Inclusão escolar de alunos com baixa visão utilizando as tecnologias de informação e comunicação (TIC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales, Adriana Jaqueline
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95902
Resumo: Este trabalho busca descrever os desafios da inclusão dos indivíduos com deficiência visual. Diz respeito à inclusão desses alunos na escola e na sociedade através da utilização das novas tecnologias. Enfocando em especial a observação de como as TIC contribuem no processo educativo de dois alunos com baixa visão em uma escola de Caxias do Sul. Concluindo-se que a obrigatoriedade da inclusão dos alunos com necessidades especiais em classes regulares exige que o professor e a escola se organizem de forma a oferecer possibilidades objetivas de aprendizagem a todos os alunos, especialmente àqueles com deficiências adaptando e utilizando as TIC e as tecnologias assistivas com a finalidade de proporcionar ao aluno deficiente visual uma aprendizagem significativa, uma maior independência e autonomia.
id UFRGS-2_13c05f6b7d5ec7f1228dcd23e28f7509
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95902
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sales, Adriana JaquelinePasserino, Liliana Maria2014-06-03T02:03:27Z2012http://hdl.handle.net/10183/95902000911594Este trabalho busca descrever os desafios da inclusão dos indivíduos com deficiência visual. Diz respeito à inclusão desses alunos na escola e na sociedade através da utilização das novas tecnologias. Enfocando em especial a observação de como as TIC contribuem no processo educativo de dois alunos com baixa visão em uma escola de Caxias do Sul. Concluindo-se que a obrigatoriedade da inclusão dos alunos com necessidades especiais em classes regulares exige que o professor e a escola se organizem de forma a oferecer possibilidades objetivas de aprendizagem a todos os alunos, especialmente àqueles com deficiências adaptando e utilizando as TIC e as tecnologias assistivas com a finalidade de proporcionar ao aluno deficiente visual uma aprendizagem significativa, uma maior independência e autonomia.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Inclusão socialDeficiente da visãoInclusão escolar de alunos com baixa visão utilizando as tecnologias de informação e comunicação (TIC)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911594.pdf000911594.pdfTexto completoapplication/pdf5922120http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95902/1/000911594.pdfa929288c3d481ccc798c042aa8e63a3fMD51TEXT000911594.pdf.txt000911594.pdf.txtExtracted Texttext/plain104984http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95902/2/000911594.pdf.txt12ead62ff04decbd63e877e0e42faf32MD52THUMBNAIL000911594.pdf.jpg000911594.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1171http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95902/3/000911594.pdf.jpgc0909cf153b2ee01663141e6a8465ec7MD5310183/959022018-10-16 07:56:26.788oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95902Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T10:56:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inclusão escolar de alunos com baixa visão utilizando as tecnologias de informação e comunicação (TIC)
title Inclusão escolar de alunos com baixa visão utilizando as tecnologias de informação e comunicação (TIC)
spellingShingle Inclusão escolar de alunos com baixa visão utilizando as tecnologias de informação e comunicação (TIC)
Sales, Adriana Jaqueline
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Inclusão social
Deficiente da visão
title_short Inclusão escolar de alunos com baixa visão utilizando as tecnologias de informação e comunicação (TIC)
title_full Inclusão escolar de alunos com baixa visão utilizando as tecnologias de informação e comunicação (TIC)
title_fullStr Inclusão escolar de alunos com baixa visão utilizando as tecnologias de informação e comunicação (TIC)
title_full_unstemmed Inclusão escolar de alunos com baixa visão utilizando as tecnologias de informação e comunicação (TIC)
title_sort Inclusão escolar de alunos com baixa visão utilizando as tecnologias de informação e comunicação (TIC)
author Sales, Adriana Jaqueline
author_facet Sales, Adriana Jaqueline
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sales, Adriana Jaqueline
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Passerino, Liliana Maria
contributor_str_mv Passerino, Liliana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Inclusão social
Deficiente da visão
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Inclusão social
Deficiente da visão
description Este trabalho busca descrever os desafios da inclusão dos indivíduos com deficiência visual. Diz respeito à inclusão desses alunos na escola e na sociedade através da utilização das novas tecnologias. Enfocando em especial a observação de como as TIC contribuem no processo educativo de dois alunos com baixa visão em uma escola de Caxias do Sul. Concluindo-se que a obrigatoriedade da inclusão dos alunos com necessidades especiais em classes regulares exige que o professor e a escola se organizem de forma a oferecer possibilidades objetivas de aprendizagem a todos os alunos, especialmente àqueles com deficiências adaptando e utilizando as TIC e as tecnologias assistivas com a finalidade de proporcionar ao aluno deficiente visual uma aprendizagem significativa, uma maior independência e autonomia.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-03T02:03:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95902
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000911594
url http://hdl.handle.net/10183/95902
identifier_str_mv 000911594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95902/1/000911594.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95902/2/000911594.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95902/3/000911594.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a929288c3d481ccc798c042aa8e63a3f
12ead62ff04decbd63e877e0e42faf32
c0909cf153b2ee01663141e6a8465ec7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447127083450368