Aspectos metodológicos da resolução de problemas na formação de professores de ciências da natureza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goi, Mara Elisângela Jappe
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos, Flávia Maria Teixeira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/201621
Resumo: Neste trabalho, relata-se uma experiência na formação de professores de ciências da natureza que teve por objetivo aprofundar os aspectos conceituais e metodológicos da Resolução de Problemas. Para isso, procurou-se dialogar com diferentes referenciais teóricos do campo epistemológico, pedagógico e psicológico da educação. Discute-se aspectos apreendidos durante as etapas do curso de formação. Foram analisados os registros do diário de campo das pesquisadoras e os depoimentos dos professores no decorrer do curso de formação. A experiência realizada e os dados obtidos indicaram que o desenvolvimento de competências no processo de elaboração de problemas pode ser realizado em curso de formação, como também permitiu levantar uma série de questões da formação de professores. Assim, entende-se que esse processo é uma tarefa complexa, principalmente quanto à formação prático-reflexiva e à ampliação de habilidades e estratégias didáticas no que se refere à produção e utilização de material pedagógico.
id UFRGS-2_fc41abc956850c2ee3111797368d5034
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201621
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Goi, Mara Elisângela JappeSantos, Flávia Maria Teixeira dos2019-11-13T03:50:40Z20192238-8079http://hdl.handle.net/10183/201621001105866Neste trabalho, relata-se uma experiência na formação de professores de ciências da natureza que teve por objetivo aprofundar os aspectos conceituais e metodológicos da Resolução de Problemas. Para isso, procurou-se dialogar com diferentes referenciais teóricos do campo epistemológico, pedagógico e psicológico da educação. Discute-se aspectos apreendidos durante as etapas do curso de formação. Foram analisados os registros do diário de campo das pesquisadoras e os depoimentos dos professores no decorrer do curso de formação. A experiência realizada e os dados obtidos indicaram que o desenvolvimento de competências no processo de elaboração de problemas pode ser realizado em curso de formação, como também permitiu levantar uma série de questões da formação de professores. Assim, entende-se que esse processo é uma tarefa complexa, principalmente quanto à formação prático-reflexiva e à ampliação de habilidades e estratégias didáticas no que se refere à produção e utilização de material pedagógico.In this work we report an experience in the training of teachers of natural sciences that aims to deepen the conceptual and methodological aspects of Problem-Solving Methodology. For this purpose, we sought to dialogue with different educational theoretical references of the epistemological, pedagogical and psychological fields. Aspects seized during the stages of the training course are discussed. The records of the diaries and field notes of the researchers and the testimonials of the teachers during the training were analyzed. The experience gained and the data obtained indicated that the development of skills in the problem-solving process can be carried out in the course of training, and permitted, as well, to raise a series of issues regarding teacher training. Thus, it is understood that this process is a complex task especially when it comes to the practical-reflexive training and the expansion of didactic abilities and strategies in what concerns the production and use of teaching materials.application/pdfporTear : revista de educação, ciência e tecnologia. Canoas, RS. Vol. 8, n.1 (2019), 21 p.Formação de professoresMetodologiaResolução de problemasTeacher trainingScience EducationProblem SolvingMethodologyAspectos metodológicos da resolução de problemas na formação de professores de ciências da naturezaMethodological aspects of the problem-solving methodology in the training of teachers of natural sciences info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001105866.pdf.txt001105866.pdf.txtExtracted Texttext/plain67102http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201621/2/001105866.pdf.txta7c3f3903f4eac03f4fc1d9a48893040MD52ORIGINAL001105866.pdfTexto completoapplication/pdf290881http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201621/1/001105866.pdf15ebbdd7258ab982499735bc43747cacMD5110183/2016212019-11-14 04:53:50.001153oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201621Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-14T06:53:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aspectos metodológicos da resolução de problemas na formação de professores de ciências da natureza
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Methodological aspects of the problem-solving methodology in the training of teachers of natural sciences
title Aspectos metodológicos da resolução de problemas na formação de professores de ciências da natureza
spellingShingle Aspectos metodológicos da resolução de problemas na formação de professores de ciências da natureza
Goi, Mara Elisângela Jappe
Formação de professores
Metodologia
Resolução de problemas
Teacher training
Science Education
Problem Solving
Methodology
title_short Aspectos metodológicos da resolução de problemas na formação de professores de ciências da natureza
title_full Aspectos metodológicos da resolução de problemas na formação de professores de ciências da natureza
title_fullStr Aspectos metodológicos da resolução de problemas na formação de professores de ciências da natureza
title_full_unstemmed Aspectos metodológicos da resolução de problemas na formação de professores de ciências da natureza
title_sort Aspectos metodológicos da resolução de problemas na formação de professores de ciências da natureza
author Goi, Mara Elisângela Jappe
author_facet Goi, Mara Elisângela Jappe
Santos, Flávia Maria Teixeira dos
author_role author
author2 Santos, Flávia Maria Teixeira dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Goi, Mara Elisângela Jappe
Santos, Flávia Maria Teixeira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Metodologia
Resolução de problemas
topic Formação de professores
Metodologia
Resolução de problemas
Teacher training
Science Education
Problem Solving
Methodology
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher training
Science Education
Problem Solving
Methodology
description Neste trabalho, relata-se uma experiência na formação de professores de ciências da natureza que teve por objetivo aprofundar os aspectos conceituais e metodológicos da Resolução de Problemas. Para isso, procurou-se dialogar com diferentes referenciais teóricos do campo epistemológico, pedagógico e psicológico da educação. Discute-se aspectos apreendidos durante as etapas do curso de formação. Foram analisados os registros do diário de campo das pesquisadoras e os depoimentos dos professores no decorrer do curso de formação. A experiência realizada e os dados obtidos indicaram que o desenvolvimento de competências no processo de elaboração de problemas pode ser realizado em curso de formação, como também permitiu levantar uma série de questões da formação de professores. Assim, entende-se que esse processo é uma tarefa complexa, principalmente quanto à formação prático-reflexiva e à ampliação de habilidades e estratégias didáticas no que se refere à produção e utilização de material pedagógico.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-13T03:50:40Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/201621
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2238-8079
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001105866
identifier_str_mv 2238-8079
001105866
url http://hdl.handle.net/10183/201621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Tear : revista de educação, ciência e tecnologia. Canoas, RS. Vol. 8, n.1 (2019), 21 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201621/2/001105866.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201621/1/001105866.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a7c3f3903f4eac03f4fc1d9a48893040
15ebbdd7258ab982499735bc43747cac
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224979004522496