Chat educacional em enfermagem : possibilidades de interação no meio virtual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/69736 |
Resumo: | Pesquisa documental com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, que analisou os diálogos produzidos por alunos de Enfermagem em um contexto mediado por chat educacional em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Os dados consti tuíram-se de oito discussões promovidas por alunos, professores e monitores da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no chat do AVA TelEduc® sobre a atividade denominada Cliente Virtual. Para a categorização dos dados, utilizou-se o software NVivo®; e para a análise das informações, a técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram sentimentos como ansiedade, medo e motivação perante a prática hospitalar, bem como o posicionamento dicotômico dos alunos frente à atividade proposta: alguns gostaram das discussões virtuais, enquanto outros preferiram as presenciais. O artigo apresenta recomendações para o uso de chat educacional no ensino de Enfermagem. |
id |
UFRGS-2_441a14a3a4efd69a8760bec511c04229 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69736 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Ana Paula Scheffer Schell daPedro, Eva Néri RubimCogo, Ana Luisa Petersen2013-03-23T01:43:46Z20110080-6234http://hdl.handle.net/10183/69736000793188Pesquisa documental com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, que analisou os diálogos produzidos por alunos de Enfermagem em um contexto mediado por chat educacional em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Os dados consti tuíram-se de oito discussões promovidas por alunos, professores e monitores da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no chat do AVA TelEduc® sobre a atividade denominada Cliente Virtual. Para a categorização dos dados, utilizou-se o software NVivo®; e para a análise das informações, a técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram sentimentos como ansiedade, medo e motivação perante a prática hospitalar, bem como o posicionamento dicotômico dos alunos frente à atividade proposta: alguns gostaram das discussões virtuais, enquanto outros preferiram as presenciais. O artigo apresenta recomendações para o uso de chat educacional no ensino de Enfermagem.This documental case study was performed using a qualitative approach, and analyzed the dialogues of Nursing students in a context mediated by an educati onal chat in a Virtual Learning Environment (VLE). The data consisted of eight discussions among students, professors and monitors of the Rio Grande do Sul Federal University College of Nursing on the TelEduc® VLE chat on the acti vity called Virtual Client. The data were categorized using NVivo® software; and the information was analyzed using the Content Analysis technique. The results revealed feelings such as anxiety, fear and motivati on towards hospital practi ce, as well as the dichotomous position of students regarding the proposed activity: some enjoyed the virtual discussions, while others preferred having discussions in person. This article presents recommendations for using educational chats in Nursing education.Investigación documental de abordaje cualitativo del tipo estudio de caso, que analizó los diálogos mantenidos por alumnos de Enfermería en un marco contextual de chat educativo en Ambiente Virtual de Aprendizaje (AVA). Los datos se constituyeron a partir de ocho discusiones promovidas por alumnos, profesores y monitores de la Escuela de Enfermería de la Universidad Federal de Río Grande do Sul, en el chat del AVA TelEduc® sobre la actividad denominada Cliente Virtual. Para la categorización de datos, se utilizó el software NVivo®; y para analizar las informaciones, la técnica de Análisis de Contenido. Los resultados revelaron sentimientos como ansiedad, miedo y moti vación delante de la práctica hospitalaria, así como el posicionamiento dicotómico de los alumnos frente a la acti vidad propuesta: algunos gustaron de las discusiones virtuales, mientras que otros prefirieron las presenciales. El artículo presenta recomendaciones para el uso de chat educativo en enseñanza de Enfermería.application/pdfporRevista da Escola de Enfermagem da USP. São Paulo. Vol. 45, n. 5 (2011), p. 1213-1220Educação em enfermagemEnsino a distânciaEducation, nursingEducation, distanceEducational technologyEducación en enfermeríaEducación a distanciaTecnología educacionalInternetChat educacional em enfermagem : possibilidades de interação no meio virtualEducational chat in nursing : possibilities of interaction in the virtual environmentChat educativo en enfermería : posibilidad de interacción en el medio virtualinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000793188.pdf000793188.pdfTexto completoapplication/pdf176113http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69736/1/000793188.pdfe2bf02ed42858366c5e264c137dcee97MD51000793188-02.pdf000793188-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf192685http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69736/2/000793188-02.pdfd6bec20891163bb5f20ca8953cffeed4MD52TEXT000793188-02.pdf.txt000793188-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain42414http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69736/3/000793188-02.pdf.txt77760980402ec9a6db1231bd80b7012aMD53000793188.pdf.txt000793188.pdf.txtExtracted Texttext/plain44146http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69736/4/000793188.pdf.txt3851e3f087141275fe68d9161513e431MD54THUMBNAIL000793188.pdf.jpg000793188.