O lugar do aluno com deficiência na escola integral contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Cristiane Alves da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88107
Resumo: Esta é uma pesquisa referente à educação integral, implementada através do Programa Mais Educação e a inclusão escolar, realizada no município de Viamão/RS, com pais de alunos com deficiência matriculados no ensino regular de uma escola pública, que frequentam o Programa Mais Educação. Ela tem como objetivo analisar os efeitos do Programa Mais Educação junto aos alunos com deficiência, sob a ótica dos pais. A realização desse estudo, caracterizado como um estudo de caso, foi feito através de entrevistas. Após análise das entrevistas, conclui-se que a Inclusão de alunos no turno integral possibilita inúmeras reflexões acerca dos currículos e das práticas pedagógicas e que o trabalho apresenta relevância por levantar questões atuais e necessárias para as famílias, professores a para as pessoas deficientes.
id UFRGS-2_13a46f270cc5618d593e6c4c00291f09
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88107
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cunha, Cristiane Alves daHickmann, Roseli Inês2014-03-01T01:54:46Z2013http://hdl.handle.net/10183/88107000910392Esta é uma pesquisa referente à educação integral, implementada através do Programa Mais Educação e a inclusão escolar, realizada no município de Viamão/RS, com pais de alunos com deficiência matriculados no ensino regular de uma escola pública, que frequentam o Programa Mais Educação. Ela tem como objetivo analisar os efeitos do Programa Mais Educação junto aos alunos com deficiência, sob a ótica dos pais. A realização desse estudo, caracterizado como um estudo de caso, foi feito através de entrevistas. Após análise das entrevistas, conclui-se que a Inclusão de alunos no turno integral possibilita inúmeras reflexões acerca dos currículos e das práticas pedagógicas e que o trabalho apresenta relevância por levantar questões atuais e necessárias para as famílias, professores a para as pessoas deficientes.application/pdfporEducação integralPrograma Mais Educação.Educação inclusivaO lugar do aluno com deficiência na escola integral contemporâneainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Educação Integral Integradainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000910392.pdf000910392.pdfTexto completoapplication/pdf221052http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88107/1/000910392.pdf53a3e7676e5ac7b9a62a39275e0edfb1MD51TEXT000910392.pdf.txt000910392.pdf.txtExtracted Texttext/plain26059http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88107/2/000910392.pdf.txt045f1ee9affe772bbaeb4ab8e8950806MD52THUMBNAIL000910392.pdf.jpg000910392.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1510http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88107/3/000910392.pdf.jpgd9ebf7701028d3bb5734b9f21bd2fd36MD5310183/881072018-10-18 08:12:07.197oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88107Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:12:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O lugar do aluno com deficiência na escola integral contemporânea
title O lugar do aluno com deficiência na escola integral contemporânea
spellingShingle O lugar do aluno com deficiência na escola integral contemporânea
Cunha, Cristiane Alves da
Educação integral
Programa Mais Educação.
Educação inclusiva
title_short O lugar do aluno com deficiência na escola integral contemporânea
title_full O lugar do aluno com deficiência na escola integral contemporânea
title_fullStr O lugar do aluno com deficiência na escola integral contemporânea
title_full_unstemmed O lugar do aluno com deficiência na escola integral contemporânea
title_sort O lugar do aluno com deficiência na escola integral contemporânea
author Cunha, Cristiane Alves da
author_facet Cunha, Cristiane Alves da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Cristiane Alves da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hickmann, Roseli Inês
contributor_str_mv Hickmann, Roseli Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Educação integral
Programa Mais Educação.
Educação inclusiva
topic Educação integral
Programa Mais Educação.
Educação inclusiva
description Esta é uma pesquisa referente à educação integral, implementada através do Programa Mais Educação e a inclusão escolar, realizada no município de Viamão/RS, com pais de alunos com deficiência matriculados no ensino regular de uma escola pública, que frequentam o Programa Mais Educação. Ela tem como objetivo analisar os efeitos do Programa Mais Educação junto aos alunos com deficiência, sob a ótica dos pais. A realização desse estudo, caracterizado como um estudo de caso, foi feito através de entrevistas. Após análise das entrevistas, conclui-se que a Inclusão de alunos no turno integral possibilita inúmeras reflexões acerca dos currículos e das práticas pedagógicas e que o trabalho apresenta relevância por levantar questões atuais e necessárias para as famílias, professores a para as pessoas deficientes.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-01T01:54:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/88107
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000910392
url http://hdl.handle.net/10183/88107
identifier_str_mv 000910392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88107/1/000910392.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88107/2/000910392.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88107/3/000910392.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 53a3e7676e5ac7b9a62a39275e0edfb1
045f1ee9affe772bbaeb4ab8e8950806
d9ebf7701028d3bb5734b9f21bd2fd36
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447121759830016