Marketing de relacionamento : avaliação da ferramenta de CRM utilizada por um banco para clientes pessoa jurídica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/77334 |
Resumo: | Este trabalho teve o propósito de avaliar os benefícios que a aplicação da ferramenta de Marketing de Relacionamento, CRM – Customer Relationship Management pode trazer para uma instituição financeira, verificando a efetiva melhora no gerenciamento de clientes, com foco nas suas necessidades e desejos e não mais em produtos, visando o incremento de rentabilidade, a melhoria da gestão de negócios e a maior fidelização dos clientes Pessoa Jurídica. Através de pesquisa exploratória na metodologia Survey, a qual é utilizada para obter dados e opiniões de um grupo de pessoas definido, os quais representam uma população-alvo, a amostra selecionada foi todos os funcionários do banco estudado que trabalham diretamente com Pessoa Jurídica no estado do Rio Grande do Sul. Os principais resultados são muito relevantes, pois demonstram a perspectiva na visão dos funcionários, aqueles que estão na linha de frente atendendo os clientes. Muitos pontos foram observados e houve sugestões de melhoria na atual segmentação de clientes Pessoa Jurídica do banco, como também na ferramenta de CRM utilizada, com o objetivo de se obter melhor desempenho, maior efetividade nas abordagens e redução de tempo de atendimento, beneficiando tanto o banco como os clientes. |
id |
UFRGS-2_0f59dee78fb9490ceeaec237da5c0970 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77334 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fröhlich, AndreaBrodbeck, Angela FreitagSteffanello, Marinês2013-08-24T01:49:57Z2011http://hdl.handle.net/10183/77334000876631Este trabalho teve o propósito de avaliar os benefícios que a aplicação da ferramenta de Marketing de Relacionamento, CRM – Customer Relationship Management pode trazer para uma instituição financeira, verificando a efetiva melhora no gerenciamento de clientes, com foco nas suas necessidades e desejos e não mais em produtos, visando o incremento de rentabilidade, a melhoria da gestão de negócios e a maior fidelização dos clientes Pessoa Jurídica. Através de pesquisa exploratória na metodologia Survey, a qual é utilizada para obter dados e opiniões de um grupo de pessoas definido, os quais representam uma população-alvo, a amostra selecionada foi todos os funcionários do banco estudado que trabalham diretamente com Pessoa Jurídica no estado do Rio Grande do Sul. Os principais resultados são muito relevantes, pois demonstram a perspectiva na visão dos funcionários, aqueles que estão na linha de frente atendendo os clientes. Muitos pontos foram observados e houve sugestões de melhoria na atual segmentação de clientes Pessoa Jurídica do banco, como também na ferramenta de CRM utilizada, com o objetivo de se obter melhor desempenho, maior efetividade nas abordagens e redução de tempo de atendimento, beneficiando tanto o banco como os clientes.application/pdfporMarketing de relacionamentoInstituição financeiraMarketing de relacionamento : avaliação da ferramenta de CRM utilizada por um banco para clientes pessoa jurídicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoGestão de Negócios Financeirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000876631.pdf000876631.pdfTexto completoapplication/pdf1363768http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77334/1/000876631.pdff79f14bf58b0846bc924f6407be7302aMD51TEXT000876631.pdf.txt000876631.pdf.txtExtracted Texttext/plain105095http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77334/2/000876631.pdf.txta16e8028be941411c308da9134370585MD52THUMBNAIL000876631.pdf.jpg000876631.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1156http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77334/3/000876631.pdf.jpgc31194404eabe7e83096e99246f3674cMD5310183/773342018-10-17 07:36:55.454oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77334Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:36:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing de relacionamento : avaliação da ferramenta de CRM utilizada por um banco para clientes pessoa jurídica |
title |
Marketing de relacionamento : avaliação da ferramenta de CRM utilizada por um banco para clientes pessoa jurídica |
spellingShingle |
Marketing de relacionamento : avaliação da ferramenta de CRM utilizada por um banco para clientes pessoa jurídica Fröhlich, Andrea Marketing de relacionamento Instituição financeira |
title_short |
Marketing de relacionamento : avaliação da ferramenta de CRM utilizada por um banco para clientes pessoa jurídica |
title_full |
Marketing de relacionamento : avaliação da ferramenta de CRM utilizada por um banco para clientes pessoa jurídica |
title_fullStr |
Marketing de relacionamento : avaliação da ferramenta de CRM utilizada por um banco para clientes pessoa jurídica |
title_full_unstemmed |
Marketing de relacionamento : avaliação da ferramenta de CRM utilizada por um banco para clientes pessoa jurídica |
title_sort |
Marketing de relacionamento : avaliação da ferramenta de CRM utilizada por um banco para clientes pessoa jurídica |
author |
Fröhlich, Andrea |
author_facet |
Fröhlich, Andrea |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fröhlich, Andrea |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Brodbeck, Angela Freitag |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Steffanello, Marinês |
contributor_str_mv |
Brodbeck, Angela Freitag Steffanello, Marinês |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing de relacionamento Instituição financeira |
topic |
Marketing de relacionamento Instituição financeira |
description |
Este trabalho teve o propósito de avaliar os benefícios que a aplicação da ferramenta de Marketing de Relacionamento, CRM – Customer Relationship Management pode trazer para uma instituição financeira, verificando a efetiva melhora no gerenciamento de clientes, com foco nas suas necessidades e desejos e não mais em produtos, visando o incremento de rentabilidade, a melhoria da gestão de negócios e a maior fidelização dos clientes Pessoa Jurídica. Através de pesquisa exploratória na metodologia Survey, a qual é utilizada para obter dados e opiniões de um grupo de pessoas definido, os quais representam uma população-alvo, a amostra selecionada foi todos os funcionários do banco estudado que trabalham diretamente com Pessoa Jurídica no estado do Rio Grande do Sul. Os principais resultados são muito relevantes, pois demonstram a perspectiva na visão dos funcionários, aqueles que estão na linha de frente atendendo os clientes. Muitos pontos foram observados e houve sugestões de melhoria na atual segmentação de clientes Pessoa Jurídica do banco, como também na ferramenta de CRM utilizada, com o objetivo de se obter melhor desempenho, maior efetividade nas abordagens e redução de tempo de atendimento, beneficiando tanto o banco como os clientes. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-08-24T01:49:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/77334 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000876631 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/77334 |
identifier_str_mv |
000876631 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77334/1/000876631.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77334/2/000876631.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77334/3/000876631.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f79f14bf58b0846bc924f6407be7302a a16e8028be941411c308da9134370585 c31194404eabe7e83096e99246f3674c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224451291873280 |