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1829http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69736/5/000793188.pdf.jpg75b1d2798f1c90eede9c20ee021cb677MD55000793188-02.pdf.jpg000793188-02.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1810http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69736/6/000793188-02.pdf.jpg013aaed9bb965ee82ff34965b7f95c51MD5610183/697362021-12-06 05:43:43.918558oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69736Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:43:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Chat educacional em enfermagem : possibilidades de interação no meio virtual |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Educational chat in nursing : possibilities of interaction in the virtual environment |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Chat educativo en enfermería : posibilidad de interacción en el medio virtual |
title |
Chat educacional em enfermagem : possibilidades de interação no meio virtual |
spellingShingle |
Chat educacional em enfermagem : possibilidades de interação no meio virtual Silva, Ana Paula Scheffer Schell da Educação em enfermagem Ensino a distância Education, nursing Education, distance Educational technology Educación en enfermería Educación a distancia Tecnología educacional Internet |
title_short |
Chat educacional em enfermagem : possibilidades de interação no meio virtual |
title_full |
Chat educacional em enfermagem : possibilidades de interação no meio virtual |
title_fullStr |
Chat educacional em enfermagem : possibilidades de interação no meio virtual |
title_full_unstemmed |
Chat educacional em enfermagem : possibilidades de interação no meio virtual |
title_sort |
Chat educacional em enfermagem : possibilidades de interação no meio virtual |
author |
Silva, Ana Paula Scheffer Schell da |
author_facet |
Silva, Ana Paula Scheffer Schell da Pedro, Eva Néri Rubim Cogo, Ana Luisa Petersen |
author_role |
author |
author2 |
Pedro, Eva Néri Rubim Cogo, Ana Luisa Petersen |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ana Paula Scheffer Schell da Pedro, Eva Néri Rubim Cogo, Ana Luisa Petersen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em enfermagem Ensino a distância |
topic |
Educação em enfermagem Ensino a distância Education, nursing Education, distance Educational technology Educación en enfermería Educación a distancia Tecnología educacional Internet |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education, nursing Education, distance Educational technology |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Educación en enfermería Educación a distancia Tecnología educacional Internet |
description |
Pesquisa documental com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, que analisou os diálogos produzidos por alunos de Enfermagem em um contexto mediado por chat educacional em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Os dados consti tuíram-se de oito discussões promovidas por alunos, professores e monitores da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no chat do AVA TelEduc® sobre a atividade denominada Cliente Virtual. Para a categorização dos dados, utilizou-se o software NVivo®; e para a análise das informações, a técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram sentimentos como ansiedade, medo e motivação perante a prática hospitalar, bem como o posicionamento dicotômico dos alunos frente à atividade proposta: alguns gostaram das discussões virtuais, enquanto outros preferiram as presenciais. O artigo apresenta recomendações para o uso de chat educacional no ensino de Enfermagem. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-03-23T01:43:46Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/69736 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0080-6234 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000793188 |
identifier_str_mv |
0080-6234 000793188 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/69736 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP. São Paulo. Vol. 45, n. 5 (2011), p. 1213-1220 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69736/1/000793188.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69736/2/000793188-02.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69736/3/000793188-02.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69736/4/000793188.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69736/5/000793188.pdf.jpg http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69736/6/000793188-02.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e2bf02ed42858366c5e264c137dcee97 d6bec20891163bb5f20ca8953cffeed4 77760980402ec9a6db1231bd80b7012a 3851e3f087141275fe68d9161513e431 75b1d2798f1c90eede9c20ee021cb677 013aaed9bb965ee82ff34965b7f95c51 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224789144109056 |