TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM BAIXA VISÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/643 |
Resumo: | Com a globalização o número de informações, tecnologias, métodos e, sobretudo inovações têm ganhado cada vez mais os espaços educacionais, desse modo as TIC tem função preponderante nesse processo de transformação na educação, especialmente no que se refere a alunos com baixa visão. Assim, objetivou-se verificar a contribuição das TIC no processo de ensino e aprendizagem de alunos das escolas públicas na cidade de Itumbiara-GO, diagnosticados com baixa visão. Trata-se de uma pesquisa de campo, de caráter descritivo e análise quantitativa, a qual foi realizada com docentes de escolas públicas do Ensino regular do município de Itumbiara-GO que possuem alunos com baixa visão. Observou-se que a maioria dos docentes conhece e considera importante o uso das TIC na sala de aula, mas a minoria usa. A maioria dos professores usa materiais ampliados para alunos e possuem conhecimento sobre fonte e tamanho de letra, e afirma que não existem muitas barreiras para a inclusão e considera sua escola inclusiva. A pesquisa mostra a importância em os professores desenvolverem metodologias de ensino que mobilizem os alunos com baixa visão a participarem das aulas com maior entusiasmo, de modo que o conhecimento seja igualitário, servindo de subsídio para a construção do conhecimento científico. |
id |
URI-5_6786bfa368eba14ce56f0964a30a18c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/643 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM BAIXA VISÃOInclusão; Ensino; Tecnologias de Informação e Comunicação; Baixa visão.Com a globalização o número de informações, tecnologias, métodos e, sobretudo inovações têm ganhado cada vez mais os espaços educacionais, desse modo as TIC tem função preponderante nesse processo de transformação na educação, especialmente no que se refere a alunos com baixa visão. Assim, objetivou-se verificar a contribuição das TIC no processo de ensino e aprendizagem de alunos das escolas públicas na cidade de Itumbiara-GO, diagnosticados com baixa visão. Trata-se de uma pesquisa de campo, de caráter descritivo e análise quantitativa, a qual foi realizada com docentes de escolas públicas do Ensino regular do município de Itumbiara-GO que possuem alunos com baixa visão. Observou-se que a maioria dos docentes conhece e considera importante o uso das TIC na sala de aula, mas a minoria usa. A maioria dos professores usa materiais ampliados para alunos e possuem conhecimento sobre fonte e tamanho de letra, e afirma que não existem muitas barreiras para a inclusão e considera sua escola inclusiva. A pesquisa mostra a importância em os professores desenvolverem metodologias de ensino que mobilizem os alunos com baixa visão a participarem das aulas com maior entusiasmo, de modo que o conhecimento seja igualitário, servindo de subsídio para a construção do conhecimento científico.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/64310.31512/encitec.v13i1.643Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 1 (2023); 197-2152237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/643/563Copyright (c) 2023 GRASIELLY PEREIRA COSTA, Adriana Carvalho Rosa, Michele Cristina da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira Costa, GrasiellyCarvalho Rosa, AdrianaCristina da Silva, Michele2023-04-28T21:24:29Zoai:ojs2.san.uri.br:article/643Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-04-28T21:24:29Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM BAIXA VISÃO |
title |
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM BAIXA VISÃO |
spellingShingle |
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM BAIXA VISÃO Pereira Costa, Grasielly Inclusão; Ensino; Tecnologias de Informação e Comunicação; Baixa visão. |
title_short |
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM BAIXA VISÃO |
title_full |
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM BAIXA VISÃO |
title_fullStr |
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM BAIXA VISÃO |
title_full_unstemmed |
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM BAIXA VISÃO |
title_sort |
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM BAIXA VISÃO |
author |
Pereira Costa, Grasielly |
author_facet |
Pereira Costa, Grasielly Carvalho Rosa, Adriana Cristina da Silva, Michele |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho Rosa, Adriana Cristina da Silva, Michele |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira Costa, Grasielly Carvalho Rosa, Adriana Cristina da Silva, Michele |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão; Ensino; Tecnologias de Informação e Comunicação; Baixa visão. |
topic |
Inclusão; Ensino; Tecnologias de Informação e Comunicação; Baixa visão. |
description |
Com a globalização o número de informações, tecnologias, métodos e, sobretudo inovações têm ganhado cada vez mais os espaços educacionais, desse modo as TIC tem função preponderante nesse processo de transformação na educação, especialmente no que se refere a alunos com baixa visão. Assim, objetivou-se verificar a contribuição das TIC no processo de ensino e aprendizagem de alunos das escolas públicas na cidade de Itumbiara-GO, diagnosticados com baixa visão. Trata-se de uma pesquisa de campo, de caráter descritivo e análise quantitativa, a qual foi realizada com docentes de escolas públicas do Ensino regular do município de Itumbiara-GO que possuem alunos com baixa visão. Observou-se que a maioria dos docentes conhece e considera importante o uso das TIC na sala de aula, mas a minoria usa. A maioria dos professores usa materiais ampliados para alunos e possuem conhecimento sobre fonte e tamanho de letra, e afirma que não existem muitas barreiras para a inclusão e considera sua escola inclusiva. A pesquisa mostra a importância em os professores desenvolverem metodologias de ensino que mobilizem os alunos com baixa visão a participarem das aulas com maior entusiasmo, de modo que o conhecimento seja igualitário, servindo de subsídio para a construção do conhecimento científico. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/643 10.31512/encitec.v13i1.643 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/643 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v13i1.643 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/643/563 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 GRASIELLY PEREIRA COSTA, Adriana Carvalho Rosa, Michele Cristina da Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 GRASIELLY PEREIRA COSTA, Adriana Carvalho Rosa, Michele Cristina da Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 1 (2023); 197-215 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333129744384 |