Educação física e a rede de saúde pública : dilemas, possibilidades e desafios entre a formação e a intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Márcia Fernanda de Mello
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Moraes, Marielly de, Andrade, Sabrina Chapuis de, Rocha, Cristianne Maria Famer
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/110253
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar as atividades realizadas pelos profissionais de Educação Física (PEF) nos serviços da rede pública de saúde. Metodologia: utilizou-se a técnica de Grupo Focal com a participação de onze PEF. Resultados: verificou-se que os PEF, a partir do vivido por estes profissionais, ingressam nos serviços de saúde sem conhecerem previamente a área de atuação, que não reconhecem as ferramentas que a graduação lhes ofereceu para o trabalho e acreditam que o cotidiano do trabalho ou formação pós-graduada foram as estratégias que lhes deram competências para o trabalho no SUS. Considerações: A pesquisa identificou que há uma lacuna entre a formação do PEF e a realidade da prática profissional que atenda às diretrizes e necessidades do SUS. A formação deve superar o modelo hegemônico biológico, centrado puramente da técnica, propondo uma reflexão crítica da realidade e uma nova concepção de saúde, sociedade e de sujeito.
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