Formação continuada de professores de ciências : elaboração de situações-problema
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/142443 |
Resumo: | Neste artigo apresentamos uma experiência didática desenvolvida em um curso de formação continuada de professores da Educação Básica. O objetivo foi fornecer ao professor da área de Ciências da Natureza subsídios teóricos e práticos para o trabalho com a metodologia da Resolução de Problemas. A abordagem está fundamentada em Larry Laudan, John Dewey e Jerome Bruner, de forma a discutir aspectos epistemológicos, pedagógicos e psicológicos da resolução de problemas. Os problemas produzidos pelos professores foram analisados conforme a área a que pertencem os conteúdos desenvolvidos e um conjunto de dicotomias relatadas na literatura. Os resultados obtidos na formação foram o aprofundamento do conhecimento teórico do professor da Educação Básica, a produção de material didático, a reflexão sobre a própria prática profissional e a utilização de metodologias alternativas de ensino. |
id |
UFRGS-2_0b3b31cedfe6478106e3c4f4b1139525 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142443 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Goi, Mara Elisângela JappeSantos, Flávia Maria Teixeira dos2016-06-10T02:09:06Z20162238-7315http://hdl.handle.net/10183/142443000992445Neste artigo apresentamos uma experiência didática desenvolvida em um curso de formação continuada de professores da Educação Básica. O objetivo foi fornecer ao professor da área de Ciências da Natureza subsídios teóricos e práticos para o trabalho com a metodologia da Resolução de Problemas. A abordagem está fundamentada em Larry Laudan, John Dewey e Jerome Bruner, de forma a discutir aspectos epistemológicos, pedagógicos e psicológicos da resolução de problemas. Os problemas produzidos pelos professores foram analisados conforme a área a que pertencem os conteúdos desenvolvidos e um conjunto de dicotomias relatadas na literatura. Os resultados obtidos na formação foram o aprofundamento do conhecimento teórico do professor da Educação Básica, a produção de material didático, a reflexão sobre a própria prática profissional e a utilização de metodologias alternativas de ensino.In this article we present a teacher training experience developed at an in-service training for Basic Education. The purpose was to provide the Science Education teachers with theoretical and practical background to work with Problem-Solving Methodology. The approach is based on the theories presented by Larry Laudan, John Dewey and Jerome Bruner, in order to discuss epistemological, pedagogical and psychological aspects of Problem-Solving. The problems developed by the participant teachers were analyzed according to their respective scientific areas, to the contents developed, as well as a set of dichotomies reported in the literature. The results of the training were the deepening of the theoretical knowledge of Basic Education teachers, the development of teaching material, the reflection on their professional practice, and the use of alternative teaching methodologies.application/pdfporRevista Conexao UEPG. Ponta Grossa. Vol. 12, n. 1 (jan./abr. 2016), 54-67Formação de professoresResolução de problemasLearning scienceScience EducationTeacher TrainingProblem-Solving MethodologyFormação continuada de professores de ciências : elaboração de situações-problemaTeacher education and the development of skills for using the problem solving methodology info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000992445.pdf000992445.pdfTexto completoapplication/pdf556909http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142443/1/000992445.pdf2b71f795f5f75e4ecf1d500ad274ab6bMD51TEXT000992445.pdf.txt000992445.pdf.txtExtracted Texttext/plain61197http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142443/2/000992445.pdf.txt7c4725292a4a54d020fa0e02188ea6a9MD52THUMBNAIL000992445.pdf.jpg000992445.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2011http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142443/3/000992445.pdf.jpgee1f9d09a95800d9d567d46dcaf38354MD5310183/1424432022-09-14 04:53:55.067649oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142443Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-09-14T07:53:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formação continuada de professores de ciências : elaboração de situações-problema |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Teacher education and the development of skills for using the problem solving methodology |
title |
Formação continuada de professores de ciências : elaboração de situações-problema |
spellingShingle |
Formação continuada de professores de ciências : elaboração de situações-problema Goi, Mara Elisângela Jappe Formação de professores Resolução de problemas Learning science Science Education Teacher Training Problem-Solving Methodology |
title_short |
Formação continuada de professores de ciências : elaboração de situações-problema |
title_full |
Formação continuada de professores de ciências : elaboração de situações-problema |
title_fullStr |
Formação continuada de professores de ciências : elaboração de situações-problema |
title_full_unstemmed |
Formação continuada de professores de ciências : elaboração de situações-problema |
title_sort |
Formação continuada de professores de ciências : elaboração de situações-problema |
author |
Goi, Mara Elisângela Jappe |
author_facet |
Goi, Mara Elisângela Jappe Santos, Flávia Maria Teixeira dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Flávia Maria Teixeira dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Goi, Mara Elisângela Jappe Santos, Flávia Maria Teixeira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Resolução de problemas |
topic |
Formação de professores Resolução de problemas Learning science Science Education Teacher Training Problem-Solving Methodology |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Learning science Science Education Teacher Training Problem-Solving Methodology |
description |
Neste artigo apresentamos uma experiência didática desenvolvida em um curso de formação continuada de professores da Educação Básica. O objetivo foi fornecer ao professor da área de Ciências da Natureza subsídios teóricos e práticos para o trabalho com a metodologia da Resolução de Problemas. A abordagem está fundamentada em Larry Laudan, John Dewey e Jerome Bruner, de forma a discutir aspectos epistemológicos, pedagógicos e psicológicos da resolução de problemas. Os problemas produzidos pelos professores foram analisados conforme a área a que pertencem os conteúdos desenvolvidos e um conjunto de dicotomias relatadas na literatura. Os resultados obtidos na formação foram o aprofundamento do conhecimento teórico do professor da Educação Básica, a produção de material didático, a reflexão sobre a própria prática profissional e a utilização de metodologias alternativas de ensino. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-10T02:09:06Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/142443 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2238-7315 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000992445 |
identifier_str_mv |
2238-7315 000992445 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/142443 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Conexao UEPG. Ponta Grossa. Vol. 12, n. 1 (jan./abr. 2016), 54-67 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142443/1/000992445.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142443/2/000992445.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142443/3/000992445.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2b71f795f5f75e4ecf1d500ad274ab6b 7c4725292a4a54d020fa0e02188ea6a9 ee1f9d09a95800d9d567d46dcaf38354 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447616664633344 |