Educação física e a rede de saúde pública : dilemas, possibilidades e desafios entre a formação e a intervenção
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/110253 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar as atividades realizadas pelos profissionais de Educação Física (PEF) nos serviços da rede pública de saúde. Metodologia: utilizou-se a técnica de Grupo Focal com a participação de onze PEF. Resultados: verificou-se que os PEF, a partir do vivido por estes profissionais, ingressam nos serviços de saúde sem conhecerem previamente a área de atuação, que não reconhecem as ferramentas que a graduação lhes ofereceu para o trabalho e acreditam que o cotidiano do trabalho ou formação pós-graduada foram as estratégias que lhes deram competências para o trabalho no SUS. Considerações: A pesquisa identificou que há uma lacuna entre a formação do PEF e a realidade da prática profissional que atenda às diretrizes e necessidades do SUS. A formação deve superar o modelo hegemônico biológico, centrado puramente da técnica, propondo uma reflexão crítica da realidade e uma nova concepção de saúde, sociedade e de sujeito. |
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Mendes, Márcia Fernanda de MelloMoraes, Marielly deAndrade, Sabrina Chapuis deRocha, Cristianne Maria Famer2015-02-20T02:20:47Z20120103-4111http://hdl.handle.net/10183/110253000948961O objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar as atividades realizadas pelos profissionais de Educação Física (PEF) nos serviços da rede pública de saúde. Metodologia: utilizou-se a técnica de Grupo Focal com a participação de onze PEF. Resultados: verificou-se que os PEF, a partir do vivido por estes profissionais, ingressam nos serviços de saúde sem conhecerem previamente a área de atuação, que não reconhecem as ferramentas que a graduação lhes ofereceu para o trabalho e acreditam que o cotidiano do trabalho ou formação pós-graduada foram as estratégias que lhes deram competências para o trabalho no SUS. Considerações: A pesquisa identificou que há uma lacuna entre a formação do PEF e a realidade da prática profissional que atenda às diretrizes e necessidades do SUS. A formação deve superar o modelo hegemônico biológico, centrado puramente da técnica, propondo uma reflexão crítica da realidade e uma nova concepção de saúde, sociedade e de sujeito.The aim of this research was to identify and analyze the activities performed by physical education professionals (PEF) in the public health services. Methodology: the focus group technique as used, with the participation on eleven PEF. Results: the PEF enroll in health services without knowledge of the area, they do not recognize the tools that offered them for graduate work and believe that the daily work or training postgraduate were the strategies that gave them the ability to work in the SUS. Considerations: the research identified that there is a gap between the formation of the PEF and the reality of professional practice that meets the guidelines and requirements of the SUS. Training must overcome the hegemonic biological model focuses purely technical, propounding a reflection of reality and a new conception of health, society and subject.El objetivo de esta investigación fue identificar y analizar las actividades realizadas por los profesionales de Educación Física (PEF) en el campo de la Salud Pública e investigar como la formación influencia en su práctica profesional. Metodología: se utilizó la técnica de Grupo Focal con la participación de once profesionales de Educación Física vinculados a la red pública de salud. Resultados: emergieron dos categorías: una dice respeto a la formación profesional y la otra a la inserción de los PEF en el campo de la Salud Pública. Consideraciones: La pesquisa identifico que existe un hueco entre la formación del PEF y a la realidad de la practica profesional que atienda a las directrices y a las necesidades del SUS. La formación debe superar el modelo hegemónico biológico, centrado puramente de la técnica, proponiendo al alumno una reflexión crítica de la realidad social y una nueva concepción de salud, sociedad y de sujeto.application/pdfporMotrivivencia. Florianópolis. Vol. 26, n. 43, (dez. 2014), p. 133-149Educação físicaAtenção à saúdeCompetência profissionalSaúde públicaPhysical educationHealth careProfessional competenceAtención a la saludCualificación profesionalEducação física e a rede de saúde pública : dilemas, possibilidades e desafios entre a formação e a intervençãoPhysical education and the public health care system : dilemmas, possibilities and challenges between the formation and the interventionEducación física y la red de salud pública : dilemas, posibilidades y desafíos Entre la formación y la intervencióninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000948961.pdf000948961.pdfTexto completoapplication/pdf255243http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110253/1/000948961.pdf7e34f123dcc79eafcfc00dd9730658faMD51TEXT000948961.pdf.txt000948961.pdf.txtExtracted Texttext/plain47207http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110253/2/000948961.pdf.txt547e896ffda99894be1e98c36f241d01MD52THUMBNAIL000948961.pdf.jpg000948961.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1649http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110253/3/000948961.pdf.jpgb7897b2d333387c3951391e524b02f85MD5310183/1102532018-10-23 09:21:28.903oai:www.lume.ufrgs.br:10183/110253Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:21:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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