Formação de professores e o desenvolvimento de habilidades para a utilização da metodologia de resolução de problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goi, Mara Elisângela Jappe
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Santos, Flávia Maria Teixeira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/126281
Resumo: Este artigo apresenta uma investigação sobre a utilização da metodologia de resolução de problemas em cursos de formação de professores de ciências. As situações-problema produzidas pelos professores nos contextos de formação inicial e continuada são categorizadas e analisadas. A metodologia utilizada envolveu a realização de revisão da literatura, a realização de cursos de formação de professores e análise do conjunto de informações colhidas durante os cursos, assim como das situações-problema produzidas nesses contextos. Os resultados evidenciam aspectos da formação de professores para o trabalho com estratégias didáticas como o protagonismo e autoria do professor na elaboração dos problemas, a importância da fundamentação pedagógica, epistemológica, psicológica para elaboração de uma base conceitual mais estruturada e o fortalecimento dos saberes práticos do professor.
id UFRGS-2_10fa597134180c7717002e38707cbdef
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/126281
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Goi, Mara Elisângela JappeSantos, Flávia Maria Teixeira dos2015-09-10T02:36:54Z20141518-8795http://hdl.handle.net/10183/126281000969585Este artigo apresenta uma investigação sobre a utilização da metodologia de resolução de problemas em cursos de formação de professores de ciências. As situações-problema produzidas pelos professores nos contextos de formação inicial e continuada são categorizadas e analisadas. A metodologia utilizada envolveu a realização de revisão da literatura, a realização de cursos de formação de professores e análise do conjunto de informações colhidas durante os cursos, assim como das situações-problema produzidas nesses contextos. Os resultados evidenciam aspectos da formação de professores para o trabalho com estratégias didáticas como o protagonismo e autoria do professor na elaboração dos problemas, a importância da fundamentação pedagógica, epistemológica, psicológica para elaboração de uma base conceitual mais estruturada e o fortalecimento dos saberes práticos do professor.This article aims to test the effectiveness of using the Problem Solving Methodology in science teachers training courses. The problem situations produced by teachers in the contexts of initial and in-service training are categorized and analyzed. The methodology involved conducting a literature review, conducting teacher training experiences and analysis of the body of information gathered during the courses, as well as problem-situations produced in these contexts. The results show aspects of teacher training for working with teaching strategies as the role of the teacher in the authoring and development problems, pedagogical reasoning, epistemological, psychological preparation for a more structured conceptual basis and strengthening of the teachers’ practical knowledge.application/pdfporInvestigações em ensino de ciências. Porto Alegre. Vol. 19, n. 2 (2014), 431-450.Formação de professoresResolução de problemasTeachers educationProblem solving methodologyLearning scienceFormação de professores e o desenvolvimento de habilidades para a utilização da metodologia de resolução de problemasTeacher education and the development of skills for using the problem solving methodology info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000969585.pdf000969585.pdfTexto completoapplication/pdf143712http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126281/1/000969585.pdf79b60bf0f496f2e6feba919d86bc1fd6MD51TEXT000969585.pdf.txt000969585.pdf.txtExtracted Texttext/plain77889http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126281/2/000969585.pdf.txte832086afe731d94e126f91635fd10b4MD52THUMBNAIL000969585.pdf.jpg000969585.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126281/3/000969585.pdf.jpg6230b0d00eed3f11f37d8494cfa54f1eMD5310183/1262812020-07-01 03:38:14.45164oai:www.lume.ufrgs.br:10183/126281Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-07-01T06:38:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação de professores e o desenvolvimento de habilidades para a utilização da metodologia de resolução de problemas
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Teacher education and the development of skills for using the problem solving methodology
title Formação de professores e o desenvolvimento de habilidades para a utilização da metodologia de resolução de problemas
spellingShingle Formação de professores e o desenvolvimento de habilidades para a utilização da metodologia de resolução de problemas
Goi, Mara Elisângela Jappe
Formação de professores
Resolução de problemas
Teachers education
Problem solving methodology
Learning science
title_short Formação de professores e o desenvolvimento de habilidades para a utilização da metodologia de resolução de problemas
title_full Formação de professores e o desenvolvimento de habilidades para a utilização da metodologia de resolução de problemas
title_fullStr Formação de professores e o desenvolvimento de habilidades para a utilização da metodologia de resolução de problemas
title_full_unstemmed Formação de professores e o desenvolvimento de habilidades para a utilização da metodologia de resolução de problemas
title_sort Formação de professores e o desenvolvimento de habilidades para a utilização da metodologia de resolução de problemas
author Goi, Mara Elisângela Jappe
author_facet Goi, Mara Elisângela Jappe
Santos, Flávia Maria Teixeira dos
author_role author
author2 Santos, Flávia Maria Teixeira dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Goi, Mara Elisângela Jappe
Santos, Flávia Maria Teixeira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Resolução de problemas
topic Formação de professores
Resolução de problemas
Teachers education
Problem solving methodology
Learning science
dc.subject.eng.fl_str_mv Teachers education
Problem solving methodology
Learning science
description Este artigo apresenta uma investigação sobre a utilização da metodologia de resolução de problemas em cursos de formação de professores de ciências. As situações-problema produzidas pelos professores nos contextos de formação inicial e continuada são categorizadas e analisadas. A metodologia utilizada envolveu a realização de revisão da literatura, a realização de cursos de formação de professores e análise do conjunto de informações colhidas durante os cursos, assim como das situações-problema produzidas nesses contextos. Os resultados evidenciam aspectos da formação de professores para o trabalho com estratégias didáticas como o protagonismo e autoria do professor na elaboração dos problemas, a importância da fundamentação pedagógica, epistemológica, psicológica para elaboração de uma base conceitual mais estruturada e o fortalecimento dos saberes práticos do professor.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-09-10T02:36:54Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/126281
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1518-8795
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000969585
identifier_str_mv 1518-8795
000969585
url http://hdl.handle.net/10183/126281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Investigações em ensino de ciências. Porto Alegre. Vol. 19, n. 2 (2014), 431-450.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126281/1/000969585.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126281/2/000969585.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126281/3/000969585.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 79b60bf0f496f2e6feba919d86bc1fd6
e832086afe731d94e126f91635fd10b4
6230b0d00eed3f11f37d8494cfa54f1e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224884022411264