O lugar do aluno com deficiência na escola integral contemporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/88107 |
Resumo: | Esta é uma pesquisa referente à educação integral, implementada através do Programa Mais Educação e a inclusão escolar, realizada no município de Viamão/RS, com pais de alunos com deficiência matriculados no ensino regular de uma escola pública, que frequentam o Programa Mais Educação. Ela tem como objetivo analisar os efeitos do Programa Mais Educação junto aos alunos com deficiência, sob a ótica dos pais. A realização desse estudo, caracterizado como um estudo de caso, foi feito através de entrevistas. Após análise das entrevistas, conclui-se que a Inclusão de alunos no turno integral possibilita inúmeras reflexões acerca dos currículos e das práticas pedagógicas e que o trabalho apresenta relevância por levantar questões atuais e necessárias para as famílias, professores a para as pessoas deficientes. |
id |
UFRGS-2_13a46f270cc5618d593e6c4c00291f09 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88107 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Cunha, Cristiane Alves daHickmann, Roseli Inês2014-03-01T01:54:46Z2013http://hdl.handle.net/10183/88107000910392Esta é uma pesquisa referente à educação integral, implementada através do Programa Mais Educação e a inclusão escolar, realizada no município de Viamão/RS, com pais de alunos com deficiência matriculados no ensino regular de uma escola pública, que frequentam o Programa Mais Educação. Ela tem como objetivo analisar os efeitos do Programa Mais Educação junto aos alunos com deficiência, sob a ótica dos pais. A realização desse estudo, caracterizado como um estudo de caso, foi feito através de entrevistas. Após análise das entrevistas, conclui-se que a Inclusão de alunos no turno integral possibilita inúmeras reflexões acerca dos currículos e das práticas pedagógicas e que o trabalho apresenta relevância por levantar questões atuais e necessárias para as famílias, professores a para as pessoas deficientes.application/pdfporEducação integralPrograma Mais Educação.Educação inclusivaO lugar do aluno com deficiência na escola integral contemporâneainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Educação Integral Integradainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000910392.pdf000910392.pdfTexto completoapplication/pdf221052http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88107/1/000910392.pdf53a3e7676e5ac7b9a62a39275e0edfb1MD51TEXT000910392.pdf.txt000910392.pdf.txtExtracted Texttext/plain26059http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88107/2/000910392.pdf.txt045f1ee9affe772bbaeb4ab8e8950806MD52THUMBNAIL000910392.pdf.jpg000910392.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1510http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88107/3/000910392.pdf.jpgd9ebf7701028d3bb5734b9f21bd2fd36MD5310183/881072018-10-18 08:12:07.197oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88107Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:12:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O lugar do aluno com deficiência na escola integral contemporânea |
title |
O lugar do aluno com deficiência na escola integral contemporânea |
spellingShingle |
O lugar do aluno com deficiência na escola integral contemporânea Cunha, Cristiane Alves da Educação integral Programa Mais Educação. Educação inclusiva |
title_short |
O lugar do aluno com deficiência na escola integral contemporânea |
title_full |
O lugar do aluno com deficiência na escola integral contemporânea |
title_fullStr |
O lugar do aluno com deficiência na escola integral contemporânea |
title_full_unstemmed |
O lugar do aluno com deficiência na escola integral contemporânea |
title_sort |
O lugar do aluno com deficiência na escola integral contemporânea |
author |
Cunha, Cristiane Alves da |
author_facet |
Cunha, Cristiane Alves da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Cristiane Alves da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hickmann, Roseli Inês |
contributor_str_mv |
Hickmann, Roseli Inês |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação integral Programa Mais Educação. Educação inclusiva |
topic |
Educação integral Programa Mais Educação. Educação inclusiva |
description |
Esta é uma pesquisa referente à educação integral, implementada através do Programa Mais Educação e a inclusão escolar, realizada no município de Viamão/RS, com pais de alunos com deficiência matriculados no ensino regular de uma escola pública, que frequentam o Programa Mais Educação. Ela tem como objetivo analisar os efeitos do Programa Mais Educação junto aos alunos com deficiência, sob a ótica dos pais. A realização desse estudo, caracterizado como um estudo de caso, foi feito através de entrevistas. Após análise das entrevistas, conclui-se que a Inclusão de alunos no turno integral possibilita inúmeras reflexões acerca dos currículos e das práticas pedagógicas e que o trabalho apresenta relevância por levantar questões atuais e necessárias para as famílias, professores a para as pessoas deficientes. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-03-01T01:54:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/88107 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000910392 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/88107 |
identifier_str_mv |
000910392 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88107/1/000910392.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88107/2/000910392.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88107/3/000910392.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
53a3e7676e5ac7b9a62a39275e0edfb1 045f1ee9affe772bbaeb4ab8e8950806 d9ebf7701028d3bb5734b9f21bd2fd36 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447121759830016 |