A indisciplina em uma instituição escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/71882 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma reflexão a respeito da indisciplina nas séries iniciais do ensino fundamental em uma escola pública da região metropolitana de Porto Alegre. Os sujeitos da pesquisa foram professores desta instituição. A metodologia adotada privilegiou uma abordagem de cunho qualitativo e o instrumento utilizado para a coleta de dados foram entrevistas. O suporte teórico utilizado foram os autores Celso Antunes, Içami Tiba, Piaget e Aquino. Estes foram escolhidos por explorarem questões como: os limites, o diálogo em família, os valores éticos e sociais. Assim, este trabalho aborda a concepção de indisciplina, suas principais causas, distúrbios de condutas, além de apontar soluções para enfrentar este problema. Enfim, concluiu-se que disciplinar não é castigar incoerentemente uma criança, é fazê-la compreender que para a sua formação social é preciso que entenda e respeite as regras criadas seja pela sociedade, família ou escola, pois todos estes sistemas têm um único objetivo o seu desenvolvimento e a sua aceitação como ser crítico, autônomo e feliz na sociedade e no mundo que está inserido. |
id |
UFRGS-2_0ebf400d001f34b37d91a26f59c50d2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71882 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Teixeira, Angela Cloé PachecoSlomp, Paulo Francisco2013-05-24T01:48:02Z2010http://hdl.handle.net/10183/71882000880316O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma reflexão a respeito da indisciplina nas séries iniciais do ensino fundamental em uma escola pública da região metropolitana de Porto Alegre. Os sujeitos da pesquisa foram professores desta instituição. A metodologia adotada privilegiou uma abordagem de cunho qualitativo e o instrumento utilizado para a coleta de dados foram entrevistas. O suporte teórico utilizado foram os autores Celso Antunes, Içami Tiba, Piaget e Aquino. Estes foram escolhidos por explorarem questões como: os limites, o diálogo em família, os valores éticos e sociais. Assim, este trabalho aborda a concepção de indisciplina, suas principais causas, distúrbios de condutas, além de apontar soluções para enfrentar este problema. Enfim, concluiu-se que disciplinar não é castigar incoerentemente uma criança, é fazê-la compreender que para a sua formação social é preciso que entenda e respeite as regras criadas seja pela sociedade, família ou escola, pois todos estes sistemas têm um único objetivo o seu desenvolvimento e a sua aceitação como ser crítico, autônomo e feliz na sociedade e no mundo que está inserido.application/pdfporIndisciplinaInstituições de ensinoA indisciplina em uma instituição escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000880316.pdf000880316.pdfTexto completoapplication/pdf127502http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71882/1/000880316.pdff2d1cebac660361ebd8675dde0ad9562MD51TEXT000880316.pdf.txt000880316.pdf.txtExtracted Texttext/plain61711http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71882/2/000880316.pdf.txt3a890be4436a96347bf240e5d93c91a7MD52THUMBNAIL000880316.pdf.jpg000880316.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg998http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71882/3/000880316.pdf.jpg52c40143bf4d0b1a88252dde68cd7e11MD5310183/718822018-10-17 07:57:11.882oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71882Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:57:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A indisciplina em uma instituição escolar |
title |
A indisciplina em uma instituição escolar |
spellingShingle |
A indisciplina em uma instituição escolar Teixeira, Angela Cloé Pacheco Indisciplina Instituições de ensino |
title_short |
A indisciplina em uma instituição escolar |
title_full |
A indisciplina em uma instituição escolar |
title_fullStr |
A indisciplina em uma instituição escolar |
title_full_unstemmed |
A indisciplina em uma instituição escolar |
title_sort |
A indisciplina em uma instituição escolar |
author |
Teixeira, Angela Cloé Pacheco |
author_facet |
Teixeira, Angela Cloé Pacheco |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Angela Cloé Pacheco |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Slomp, Paulo Francisco |
contributor_str_mv |
Slomp, Paulo Francisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indisciplina Instituições de ensino |
topic |
Indisciplina Instituições de ensino |
description |
O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma reflexão a respeito da indisciplina nas séries iniciais do ensino fundamental em uma escola pública da região metropolitana de Porto Alegre. Os sujeitos da pesquisa foram professores desta instituição. A metodologia adotada privilegiou uma abordagem de cunho qualitativo e o instrumento utilizado para a coleta de dados foram entrevistas. O suporte teórico utilizado foram os autores Celso Antunes, Içami Tiba, Piaget e Aquino. Estes foram escolhidos por explorarem questões como: os limites, o diálogo em família, os valores éticos e sociais. Assim, este trabalho aborda a concepção de indisciplina, suas principais causas, distúrbios de condutas, além de apontar soluções para enfrentar este problema. Enfim, concluiu-se que disciplinar não é castigar incoerentemente uma criança, é fazê-la compreender que para a sua formação social é preciso que entenda e respeite as regras criadas seja pela sociedade, família ou escola, pois todos estes sistemas têm um único objetivo o seu desenvolvimento e a sua aceitação como ser crítico, autônomo e feliz na sociedade e no mundo que está inserido. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-05-24T01:48:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/71882 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000880316 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/71882 |
identifier_str_mv |
000880316 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71882/1/000880316.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71882/2/000880316.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71882/3/000880316.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f2d1cebac660361ebd8675dde0ad9562 3a890be4436a96347bf240e5d93c91a7 52c40143bf4d0b1a88252dde68cd7e11 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447107541139456 |