Chat educacional em enfermagem : possibilidades de interação no meio virtual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Paula Scheffer Schell da
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Pedro, Eva Néri Rubim, Cogo, Ana Luisa Petersen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/69736
Resumo: Pesquisa documental com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, que analisou os diálogos produzidos por alunos de Enfermagem em um contexto mediado por chat educacional em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Os dados consti tuíram-se de oito discussões promovidas por alunos, professores e monitores da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no chat do AVA TelEduc® sobre a atividade denominada Cliente Virtual. Para a categorização dos dados, utilizou-se o software NVivo®; e para a análise das informações, a técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram sentimentos como ansiedade, medo e motivação perante a prática hospitalar, bem como o posicionamento dicotômico dos alunos frente à atividade proposta: alguns gostaram das discussões virtuais, enquanto outros preferiram as presenciais. O artigo apresenta recomendações para o uso de chat educacional no ensino de Enfermagem.
id UFRGS-2_441a14a3a4efd69a8760bec511c04229
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69736
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Ana Paula Scheffer Schell daPedro, Eva Néri RubimCogo, Ana Luisa Petersen2013-03-23T01:43:46Z20110080-6234http://hdl.handle.net/10183/69736000793188Pesquisa documental com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, que analisou os diálogos produzidos por alunos de Enfermagem em um contexto mediado por chat educacional em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Os dados consti tuíram-se de oito discussões promovidas por alunos, professores e monitores da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no chat do AVA TelEduc® sobre a atividade denominada Cliente Virtual. Para a categorização dos dados, utilizou-se o software NVivo®; e para a análise das informações, a técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram sentimentos como ansiedade, medo e motivação perante a prática hospitalar, bem como o posicionamento dicotômico dos alunos frente à atividade proposta: alguns gostaram das discussões virtuais, enquanto outros preferiram as presenciais. O artigo apresenta recomendações para o uso de chat educacional no ensino de Enfermagem.This documental case study was performed using a qualitative approach, and analyzed the dialogues of Nursing students in a context mediated by an educati onal chat in a Virtual Learning Environment (VLE). The data consisted of eight discussions among students, professors and monitors of the Rio Grande do Sul Federal University College of Nursing on the TelEduc® VLE chat on the acti vity called Virtual Client. The data were categorized using NVivo® software; and the information was analyzed using the Content Analysis technique. The results revealed feelings such as anxiety, fear and motivati on towards hospital practi ce, as well as the dichotomous position of students regarding the proposed activity: some enjoyed the virtual discussions, while others preferred having discussions in person. This article presents recommendations for using educational chats in Nursing education.Investigación documental de abordaje cualitativo del tipo estudio de caso, que analizó los diálogos mantenidos por alumnos de Enfermería en un marco contextual de chat educativo en Ambiente Virtual de Aprendizaje (AVA). Los datos se constituyeron a partir de ocho discusiones promovidas por alumnos, profesores y monitores de la Escuela de Enfermería de la Universidad Federal de Río Grande do Sul, en el chat del AVA TelEduc® sobre la actividad denominada Cliente Virtual. Para la categorización de datos, se utilizó el software NVivo®; y para analizar las informaciones, la técnica de Análisis de Contenido. Los resultados revelaron sentimientos como ansiedad, miedo y moti vación delante de la práctica hospitalaria, así como el posicionamiento dicotómico de los alumnos frente a la acti vidad propuesta: algunos gustaron de las discusiones virtuales, mientras que otros prefirieron las presenciales. El artículo presenta recomendaciones para el uso de chat educativo en enseñanza de Enfermería.application/pdfporRevista da Escola de Enfermagem da USP. São Paulo. Vol. 45, n. 5 (2011), p. 1213-1220Educação em enfermagemEnsino a distânciaEducation, nursingEducation, distanceEducational technologyEducación en enfermeríaEducación a distanciaTecnología educacionalInternetChat educacional em enfermagem : possibilidades de interação no meio virtualEducational chat in nursing : possibilities of interaction in the virtual environmentChat educativo en enfermería : posibilidad de interacción en el medio virtualinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000793188.pdf000793188.pdfTexto completoapplication/pdf176113http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69736/1/000793188.pdfe2bf02ed42858366c5e264c137dcee97MD51000793188-02.pdf000793188-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf192685http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69736/2/000793188-02.pdfd6bec20891163bb5f20ca8953cffeed4MD52TEXT000793188-02.pdf.txt000793188-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain42414http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69736/3/000793188-02.pdf.txt77760980402ec9a6db1231bd80b7012aMD53000793188.pdf.txt000793188.pdf.txtExtracted Texttext/plain44146http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69736/4/000793188.pdf.txt3851e3f087141275fe68d9161513e431MD54THUMBNAIL000793188.pdf.jpg000793188.