Aspectos metodológicos da resolução de problemas na formação de professores de ciências da natureza
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/201621 |
Resumo: | Neste trabalho, relata-se uma experiência na formação de professores de ciências da natureza que teve por objetivo aprofundar os aspectos conceituais e metodológicos da Resolução de Problemas. Para isso, procurou-se dialogar com diferentes referenciais teóricos do campo epistemológico, pedagógico e psicológico da educação. Discute-se aspectos apreendidos durante as etapas do curso de formação. Foram analisados os registros do diário de campo das pesquisadoras e os depoimentos dos professores no decorrer do curso de formação. A experiência realizada e os dados obtidos indicaram que o desenvolvimento de competências no processo de elaboração de problemas pode ser realizado em curso de formação, como também permitiu levantar uma série de questões da formação de professores. Assim, entende-se que esse processo é uma tarefa complexa, principalmente quanto à formação prático-reflexiva e à ampliação de habilidades e estratégias didáticas no que se refere à produção e utilização de material pedagógico. |
id |
UFRGS-2_fc41abc956850c2ee3111797368d5034 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201621 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Goi, Mara Elisângela JappeSantos, Flávia Maria Teixeira dos2019-11-13T03:50:40Z20192238-8079http://hdl.handle.net/10183/201621001105866Neste trabalho, relata-se uma experiência na formação de professores de ciências da natureza que teve por objetivo aprofundar os aspectos conceituais e metodológicos da Resolução de Problemas. Para isso, procurou-se dialogar com diferentes referenciais teóricos do campo epistemológico, pedagógico e psicológico da educação. Discute-se aspectos apreendidos durante as etapas do curso de formação. Foram analisados os registros do diário de campo das pesquisadoras e os depoimentos dos professores no decorrer do curso de formação. A experiência realizada e os dados obtidos indicaram que o desenvolvimento de competências no processo de elaboração de problemas pode ser realizado em curso de formação, como também permitiu levantar uma série de questões da formação de professores. Assim, entende-se que esse processo é uma tarefa complexa, principalmente quanto à formação prático-reflexiva e à ampliação de habilidades e estratégias didáticas no que se refere à produção e utilização de material pedagógico.In this work we report an experience in the training of teachers of natural sciences that aims to deepen the conceptual and methodological aspects of Problem-Solving Methodology. For this purpose, we sought to dialogue with different educational theoretical references of the epistemological, pedagogical and psychological fields. Aspects seized during the stages of the training course are discussed. The records of the diaries and field notes of the researchers and the testimonials of the teachers during the training were analyzed. The experience gained and the data obtained indicated that the development of skills in the problem-solving process can be carried out in the course of training, and permitted, as well, to raise a series of issues regarding teacher training. Thus, it is understood that this process is a complex task especially when it comes to the practical-reflexive training and the expansion of didactic abilities and strategies in what concerns the production and use of teaching materials.application/pdfporTear : revista de educação, ciência e tecnologia. Canoas, RS. Vol. 8, n.1 (2019), 21 p.Formação de professoresMetodologiaResolução de problemasTeacher trainingScience EducationProblem SolvingMethodologyAspectos metodológicos da resolução de problemas na formação de professores de ciências da naturezaMethodological aspects of the problem-solving methodology in the training of teachers of natural sciences info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001105866.pdf.txt001105866.pdf.txtExtracted Texttext/plain67102http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201621/2/001105866.pdf.txta7c3f3903f4eac03f4fc1d9a48893040MD52ORIGINAL001105866.pdfTexto completoapplication/pdf290881http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201621/1/001105866.pdf15ebbdd7258ab982499735bc43747cacMD5110183/2016212019-11-14 04:53:50.001153oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201621Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-14T06:53:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aspectos metodológicos da resolução de problemas na formação de professores de ciências da natureza |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Methodological aspects of the problem-solving methodology in the training of teachers of natural sciences |
title |
Aspectos metodológicos da resolução de problemas na formação de professores de ciências da natureza |
spellingShingle |
Aspectos metodológicos da resolução de problemas na formação de professores de ciências da natureza Goi, Mara Elisângela Jappe Formação de professores Metodologia Resolução de problemas Teacher training Science Education Problem Solving Methodology |
title_short |
Aspectos metodológicos da resolução de problemas na formação de professores de ciências da natureza |
title_full |
Aspectos metodológicos da resolução de problemas na formação de professores de ciências da natureza |
title_fullStr |
Aspectos metodológicos da resolução de problemas na formação de professores de ciências da natureza |
title_full_unstemmed |
Aspectos metodológicos da resolução de problemas na formação de professores de ciências da natureza |
title_sort |
Aspectos metodológicos da resolução de problemas na formação de professores de ciências da natureza |
author |
Goi, Mara Elisângela Jappe |
author_facet |
Goi, Mara Elisângela Jappe Santos, Flávia Maria Teixeira dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Flávia Maria Teixeira dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Goi, Mara Elisângela Jappe Santos, Flávia Maria Teixeira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Metodologia Resolução de problemas |
topic |
Formação de professores Metodologia Resolução de problemas Teacher training Science Education Problem Solving Methodology |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teacher training Science Education Problem Solving Methodology |
description |
Neste trabalho, relata-se uma experiência na formação de professores de ciências da natureza que teve por objetivo aprofundar os aspectos conceituais e metodológicos da Resolução de Problemas. Para isso, procurou-se dialogar com diferentes referenciais teóricos do campo epistemológico, pedagógico e psicológico da educação. Discute-se aspectos apreendidos durante as etapas do curso de formação. Foram analisados os registros do diário de campo das pesquisadoras e os depoimentos dos professores no decorrer do curso de formação. A experiência realizada e os dados obtidos indicaram que o desenvolvimento de competências no processo de elaboração de problemas pode ser realizado em curso de formação, como também permitiu levantar uma série de questões da formação de professores. Assim, entende-se que esse processo é uma tarefa complexa, principalmente quanto à formação prático-reflexiva e à ampliação de habilidades e estratégias didáticas no que se refere à produção e utilização de material pedagógico. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-11-13T03:50:40Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/201621 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2238-8079 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001105866 |
identifier_str_mv |
2238-8079 001105866 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/201621 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Tear : revista de educação, ciência e tecnologia. Canoas, RS. Vol. 8, n.1 (2019), 21 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201621/2/001105866.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201621/1/001105866.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a7c3f3903f4eac03f4fc1d9a48893040 15ebbdd7258ab982499735bc43747cac |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224979004522496 |