Formação continuada de professores de ciências : elaboração de situações-problema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goi, Mara Elisângela Jappe
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos, Flávia Maria Teixeira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/142443
Resumo: Neste artigo apresentamos uma experiência didática desenvolvida em um curso de formação continuada de professores da Educação Básica. O objetivo foi fornecer ao professor da área de Ciências da Natureza subsídios teóricos e práticos para o trabalho com a metodologia da Resolução de Problemas. A abordagem está fundamentada em Larry Laudan, John Dewey e Jerome Bruner, de forma a discutir aspectos epistemológicos, pedagógicos e psicológicos da resolução de problemas. Os problemas produzidos pelos professores foram analisados conforme a área a que pertencem os conteúdos desenvolvidos e um conjunto de dicotomias relatadas na literatura. Os resultados obtidos na formação foram o aprofundamento do conhecimento teórico do professor da Educação Básica, a produção de material didático, a reflexão sobre a própria prática profissional e a utilização de metodologias alternativas de ensino.
id UFRGS-2_0b3b31cedfe6478106e3c4f4b1139525
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142443
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Goi, Mara Elisângela JappeSantos, Flávia Maria Teixeira dos2016-06-10T02:09:06Z20162238-7315http://hdl.handle.net/10183/142443000992445Neste artigo apresentamos uma experiência didática desenvolvida em um curso de formação continuada de professores da Educação Básica. O objetivo foi fornecer ao professor da área de Ciências da Natureza subsídios teóricos e práticos para o trabalho com a metodologia da Resolução de Problemas. A abordagem está fundamentada em Larry Laudan, John Dewey e Jerome Bruner, de forma a discutir aspectos epistemológicos, pedagógicos e psicológicos da resolução de problemas. Os problemas produzidos pelos professores foram analisados conforme a área a que pertencem os conteúdos desenvolvidos e um conjunto de dicotomias relatadas na literatura. Os resultados obtidos na formação foram o aprofundamento do conhecimento teórico do professor da Educação Básica, a produção de material didático, a reflexão sobre a própria prática profissional e a utilização de metodologias alternativas de ensino.In this article we present a teacher training experience developed at an in-service training for Basic Education. The purpose was to provide the Science Education teachers with theoretical and practical background to work with Problem-Solving Methodology. The approach is based on the theories presented by Larry Laudan, John Dewey and Jerome Bruner, in order to discuss epistemological, pedagogical and psychological aspects of Problem-Solving. The problems developed by the participant teachers were analyzed according to their respective scientific areas, to the contents developed, as well as a set of dichotomies reported in the literature. The results of the training were the deepening of the theoretical knowledge of Basic Education teachers, the development of teaching material, the reflection on their professional practice, and the use of alternative teaching methodologies.application/pdfporRevista Conexao UEPG. Ponta Grossa. Vol. 12, n. 1 (jan./abr. 2016), 54-67Formação de professoresResolução de problemasLearning scienceScience EducationTeacher TrainingProblem-Solving MethodologyFormação continuada de professores de ciências : elaboração de situações-problemaTeacher education and the development of skills for using the problem solving methodology info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000992445.pdf000992445.pdfTexto completoapplication/pdf556909http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142443/1/000992445.pdf2b71f795f5f75e4ecf1d500ad274ab6bMD51TEXT000992445.pdf.txt000992445.pdf.txtExtracted Texttext/plain61197http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142443/2/000992445.pdf.txt7c4725292a4a54d020fa0e02188ea6a9MD52THUMBNAIL000992445.pdf.jpg000992445.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2011http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142443/3/000992445.pdf.jpgee1f9d09a95800d9d567d46dcaf38354MD5310183/1424432022-09-14 04:53:55.067649oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142443Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-09-14T07:53:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação continuada de professores de ciências : elaboração de situações-problema
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Teacher education and the development of skills for using the problem solving methodology
title Formação continuada de professores de ciências : elaboração de situações-problema
spellingShingle Formação continuada de professores de ciências : elaboração de situações-problema
Goi, Mara Elisângela Jappe
Formação de professores
Resolução de problemas
Learning science
Science Education
Teacher Training
Problem-Solving Methodology
title_short Formação continuada de professores de ciências : elaboração de situações-problema
title_full Formação continuada de professores de ciências : elaboração de situações-problema
title_fullStr Formação continuada de professores de ciências : elaboração de situações-problema
title_full_unstemmed Formação continuada de professores de ciências : elaboração de situações-problema
title_sort Formação continuada de professores de ciências : elaboração de situações-problema
author Goi, Mara Elisângela Jappe
author_facet Goi, Mara Elisângela Jappe
Santos, Flávia Maria Teixeira dos
author_role author
author2 Santos, Flávia Maria Teixeira dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Goi, Mara Elisângela Jappe
Santos, Flávia Maria Teixeira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Resolução de problemas
topic Formação de professores
Resolução de problemas
Learning science
Science Education
Teacher Training
Problem-Solving Methodology
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning science
Science Education
Teacher Training
Problem-Solving Methodology
description Neste artigo apresentamos uma experiência didática desenvolvida em um curso de formação continuada de professores da Educação Básica. O objetivo foi fornecer ao professor da área de Ciências da Natureza subsídios teóricos e práticos para o trabalho com a metodologia da Resolução de Problemas. A abordagem está fundamentada em Larry Laudan, John Dewey e Jerome Bruner, de forma a discutir aspectos epistemológicos, pedagógicos e psicológicos da resolução de problemas. Os problemas produzidos pelos professores foram analisados conforme a área a que pertencem os conteúdos desenvolvidos e um conjunto de dicotomias relatadas na literatura. Os resultados obtidos na formação foram o aprofundamento do conhecimento teórico do professor da Educação Básica, a produção de material didático, a reflexão sobre a própria prática profissional e a utilização de metodologias alternativas de ensino.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-10T02:09:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/142443
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2238-7315
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000992445
identifier_str_mv 2238-7315
000992445
url http://hdl.handle.net/10183/142443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Conexao UEPG. Ponta Grossa. Vol. 12, n. 1 (jan./abr. 2016), 54-67
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142443/1/000992445.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142443/2/000992445.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142443/3/000992445.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2b71f795f5f75e4ecf1d500ad274ab6b
7c4725292a4a54d020fa0e02188ea6a9
ee1f9d09a95800d9d567d46dcaf38354
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224902973325312