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1829http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69736/5/000793188.pdf.jpg75b1d2798f1c90eede9c20ee021cb677MD55000793188-02.pdf.jpg000793188-02.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1810http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69736/6/000793188-02.pdf.jpg013aaed9bb965ee82ff34965b7f95c51MD5610183/697362021-12-06 05:43:43.918558oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69736Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:43:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Chat educacional em enfermagem : possibilidades de interação no meio virtual
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Educational chat in nursing : possibilities of interaction in the virtual environment
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Chat educativo en enfermería : posibilidad de interacción en el medio virtual
title Chat educacional em enfermagem : possibilidades de interação no meio virtual
spellingShingle Chat educacional em enfermagem : possibilidades de interação no meio virtual
Silva, Ana Paula Scheffer Schell da
Educação em enfermagem
Ensino a distância
Education, nursing
Education, distance
Educational technology
Educación en enfermería
Educación a distancia
Tecnología educacional
Internet
title_short Chat educacional em enfermagem : possibilidades de interação no meio virtual
title_full Chat educacional em enfermagem : possibilidades de interação no meio virtual
title_fullStr Chat educacional em enfermagem : possibilidades de interação no meio virtual
title_full_unstemmed Chat educacional em enfermagem : possibilidades de interação no meio virtual
title_sort Chat educacional em enfermagem : possibilidades de interação no meio virtual
author Silva, Ana Paula Scheffer Schell da
author_facet Silva, Ana Paula Scheffer Schell da
Pedro, Eva Néri Rubim
Cogo, Ana Luisa Petersen
author_role author
author2 Pedro, Eva Néri Rubim
Cogo, Ana Luisa Petersen
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Paula Scheffer Schell da
Pedro, Eva Néri Rubim
Cogo, Ana Luisa Petersen
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Ensino a distância
topic Educação em enfermagem
Ensino a distância
Education, nursing
Education, distance
Educational technology
Educación en enfermería
Educación a distancia
Tecnología educacional
Internet
dc.subject.eng.fl_str_mv Education, nursing
Education, distance
Educational technology
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación en enfermería
Educación a distancia
Tecnología educacional
Internet
description Pesquisa documental com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, que analisou os diálogos produzidos por alunos de Enfermagem em um contexto mediado por chat educacional em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Os dados consti tuíram-se de oito discussões promovidas por alunos, professores e monitores da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no chat do AVA TelEduc® sobre a atividade denominada Cliente Virtual. Para a categorização dos dados, utilizou-se o software NVivo®; e para a análise das informações, a técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram sentimentos como ansiedade, medo e motivação perante a prática hospitalar, bem como o posicionamento dicotômico dos alunos frente à atividade proposta: alguns gostaram das discussões virtuais, enquanto outros preferiram as presenciais. O artigo apresenta recomendações para o uso de chat educacional no ensino de Enfermagem.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-03-23T01:43:46Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/69736
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0080-6234
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000793188
identifier_str_mv 0080-6234
000793188
url http://hdl.handle.net/10183/69736
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP. São Paulo. Vol. 45, n. 5 (2011), p. 1213-1220
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69736/1/000793188.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69736/2/000793188-02.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69736/3/000793188-02.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69736/4/000793188.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69736/5/000793188.pdf.jpg
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69736/6/000793188-02.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e2bf02ed42858366c5e264c137dcee97
d6bec20891163bb5f20ca8953cffeed4
77760980402ec9a6db1231bd80b7012a
3851e3f087141275fe68d9161513e431
75b1d2798f1c90eede9c20ee021cb677
013aaed9bb965ee82ff34965b7f95c51
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224789144109056