TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM BAIXA VISÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira Costa, Grasielly
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Carvalho Rosa, Adriana, Cristina da Silva, Michele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/643
Resumo: Com a globalização o número de informações, tecnologias, métodos e, sobretudo inovações têm ganhado cada vez mais os espaços educacionais, desse modo as TIC tem função preponderante nesse processo de transformação na educação, especialmente no que se refere a alunos com baixa visão. Assim, objetivou-se verificar a contribuição das TIC no processo de ensino e aprendizagem de alunos das escolas públicas na cidade de Itumbiara-GO, diagnosticados com baixa visão. Trata-se de uma pesquisa de campo, de caráter descritivo e análise quantitativa, a qual foi realizada com docentes de escolas públicas do Ensino regular do município de Itumbiara-GO que possuem alunos com baixa visão. Observou-se que a maioria dos docentes conhece e considera importante o uso das TIC na sala de aula, mas a minoria usa. A maioria dos professores usa materiais ampliados para alunos e possuem conhecimento sobre fonte e tamanho de letra, e afirma que não existem muitas barreiras para a inclusão e considera sua escola inclusiva. A pesquisa mostra a importância em os professores desenvolverem metodologias de ensino que mobilizem os alunos com baixa visão a participarem das aulas com maior entusiasmo, de modo que o conhecimento seja igualitário, servindo de subsídio para a construção do conhecimento científico.
id URI-5_6786bfa368eba14ce56f0964a30a18c6
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/643
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM BAIXA VISÃOInclusão; Ensino; Tecnologias de Informação e Comunicação; Baixa visão.Com a globalização o número de informações, tecnologias, métodos e, sobretudo inovações têm ganhado cada vez mais os espaços educacionais, desse modo as TIC tem função preponderante nesse processo de transformação na educação, especialmente no que se refere a alunos com baixa visão. Assim, objetivou-se verificar a contribuição das TIC no processo de ensino e aprendizagem de alunos das escolas públicas na cidade de Itumbiara-GO, diagnosticados com baixa visão. Trata-se de uma pesquisa de campo, de caráter descritivo e análise quantitativa, a qual foi realizada com docentes de escolas públicas do Ensino regular do município de Itumbiara-GO que possuem alunos com baixa visão. Observou-se que a maioria dos docentes conhece e considera importante o uso das TIC na sala de aula, mas a minoria usa. A maioria dos professores usa materiais ampliados para alunos e possuem conhecimento sobre fonte e tamanho de letra, e afirma que não existem muitas barreiras para a inclusão e considera sua escola inclusiva. A pesquisa mostra a importância em os professores desenvolverem metodologias de ensino que mobilizem os alunos com baixa visão a participarem das aulas com maior entusiasmo, de modo que o conhecimento seja igualitário, servindo de subsídio para a construção do conhecimento científico.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/64310.31512/encitec.v13i1.643Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 1 (2023); 197-2152237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/643/563Copyright (c) 2023 GRASIELLY PEREIRA COSTA, Adriana Carvalho Rosa, Michele Cristina da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira Costa, GrasiellyCarvalho Rosa, AdrianaCristina da Silva, Michele2023-04-28T21:24:29Zoai:ojs2.san.uri.br:article/643Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-04-28T21:24:29Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM BAIXA VISÃO
title TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM BAIXA VISÃO
spellingShingle TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM BAIXA VISÃO
Pereira Costa, Grasielly
Inclusão; Ensino; Tecnologias de Informação e Comunicação; Baixa visão.
title_short TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM BAIXA VISÃO
title_full TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM BAIXA VISÃO
title_fullStr TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM BAIXA VISÃO
title_full_unstemmed TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM BAIXA VISÃO
title_sort TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM BAIXA VISÃO
author Pereira Costa, Grasielly
author_facet Pereira Costa, Grasielly
Carvalho Rosa, Adriana
Cristina da Silva, Michele
author_role author
author2 Carvalho Rosa, Adriana
Cristina da Silva, Michele
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira Costa, Grasielly
Carvalho Rosa, Adriana
Cristina da Silva, Michele
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão; Ensino; Tecnologias de Informação e Comunicação; Baixa visão.
topic Inclusão; Ensino; Tecnologias de Informação e Comunicação; Baixa visão.
description Com a globalização o número de informações, tecnologias, métodos e, sobretudo inovações têm ganhado cada vez mais os espaços educacionais, desse modo as TIC tem função preponderante nesse processo de transformação na educação, especialmente no que se refere a alunos com baixa visão. Assim, objetivou-se verificar a contribuição das TIC no processo de ensino e aprendizagem de alunos das escolas públicas na cidade de Itumbiara-GO, diagnosticados com baixa visão. Trata-se de uma pesquisa de campo, de caráter descritivo e análise quantitativa, a qual foi realizada com docentes de escolas públicas do Ensino regular do município de Itumbiara-GO que possuem alunos com baixa visão. Observou-se que a maioria dos docentes conhece e considera importante o uso das TIC na sala de aula, mas a minoria usa. A maioria dos professores usa materiais ampliados para alunos e possuem conhecimento sobre fonte e tamanho de letra, e afirma que não existem muitas barreiras para a inclusão e considera sua escola inclusiva. A pesquisa mostra a importância em os professores desenvolverem metodologias de ensino que mobilizem os alunos com baixa visão a participarem das aulas com maior entusiasmo, de modo que o conhecimento seja igualitário, servindo de subsídio para a construção do conhecimento científico.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/643
10.31512/encitec.v13i1.643
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/643
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v13i1.643
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/643/563
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 GRASIELLY PEREIRA COSTA, Adriana Carvalho Rosa, Michele Cristina da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 GRASIELLY PEREIRA COSTA, Adriana Carvalho Rosa, Michele Cristina da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 1 (2023); 197-215
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333129744384