Por uma educação que se movimente como maré e inunde os cotidianos de serviços de saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/89698 |
Resumo: | Propomos refletir sobre práticas de cuidado e de gestão em saúde, entendendo-as como práticas sociais bem datadas. Situando-nos no cruzamento entre as áreas da educação e saúde e, nelas, dos estudos sobre corpo, apontamos práticas de saúde como pedagogias culturais, a partir das quais são prescritos determinados sentidos e condutas, mas, também, por meio das quais são construídos sentidos e fazeres inéditos que deslocam, bifurcam, fazem questionar tais prescrições. Dito de outro modo, entendemos aqui o campo da saúde como um território de ensino (formatações pedagógico-corporais), mas, também, de aprendizagens (experimentação de formas singulares nos fazeres e dizeres em saúde), e o cuidado e a gestão em saúde como uma montagem (corporal) conflituosa entre formas de sujeição e forças de experimentação, a partir das quais as práticas em saúde se tecem. |
id |
UFRGS-2_113747bc4a8f3cf15367a46c975f68ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/89698 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Meyer, Dagmar Elisabeth EstermannFélix, JeaneVasconcelos, Michele de Freitas Faria de2014-03-26T01:51:06Z20131414-3283http://hdl.handle.net/10183/89698000912031Propomos refletir sobre práticas de cuidado e de gestão em saúde, entendendo-as como práticas sociais bem datadas. Situando-nos no cruzamento entre as áreas da educação e saúde e, nelas, dos estudos sobre corpo, apontamos práticas de saúde como pedagogias culturais, a partir das quais são prescritos determinados sentidos e condutas, mas, também, por meio das quais são construídos sentidos e fazeres inéditos que deslocam, bifurcam, fazem questionar tais prescrições. Dito de outro modo, entendemos aqui o campo da saúde como um território de ensino (formatações pedagógico-corporais), mas, também, de aprendizagens (experimentação de formas singulares nos fazeres e dizeres em saúde), e o cuidado e a gestão em saúde como uma montagem (corporal) conflituosa entre formas de sujeição e forças de experimentação, a partir das quais as práticas em saúde se tecem.We proposed to reflect on care and management practices within healthcare, by taking these to be well-dated social practices. Through placing ourselves at the intersection between the fields of education and healthcare, and, within these, in the field of studies on the body, we showed that healthcare practices comprise cultural pedagogies from which certain meanings and behaviors are prescribed, but also through which meanings and new practices that shift, bifurcate and question these prescriptions are constructed. In other words, here we take the field of healthcare to be a territory both for teaching (pedagogical-bodily formatting) and for learning (experimentation of singular ways of doing and saying things regarding healthcare); and we take care and management within healthcare to be an assembly (bodily) of conflicting parts between some forms of subjection and experimentation forces, from which healthcare practices are woven.Proponemos la reflexión sobre prácticas de cuidado y de gestión en salud, entendiéndolas como prácticas sociales ya existentes hace tiempo. Nos situamos en el cruce entre las áreas de la educación y salud y, en ellas, de los estudios sobre el cuerpo, señalamos prácticas de salud como pedagogías culturales a partir de las cuales se prescriben determinados sentidos y conductas, pero también por medio de las cuales se construyen sentidos y acciones inéditos que desplazan, bifurcan y ponen en tela de juicio tales prescripciones. Dicho de otra forma, entendemos aquí el campo de la salud como un territorio de enseñanza (formatos pedagógico-corporales) pero también de aprendizajes (experimentaciones de formas singulares en el hacer y decir de la salud) y el cuidado y la gestión de salud como un montaje (corporal) conflictivo entre formas de sujeción y fuerzas de experimentación a partir de las cuales se tejen las prácticas de salud.application/pdfporInterface (Botucatu) : comunicação, saúde, educação. Vol. 17, n. 47 (out./dez. 2013), p.859-871Educação em saúdeEducação permanenteGestão em saúdeContinuing educationCultural pedagogyHealthcare work processesHealthcare practicesBodyEducación permanentePedagogías culturalesProcesos de trabajo en saludPrácticas de saludCuerpoPor uma educação que se movimente como maré e inunde os cotidianos de serviços de saúdeTowards an education that moves like the tide and floods the everyday routines of healthcare services Por una educación que se mueva como las mareas e inunde los cotidianos de los servicios de salud info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000912031.pdf000912031.pdfTexto completoapplication/pdf79942http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/89698/1/000912031.pdfda3c5b706f5917b5b53a8a1f541d52d0MD51TEXT000912031.pdf.txt000912031.pdf.txtExtracted Texttext/plain53814http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/89698/2/000912031.pdf.txt6199f75486e03df83c7662e2ac3dc1f8MD52THUMBNAIL000912031.pdf.jpg000912031.