Formação de professores e o desenvolvimento de habilidades para a utilização da metodologia de resolução de problemas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/126281 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma investigação sobre a utilização da metodologia de resolução de problemas em cursos de formação de professores de ciências. As situações-problema produzidas pelos professores nos contextos de formação inicial e continuada são categorizadas e analisadas. A metodologia utilizada envolveu a realização de revisão da literatura, a realização de cursos de formação de professores e análise do conjunto de informações colhidas durante os cursos, assim como das situações-problema produzidas nesses contextos. Os resultados evidenciam aspectos da formação de professores para o trabalho com estratégias didáticas como o protagonismo e autoria do professor na elaboração dos problemas, a importância da fundamentação pedagógica, epistemológica, psicológica para elaboração de uma base conceitual mais estruturada e o fortalecimento dos saberes práticos do professor. |
id |
UFRGS-2_10fa597134180c7717002e38707cbdef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/126281 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Goi, Mara Elisângela JappeSantos, Flávia Maria Teixeira dos2015-09-10T02:36:54Z20141518-8795http://hdl.handle.net/10183/126281000969585Este artigo apresenta uma investigação sobre a utilização da metodologia de resolução de problemas em cursos de formação de professores de ciências. As situações-problema produzidas pelos professores nos contextos de formação inicial e continuada são categorizadas e analisadas. A metodologia utilizada envolveu a realização de revisão da literatura, a realização de cursos de formação de professores e análise do conjunto de informações colhidas durante os cursos, assim como das situações-problema produzidas nesses contextos. Os resultados evidenciam aspectos da formação de professores para o trabalho com estratégias didáticas como o protagonismo e autoria do professor na elaboração dos problemas, a importância da fundamentação pedagógica, epistemológica, psicológica para elaboração de uma base conceitual mais estruturada e o fortalecimento dos saberes práticos do professor.This article aims to test the effectiveness of using the Problem Solving Methodology in science teachers training courses. The problem situations produced by teachers in the contexts of initial and in-service training are categorized and analyzed. The methodology involved conducting a literature review, conducting teacher training experiences and analysis of the body of information gathered during the courses, as well as problem-situations produced in these contexts. The results show aspects of teacher training for working with teaching strategies as the role of the teacher in the authoring and development problems, pedagogical reasoning, epistemological, psychological preparation for a more structured conceptual basis and strengthening of the teachers’ practical knowledge.application/pdfporInvestigações em ensino de ciências. Porto Alegre. Vol. 19, n. 2 (2014), 431-450.Formação de professoresResolução de problemasTeachers educationProblem solving methodologyLearning scienceFormação de professores e o desenvolvimento de habilidades para a utilização da metodologia de resolução de problemasTeacher education and the development of skills for using the problem solving methodology info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000969585.pdf000969585.pdfTexto completoapplication/pdf143712http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126281/1/000969585.pdf79b60bf0f496f2e6feba919d86bc1fd6MD51TEXT000969585.pdf.txt000969585.pdf.txtExtracted Texttext/plain77889http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126281/2/000969585.pdf.txte832086afe731d94e126f91635fd10b4MD52THUMBNAIL000969585.pdf.jpg000969585.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126281/3/000969585.pdf.jpg6230b0d00eed3f11f37d8494cfa54f1eMD5310183/1262812020-07-01 03:38:14.45164oai:www.lume.ufrgs.br:10183/126281Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-07-01T06:38:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formação de professores e o desenvolvimento de habilidades para a utilização da metodologia de resolução de problemas |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Teacher education and the development of skills for using the problem solving methodology |
title |
Formação de professores e o desenvolvimento de habilidades para a utilização da metodologia de resolução de problemas |
spellingShingle |
Formação de professores e o desenvolvimento de habilidades para a utilização da metodologia de resolução de problemas Goi, Mara Elisângela Jappe Formação de professores Resolução de problemas Teachers education Problem solving methodology Learning science |
title_short |
Formação de professores e o desenvolvimento de habilidades para a utilização da metodologia de resolução de problemas |
title_full |
Formação de professores e o desenvolvimento de habilidades para a utilização da metodologia de resolução de problemas |
title_fullStr |
Formação de professores e o desenvolvimento de habilidades para a utilização da metodologia de resolução de problemas |
title_full_unstemmed |
Formação de professores e o desenvolvimento de habilidades para a utilização da metodologia de resolução de problemas |
title_sort |
Formação de professores e o desenvolvimento de habilidades para a utilização da metodologia de resolução de problemas |
author |
Goi, Mara Elisângela Jappe |
author_facet |
Goi, Mara Elisângela Jappe Santos, Flávia Maria Teixeira dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Flávia Maria Teixeira dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Goi, Mara Elisângela Jappe Santos, Flávia Maria Teixeira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Resolução de problemas |
topic |
Formação de professores Resolução de problemas Teachers education Problem solving methodology Learning science |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teachers education Problem solving methodology Learning science |
description |
Este artigo apresenta uma investigação sobre a utilização da metodologia de resolução de problemas em cursos de formação de professores de ciências. As situações-problema produzidas pelos professores nos contextos de formação inicial e continuada são categorizadas e analisadas. A metodologia utilizada envolveu a realização de revisão da literatura, a realização de cursos de formação de professores e análise do conjunto de informações colhidas durante os cursos, assim como das situações-problema produzidas nesses contextos. Os resultados evidenciam aspectos da formação de professores para o trabalho com estratégias didáticas como o protagonismo e autoria do professor na elaboração dos problemas, a importância da fundamentação pedagógica, epistemológica, psicológica para elaboração de uma base conceitual mais estruturada e o fortalecimento dos saberes práticos do professor. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-09-10T02:36:54Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/126281 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1518-8795 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000969585 |
identifier_str_mv |
1518-8795 000969585 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/126281 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Investigações em ensino de ciências. Porto Alegre. Vol. 19, n. 2 (2014), 431-450. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126281/1/000969585.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126281/2/000969585.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126281/3/000969585.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
79b60bf0f496f2e6feba919d86bc1fd6 e832086afe731d94e126f91635fd10b4 6230b0d00eed3f11f37d8494cfa54f1e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447595871371264 |