Inclusão escolar de alunos com baixa visão utilizando as tecnologias de informação e comunicação (TIC)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/95902 |
Resumo: | Este trabalho busca descrever os desafios da inclusão dos indivíduos com deficiência visual. Diz respeito à inclusão desses alunos na escola e na sociedade através da utilização das novas tecnologias. Enfocando em especial a observação de como as TIC contribuem no processo educativo de dois alunos com baixa visão em uma escola de Caxias do Sul. Concluindo-se que a obrigatoriedade da inclusão dos alunos com necessidades especiais em classes regulares exige que o professor e a escola se organizem de forma a oferecer possibilidades objetivas de aprendizagem a todos os alunos, especialmente àqueles com deficiências adaptando e utilizando as TIC e as tecnologias assistivas com a finalidade de proporcionar ao aluno deficiente visual uma aprendizagem significativa, uma maior independência e autonomia. |
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Sales, Adriana JaquelinePasserino, Liliana Maria2014-06-03T02:03:27Z2012http://hdl.handle.net/10183/95902000911594Este trabalho busca descrever os desafios da inclusão dos indivíduos com deficiência visual. Diz respeito à inclusão desses alunos na escola e na sociedade através da utilização das novas tecnologias. Enfocando em especial a observação de como as TIC contribuem no processo educativo de dois alunos com baixa visão em uma escola de Caxias do Sul. Concluindo-se que a obrigatoriedade da inclusão dos alunos com necessidades especiais em classes regulares exige que o professor e a escola se organizem de forma a oferecer possibilidades objetivas de aprendizagem a todos os alunos, especialmente àqueles com deficiências adaptando e utilizando as TIC e as tecnologias assistivas com a finalidade de proporcionar ao aluno deficiente visual uma aprendizagem significativa, uma maior independência e autonomia.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Inclusão socialDeficiente da visãoInclusão escolar de alunos com baixa visão utilizando as tecnologias de informação e comunicação (TIC)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911594.pdf000911594.pdfTexto completoapplication/pdf5922120http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95902/1/000911594.pdfa929288c3d481ccc798c042aa8e63a3fMD51TEXT000911594.pdf.txt000911594.pdf.txtExtracted Texttext/plain104984http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95902/2/000911594.pdf.txt12ead62ff04decbd63e877e0e42faf32MD52THUMBNAIL000911594.pdf.jpg000911594.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1171http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95902/3/000911594.pdf.jpgc0909cf153b2ee01663141e6a8465ec7MD5310183/959022018-10-16 07:56:26.788oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95902Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T10:56:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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