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1433http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/89698/3/000912031.pdf.jpga8231bc1be7359ed48dccdf7844baf99MD5310183/896982018-10-18 08:57:14.879oai:www.lume.ufrgs.br:10183/89698Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:57:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Por uma educação que se movimente como maré e inunde os cotidianos de serviços de saúde |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Towards an education that moves like the tide and floods the everyday routines of healthcare services |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Por una educación que se mueva como las mareas e inunde los cotidianos de los servicios de salud |
title |
Por uma educação que se movimente como maré e inunde os cotidianos de serviços de saúde |
spellingShingle |
Por uma educação que se movimente como maré e inunde os cotidianos de serviços de saúde Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann Educação em saúde Educação permanente Gestão em saúde Continuing education Cultural pedagogy Healthcare work processes Healthcare practices Body Educación permanente Pedagogías culturales Procesos de trabajo en salud Prácticas de salud Cuerpo |
title_short |
Por uma educação que se movimente como maré e inunde os cotidianos de serviços de saúde |
title_full |
Por uma educação que se movimente como maré e inunde os cotidianos de serviços de saúde |
title_fullStr |
Por uma educação que se movimente como maré e inunde os cotidianos de serviços de saúde |
title_full_unstemmed |
Por uma educação que se movimente como maré e inunde os cotidianos de serviços de saúde |
title_sort |
Por uma educação que se movimente como maré e inunde os cotidianos de serviços de saúde |
author |
Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann |
author_facet |
Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann Félix, Jeane Vasconcelos, Michele de Freitas Faria de |
author_role |
author |
author2 |
Félix, Jeane Vasconcelos, Michele de Freitas Faria de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann Félix, Jeane Vasconcelos, Michele de Freitas Faria de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em saúde Educação permanente Gestão em saúde |
topic |
Educação em saúde Educação permanente Gestão em saúde Continuing education Cultural pedagogy Healthcare work processes Healthcare practices Body Educación permanente Pedagogías culturales Procesos de trabajo en salud Prácticas de salud Cuerpo |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Continuing education Cultural pedagogy Healthcare work processes Healthcare practices Body |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Educación permanente Pedagogías culturales Procesos de trabajo en salud Prácticas de salud Cuerpo |
description |
Propomos refletir sobre práticas de cuidado e de gestão em saúde, entendendo-as como práticas sociais bem datadas. Situando-nos no cruzamento entre as áreas da educação e saúde e, nelas, dos estudos sobre corpo, apontamos práticas de saúde como pedagogias culturais, a partir das quais são prescritos determinados sentidos e condutas, mas, também, por meio das quais são construídos sentidos e fazeres inéditos que deslocam, bifurcam, fazem questionar tais prescrições. Dito de outro modo, entendemos aqui o campo da saúde como um território de ensino (formatações pedagógico-corporais), mas, também, de aprendizagens (experimentação de formas singulares nos fazeres e dizeres em saúde), e o cuidado e a gestão em saúde como uma montagem (corporal) conflituosa entre formas de sujeição e forças de experimentação, a partir das quais as práticas em saúde se tecem. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-03-26T01:51:06Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/89698 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1414-3283 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000912031 |
identifier_str_mv |
1414-3283 000912031 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/89698 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Interface (Botucatu) : comunicação, saúde, educação. Vol. 17, n. 47 (out./dez. 2013), p.859-871 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/89698/1/000912031.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/89698/2/000912031.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/89698/3/000912031.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
da3c5b706f5917b5b53a8a1f541d52d0 6199f75486e03df83c7662e2ac3dc1f8 a8231bc1be7359ed48dccdf7844baf99 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224828857876480 |