma instituição escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000880316.pdf000880316.pdfTexto completoapplication/pdf127502http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71882/1/000880316.pdff2d1cebac660361ebd8675dde0ad9562MD51TEXT000880316.pdf.txt000880316.pdf.txtExtracted Texttext/plain61711http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71882/2/000880316.pdf.txt3a890be4436a96347bf240e5d93c91a7MD52THUMBNAIL000880316.pdf.jpg000880316.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg998http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71882/3/000880316.pdf.jpg52c40143bf4d0b1a88252dde68cd7e11MD5310183/718822018-10-17 07:57:11.882oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71882Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:57:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A indisciplina em uma instituição escolar
title A indisciplina em uma instituição escolar
spellingShingle A indisciplina em uma instituição escolar
Teixeira, Angela Cloé Pacheco
Indisciplina
Instituições de ensino
title_short A indisciplina em uma instituição escolar
title_full A indisciplina em uma instituição escolar
title_fullStr A indisciplina em uma instituição escolar
title_full_unstemmed A indisciplina em uma instituição escolar
title_sort A indisciplina em uma instituição escolar
author Teixeira, Angela Cloé Pacheco
author_facet Teixeira, Angela Cloé Pacheco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Angela Cloé Pacheco
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Slomp, Paulo Francisco
contributor_str_mv Slomp, Paulo Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Indisciplina
Instituições de ensino
topic Indisciplina
Instituições de ensino
description O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma reflexão a respeito da indisciplina nas séries iniciais do ensino fundamental em uma escola pública da região metropolitana de Porto Alegre. Os sujeitos da pesquisa foram professores desta instituição. A metodologia adotada privilegiou uma abordagem de cunho qualitativo e o instrumento utilizado para a coleta de dados foram entrevistas. O suporte teórico utilizado foram os autores Celso Antunes, Içami Tiba, Piaget e Aquino. Estes foram escolhidos por explorarem questões como: os limites, o diálogo em família, os valores éticos e sociais. Assim, este trabalho aborda a concepção de indisciplina, suas principais causas, distúrbios de condutas, além de apontar soluções para enfrentar este problema. Enfim, concluiu-se que disciplinar não é castigar incoerentemente uma criança, é fazê-la compreender que para a sua formação social é preciso que entenda e respeite as regras criadas seja pela sociedade, família ou escola, pois todos estes sistemas têm um único objetivo o seu desenvolvimento e a sua aceitação como ser crítico, autônomo e feliz na sociedade e no mundo que está inserido.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-24T01:48:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/71882
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000880316
url http://hdl.handle.net/10183/71882
identifier_str_mv 000880316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71882/1/000880316.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71882/2/000880316.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71882/3/000880316.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f2d1cebac660361ebd8675dde0ad9562
3a890be4436a96347bf240e5d93c91a7
52c40143bf4d0b1a88252dde68cd7e11
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447107541139456