A "Lu" do Magalu : influenciadora virtual como estratégia de marketing de relacionamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezes, Gabriela Moraes Freitas
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/259231
Resumo: A presente monografia consiste no estudo, na análise e no aprofundamento das evoluções do marketing, do marketing de relacionamento, das relações públicas e disserta sobre a humanização das marcas em um contexto digitalizado e tecnológico. Utilizamos o case da personagem Lu dentro do cenário Magazine Luiza e apresentamos os seus posicionamentos e propósitos como empresa familiar e inovadora. Para Kotler (1998), uma marca precisa ser cuidadosamente administrada para não depreciar o seu valor patrimonial. Isto exige a manutenção ou melhoria da consciência da marca, sua qualidade e funcionalidade percebidas; suas ações positivas, e assim por diante. Em toda a sua história, o Magalu deu muito valor à sua imagem, às suas conquistas, aos seus colaboradores e clientes. Superaram adversidades e se anteciparam há muitas das mudanças tecnológicas, mantendo-se fiel aos seus valores inegociáveis. Conseguiram dessa forma, transformar uma modesta loja em Franca, no interior de São Paulo em uma gigante do varejo brasileiro. Nosso objetivo geral foi de analisar as estratégias de como o Magazine Luiza humaniza as relações no decorrer de sua evolução como marca e negócio, tornando-se uma potência varejista com o foco no cliente. A partir de um levantamento bibliográfico, documental, exploratório e um estudo de caso com foco no Magalu e nos posicionamentos da personagem digital Lu. A influenciadora digital virtual Lu incorporou a personalidade da varejista e é uma estratégia consolidada de marketing de relacionamento. Assumiu os canais digitais da marca, as redes sociais, já recebeu diversos prêmios pelo mundo, se posiciona a respeito de questões importantes e com todo o seu carisma conquista fãs por onde passa. A personagem é virtual, mas para sua audiência possui coração e cérebro.
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